Trailers: Condução e Manutenção
- Este tópico contém 67 respostas, 21 vozes e foi atualizado pela última vez 9 anos, 2 meses atrás por GustavoN.
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27 de agosto de 2013 às 23:00 #50174Carlo PeccaParticipante
Rodrigo RJ Bem vindo ao forum e na reforma pode contar com nossa ajuda. Vc mora no Rio, aonde? Sou do Flamengo, blz?
29 de agosto de 2013 às 15:22 #50175Robson PachecoParticipanteBoa tarde, me chamo Robson e estou em Minas Gerais. Estou precisando refazer uma parede de um trailer, mas não sei que madeira “sarrafo” utilizar para a substituição. Alguém poderia me ajudar? Obrigado.
4 de setembro de 2013 às 13:34 #50200Carlo PeccaParticipanteRobson No meu trailer utilizei compensado naval com tratamento anti cupim, para fazer os armários. Se tiver que mexer no esqueleto estrutural (vigas) do trailer é melhor partir para alumínio aeronáutico. É um pouco mais caro mas para toda vida!
31 de maio de 2014 às 11:07 #51557rodrigo rjParticipanteHJ QUE EU VI AS RESPOSTAS AQUI RSSSS, CARLO PECCA MORO EM VOLTA REDONDA… DR GREEN, CARA… PROVAVELMENTE SIM… E EM RELAÇÃO A MANUTENÇÃO DA SUSPENSÃO DE TRAILER… É TÃO FACIL E BARATO FAZE-LA… BASTA TER VONTADE, E A POSTURA EM REBOCAR. RECOMENDO NÃO PASSAR DE 80KM.. PRA QUE TER PRESSA?? PRA QUE CORRER?? AFINAL DE CONTAS, QUEM ESTÁ INDO ACAMPAR ESTÁ INDO PASSEAR, O QUE ACONTECE É QUE UMAS PESSOAS ESQUECEM QUE ESTÃO PUXANDO UMA TONELADA E MEIA, OU MAIS… AI VEM A AUTO CONFIANÇA, É AI QUE O BICHO PEGA… APRENDI COM MEU PAI TER ATENÇÃO 110% QUANDO SE ESTÁ PUXANDO O BICHÃO, QUANTO AO PÊNDULO PODEM SER ALGUNS MOTIVOS… PESO MAL DISTRIBUÍDO, CALIBRAGEM BAIXA, VÁCUO, ALTA VELOCIDADE, QUANDO ISSO ACONTECE AUMENTE A VELOCIDADE DO CARRO, O TRAILER VAI ESTABILIZAR, TIRE O PÉ DO ACELERADOR E VÁ DEVAGAR…
4 de julho de 2014 às 03:47 #52152alexjeepParticipanteAinda não tenho um trailer, mas penso em comprar um. A principio será para morar nele, mas quero pegar estrada também. No entanto tenho certo receio sobre como conduzir o trailer e principalmente o medo do tal pêndulo. Vi no Youtube um sistema usado nos EUA que promete reduzir ou até eliminar o efeito pêndulo. Será que funciona? Será que pode ser adaptado em um Turiscar? Outra preocupação é sobre o veículo tracionador. Vi que alguns foristas possuem jeep e eu também tenho um. Porém meu jeep é antigo, 1948. Estou restaurando e vou colocar placa preta. Significa que não terá por exemplo cinto de segurança e os bancos do jeep são os mesmo usados nos jipes da II Guerra Mundial. Naquela época o importante era não tomar um tiro né. rsrs Então pra que cinto de segurança, rs.. Acredito que o jeep agüenta puxar fácil um trailer médio, mas e a segurança em rebocar usando um jeep de mais de 60 anos um trailer fabricado em 1975 me preocupa. Um dos itens que penso em ter no trailer e este estabilizador de pêndulo que vendem nos EUA. Se alguem tiver mais informações sobre este disposito gostaria de “ouvir” Abs
4 de julho de 2014 às 12:54 #52167leandrovarandaParticipanteprocura por Sway control e na hora de filtrar procure os compatíveis com surge break (freios inerciais), que são os compatíveis com os trailers brasileiros. Esses dispositivos trabalham por atrito, tornando mais difícil o pendulo iniciar, e também ajudam a alinhar o conjunto, não deixando a traseira do veículo baixar muito. Mas não se deve abusar, pois o dispositivo não anula as chances do pendulo ocorrer. Deve-se fazer uma vistoria e manutenção periódica a fim de garantir seu funcionamento. Existe um outro muito melhor, que não é por atrito, mas anula o freio inercial.
16 de outubro de 2015 às 17:27 #63625Luis Gustavo NardyParticipanteJá chego fazendo as vezes de coveiro desenterrando tópicos. Uma curiosidade, existe alguma razão pra não se usar uma cinta de nylon, daquelas que se usa pra desatolar jipes, no lugar da corrente de segurança? Penso que a corrente num tranco forte pode quebrar, ja a cinta de nylon não arrebenta tão facil se estiver em ordem/nova.
16 de outubro de 2015 às 20:28 #63634GustavoNBloqueadoQue eu saiba no Brasil também é aceito o uso de cabos. A nossa legislação também faz referência a Convenção de Viena, que diz o seguinte: 58. Com exceção dos semi- reboques, os reboques que não forem providos de freio automático, a que se refere o parágrafo 16 do presente Anexo, deverão estar providos, além de um dispositivo de acoplamento, de um engate auxiliar (corrente, cabo, etc.) que, em caso de ruptura daquele limite o deslocamento lateral do reboque, e possa impedir a barra de engate de tocar o solo. Quanto a cinta de nylon, realmente não acho que sejam adequadas para esse propósito. Elas tem resistência muito menor a rupturas por calor, fadiga do tempo, e outros problemas que podem ocorrer no caso de um acidente de ruptura do engate, que é o único ponto de se usar esse equipamento.
16 de outubro de 2015 às 21:31 #63637Marcos PivariMestreO melhor da nossa lei é que pode multar se tiver com cabo de aço, mas se estiver usando uma corrente de vaso de samambaia não poderão fazer nada.
16 de outubro de 2015 às 21:33 #63638GustavoNBloqueadoBuenas Marcos, Qual a lei que diz que precisa de corrente? Já vi trailers circulando com cabo de aço, e não achei nada dizendo que é ilegal ainda.
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