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Trailers: Condução e Manutenção

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  • #50174
    Carlo Pecca
    Participante

    Rodrigo RJ Bem vindo ao forum e na reforma pode contar com nossa ajuda. Vc mora no Rio, aonde? Sou do Flamengo, blz?

    #50175
    Robson Pacheco
    Participante

    Boa tarde, me chamo Robson e estou em Minas Gerais. Estou precisando refazer uma parede de um trailer, mas não sei que madeira “sarrafo” utilizar para a substituição. Alguém poderia me ajudar? Obrigado.

    #50200
    Carlo Pecca
    Participante

    Robson No meu trailer utilizei compensado naval com tratamento anti cupim, para fazer os armários. Se tiver que mexer no esqueleto estrutural (vigas) do trailer é melhor partir para alumínio aeronáutico. É um pouco mais caro mas para toda vida!

    #51557
    rodrigo rj
    Participante

    HJ QUE EU VI AS RESPOSTAS AQUI RSSSS, CARLO PECCA MORO EM VOLTA REDONDA… DR GREEN, CARA… PROVAVELMENTE SIM… E EM RELAÇÃO A MANUTENÇÃO DA SUSPENSÃO DE TRAILER… É TÃO FACIL E BARATO FAZE-LA… BASTA TER VONTADE, E A POSTURA EM REBOCAR. RECOMENDO NÃO PASSAR DE 80KM.. PRA QUE TER PRESSA?? PRA QUE CORRER?? AFINAL DE CONTAS, QUEM ESTÁ INDO ACAMPAR ESTÁ INDO PASSEAR, O QUE ACONTECE É QUE UMAS PESSOAS ESQUECEM QUE ESTÃO PUXANDO UMA TONELADA E MEIA, OU MAIS… AI VEM A AUTO CONFIANÇA, É AI QUE O BICHO PEGA… APRENDI COM MEU PAI TER ATENÇÃO 110% QUANDO SE ESTÁ PUXANDO O BICHÃO, QUANTO AO PÊNDULO PODEM SER ALGUNS MOTIVOS… PESO MAL DISTRIBUÍDO, CALIBRAGEM BAIXA, VÁCUO, ALTA VELOCIDADE, QUANDO ISSO ACONTECE AUMENTE A VELOCIDADE DO CARRO, O TRAILER VAI ESTABILIZAR, TIRE O PÉ DO ACELERADOR E VÁ DEVAGAR…

    #52152
    alexjeep
    Participante

    Ainda não tenho um trailer, mas penso em comprar um. A principio será para morar nele, mas quero pegar estrada também. No entanto tenho certo receio sobre como conduzir o trailer e principalmente o medo do tal pêndulo. Vi no Youtube um sistema usado nos EUA que promete reduzir ou até eliminar o efeito pêndulo. Será que funciona? Será que pode ser adaptado em um Turiscar? Outra preocupação é sobre o veículo tracionador. Vi que alguns foristas possuem jeep e eu também tenho um. Porém meu jeep é antigo, 1948. Estou restaurando e vou colocar placa preta. Significa que não terá por exemplo cinto de segurança e os bancos do jeep são os mesmo usados nos jipes da II Guerra Mundial. Naquela época o importante era não tomar um tiro né. rsrs Então pra que cinto de segurança, rs.. Acredito que o jeep agüenta puxar fácil um trailer médio, mas e a segurança em rebocar usando um jeep de mais de 60 anos um trailer fabricado em 1975 me preocupa. Um dos itens que penso em ter no trailer e este estabilizador de pêndulo que vendem nos EUA. Se alguem tiver mais informações sobre este disposito gostaria de “ouvir” Abs

    #52167
    leandrovaranda
    Participante

    procura por Sway control e na hora de filtrar procure os compatíveis com surge break (freios inerciais), que são os compatíveis com os trailers brasileiros. Esses dispositivos trabalham por atrito, tornando mais difícil o pendulo iniciar, e também ajudam a alinhar o conjunto, não deixando a traseira do veículo baixar muito. Mas não se deve abusar, pois o dispositivo não anula as chances do pendulo ocorrer. Deve-se fazer uma vistoria e manutenção periódica a fim de garantir seu funcionamento. Existe um outro muito melhor, que não é por atrito, mas anula o freio inercial.

    #63625
    Luis Gustavo Nardy
    Participante

    Já chego fazendo as vezes de coveiro desenterrando tópicos. Uma curiosidade, existe alguma razão pra não se usar uma cinta de nylon, daquelas que se usa pra desatolar jipes, no lugar da corrente de segurança? Penso que a corrente num tranco forte pode quebrar, ja a cinta de nylon não arrebenta tão facil se estiver em ordem/nova.

    #63634
    GustavoN
    Bloqueado

    Que eu saiba no Brasil também é aceito o uso de cabos. A nossa legislação também faz referência a Convenção de Viena, que diz o seguinte: 58. Com exceção dos semi- reboques, os reboques que não forem providos de freio automático, a que se refere o parágrafo 16 do presente Anexo, deverão estar providos, além de um dispositivo de acoplamento, de um engate auxiliar (corrente, cabo, etc.) que, em caso de ruptura daquele limite o deslocamento lateral do reboque, e possa impedir a barra de engate de tocar o solo. Quanto a cinta de nylon, realmente não acho que sejam adequadas para esse propósito. Elas tem resistência muito menor a rupturas por calor, fadiga do tempo, e outros problemas que podem ocorrer no caso de um acidente de ruptura do engate, que é o único ponto de se usar esse equipamento.

    #63637

    O melhor da nossa lei é que pode multar se tiver com cabo de aço, mas se estiver usando uma corrente de vaso de samambaia não poderão fazer nada.

    #63638
    GustavoN
    Bloqueado

    Buenas Marcos, Qual a lei que diz que precisa de corrente? Já vi trailers circulando com cabo de aço, e não achei nada dizendo que é ilegal ainda.

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