Trailers: Condução e Manutenção
- Este tópico contém 67 respostas, 21 vozes e foi atualizado pela última vez 9 anos, 2 meses atrás por GustavoN.
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16 de outubro de 2015 às 22:11 #63639Marcos PivariMestre
Vixe Gustavo….. sou péssimo para o quesito lei……. geralmente o pessoal do RJ é que tem isso tudo na ponta da língua. Inclusive ja ouvi varios casos sobre isso quando vão anualmente fazer a vistoria…… Por sinal acho esta uma das maiores dificuldades do nosso Brasil…… a gente pesquisa, consulta e não acha nada sobre um quesito… e eis que de-repente as autoridades sacam alguma portaria, deliberacao ou parágrafo da cartola e “bingo!”. tá valendo……
17 de outubro de 2015 às 00:33 #63641Odair TeixeiraParticipanteFolks Eu uso os dois. Uma corrente com 6mm com duas voltas, com anilha metálica e cadeado e cinta de nylon de 2 ton (uso duas voltas). Redundância pra não dar moleza pro azar. Coloquei uma destas = http://www.dutramaquinas.com.br/produtos/cinta-de-nylon-para-reboque-com-capacidade-de-ate-3-4-toneladas-608329-2 Em algumas operações de descarga de containers, usávamos estas cintas de nylon e são muito resistentes. Além de não sofrerem com corrosão, serem mais fáceis de manusear e guardar. A RTQ do INMETRO determina que a corrente de segurança deve ter uma resistência à tração igual a 5 vezes o PBT do veiculo rebocado . A corrente deve ser fixada na lança de forma que não possa ser removida. Diâmetro do elo (mm) Resistência à tração (N) PBT (N)
>1N = 0.1019716 Kgf 5,0…………………………10000………………………..2500 6,0…………………………14000………………………..3500 7,0…………………………18000………………………..4500 8,0…………………………25000………………………..6250 9,0…………………………32000………………………..8000 9,5…………………………34000………………………..8500 10,0………………………..40000……………………….10000 13,0………………………..64000……………………….16000 16,0……………………….100000………………………25000 18,0……………………….126000………………………31500 20,0……………………….160000………………………40000 A RTQ não menciona os valores para cabos Sds Odair17 de outubro de 2015 às 01:46 #63644GustavoNBloqueadoBoa idéia, Odair. Pra ficar perfeito só faltou colocar um cabo de aço, pra garantir! [emoji1] Obrigado pela tabela, também. Vou verificar a corrente em uso depois que pegar o trailer.
17 de outubro de 2015 às 12:05 #63656EdintruderParticipanteA corrente vai resistir, mas a estrutura do veículo tracionador com certeza não resistirá… Coisas do Inmetro brasileiro… rsrsrsr Entendo que o estirão que a corrente recebe num impacto é muito grande, mas resistir 4x o peso do trailer, creio ser exagero. Usar uma corrente de 16mm num Diamante creio que seja exagero. rsrsrsr
17 de outubro de 2015 às 15:23 #63660leandrovarandaParticipanteg) o acoplamento dos veículos rebocados deverá ser do tipo automático conforme NBR 11410/11411 e estarem reforçados com correntes ou cabos de aço de segurança; http://www.denatran.gov.br/download/Consolidadas/cons211.pdf
17 de outubro de 2015 às 15:38 #63661Capt.A330Participante…E se tiver dúvidas…coloque os dois, baseada na velha máxima de que “o que abunda, não prejudica…” Quero ver o Guanaquito fugir da Frontier amarrada assim! Ou pensando melhor, não, não quero ver mesmo… :desconfiado: Dois cabos de aço amarrados na longarina, um de cada lado: image hosting no register Cabos de aço e correntes…Fuje não, Guanaquito bagual e indômito dos pampas!!! :desconfiado:😀 how to do a screenshot on a pc Abraços. Dardo.
17 de outubro de 2015 às 16:10 #63663GustavoNBloqueadoEsse é sem dúvida o Guanaco mais bem preso do mundo, Dardo! [emoji1] Brincadeiras a parte, a idéia de usar a redundância pra prender em uma estrutura mais confiável do carro é ótima. Vou providenciar isso assim que possível. Obrigado pela dica.
18 de outubro de 2015 às 23:10 #63678Andre AmericanaParticipanteEu também utilizo uma corrente e uma cinta de carga igual a utilizada pelo Odair.. Melhor sobrar que ter dor de cabeças perdendo reboque. Enviado usando maquina de escrever ano 1880
19 de outubro de 2015 às 16:24 #63696Luis Gustavo NardyParticipanteNossa, pelo jeito levantei uma lebre aqui, he he. Sou iniciante no mundo do caravanismo apesar de ja ter tido um Joia, que mal usei, fiquei menos de um ano com ele, e por uma cascata de problemas na ocasião acabei vendendo. Mas agora retomando isso, estou devorando as dicas e comentários aqui do forum, e essa da corrente era uma delas, apesar de ser um kc 270 vou partir pra ideia de usar corrente+cabo de aço. Vi alguns videos de acidentes com trailers , e tirando o prejuízo material, que já é terrível, se chega a ferir ou matar alguém…. me dá calafrios. Agradeço aos meus novos amigos pelas dicas e respostas.
19 de outubro de 2015 às 17:10 #63703EdintruderParticipanteEsse papo todo me faz lembrar de um acidente em 2005 quando um carro perdeu uma carretinha em cima de uma ponte sobre o rio Camaquã, em Cristal/RS, e bem no momento vinha cruzando um caminhão da transcontinental logística. O caminhão atropelou a carretinha e essa trancou debaixo do eixo dianteiro do caminhão de forma que o motorista da carreta ficou sem direção e acabou caindo da ponte. Morreu na hora… Depois disso, me chamou atenção a quantidade absurda de reboques sem correntes rodando por aí.
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