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Transformando uma kombi em trailler

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  • #46242
    Clovis Augusto
    Participante

    Olá pessoal, a algum tempo atrás eu postei aqui no fórum minha intenção de montar um mini trailler, pois sempre gostei de acampar e estava já cansando de tanto montar barraca e juntar as tralhas no carro. Pesquisei bastante aqui no fórum e depois de saber tudo que ia precisar comecei a cotar, resultado; ia sair muito caro aqui na minha região. Em uma pesquisa no OLX daqui da minha cidade (Brasília-DF) encontrei um kombi Furgão 1988 sendo vendida por uma baratela, R$3.000,00 e mesmo sem nunca ter tocado em uma, resolvi comprar para montar meu pequeno motor home pois o valor dela era igual apenas ao chassi documentado do mini trailler por aqui. (Por incrível que pareça a mulher está até me apoiando sem cara feia rerererere)… Como de se suspeitar pelo valor, é claro e óbvio que a kombi não estava muito boa de manutenção e nem de lataria, mas como minha ideia era em deixar ela para fazer longas viagens preferi pegar para fazer tudo eu mesmo, assim tenho um carro confiável… Queria compartilhar com vocês o processo de restauração e assim adquirir algumas ideias e dicas de vocês. A medida que for melhorando ela vou postando as imagens. Kombosa comprada. E como de se esperar estou sendo chamado de doido para todos que eu conto, mas não ligo, pois que sabe dos nossos sonhos e gosto por viagens somos nós mesmos…

    #65991

    Liga não Clóvis, aqui somos tão ou mais ‘doidos’ e certamente já tem nosso apoio! Bem vindo novamente e parabéns pela aquisição, as kombi-home ou kombi-camper? ou simplesmente kombi são perfeitas para engenhosidades do tipo, não desista principalmente por contar com o difícil da empreitada (o apoio da patroa)…e sempre que puder traga a evolução da criança… Uma frase significativa (batida já em outros segmentos) e que encaixa o momento: “Para os que compreendem, nenhuma explicação é necessária! Para os que não compreendem, nenhuma explicação é possível” Abs e vai com tudo, suave na nave…

    #64513
    isaedani.2igual1
    Participante
    Clóvis Augusto wrote:
    Olá pessoal, a algum tempo atrás eu postei aqui no fórum minha intenção de montar um mini trailler, pois sempre gostei de acampar e estava já cansando de tanto montar barraca e juntar as tralhas no carro. Pesquisei bastante aqui no fórum e depois de saber tudo que ia precisar comecei a cotar, resultado; ia sair muito caro aqui na minha região. Em uma pesquisa no OLX daqui da minha cidade (Brasília-DF) encontrei um kombi Furgão 1988 sendo vendida por uma baratela, R$3.000,00 e mesmo sem nunca ter tocado em uma, resolvi comprar para montar meu pequeno motor home pois o valor dela era igual apenas ao chassi documentado do mini trailler por aqui. (Por incrível que pareça a mulher está até me apoiando sem cara feia rerererere)… Como de se suspeitar pelo valor, é claro e óbvio que a kombi não estava muito boa de manutenção e nem de lataria, mas como minha ideia era em deixar ela para fazer longas viagens preferi pegar para fazer tudo eu mesmo, assim tenho um carro confiável… Queria compartilhar com vocês o processo de restauração e assim adquirir algumas ideias e dicas de vocês. A medida que for melhorando ela vou postando as imagens. Kombosa comprada. E como de se esperar estou sendo chamado de doido para todos que eu conto, mas não ligo, pois que sabe dos nossos sonhos e gosto por viagens somos nós mesmos…

    Olá clovis. Estou com mesmo sonho heheh. Estou comprando a kombi pra iniciar meu home. Vamos juntos trocando idéias aqui. Parabéns aí mano. Abs Enviado de meu Galaxy S6

    #66069
    Edintruder
    Participante

    Clóvis, agora é ser um pouco mecânico. Provavelmente ela tenha a direção com uma folga absurda, setor pesado pra virar, as marchas estejam se escondendo da alavanca e o consumo esteja beirando ao arrependimento! Todas as Kombis são assim! kkkk Setor é fácil. – Olha o pino central do sistema de direção. Deve estar muito gasto. Isso gera a folga absurda. O setor tem ajuste, pivôs com folga também partilham da folga. – As mangas de eixo tem pinos que engripam por falta de graxa. O ideal é colocar um modelo que tem no mercado com rolamentos. A direção vai virar com muito menos esforço. Caixa, já é mais complicado. – Troca todos os reparos do sistema da alavanca e varão. Eles criam muita folga a ponto de achar uma marcha ser mais difícil que ganhar na loteria… Com os kits novos fica mais fácil regular o varão. Consumo… – Daí já é por milagre. A Kombi normalmente é gastadeira mesmo. Conseguir médias acima de 8km/l podes dizer que ela está econômica. Na rodovia, até 90km/h consegues consumos perto dos 9 ou 10km/l, mas com vento contra o segredo é aliviar o pé e andar na casa dos 70, 80km/h. Carburador limpo e ajustado, e a parte de ignição em ordem são as únicas coisas que tem o que fazer nesse motor. Mecânica muito simples, barata, robusta são os pontos fortes da Kombi, então nesse ponto não precisa perder o sono. Verás que com um investimento modesto terás uma van que te levará a qualquer lugar sem ficar pelo caminho.

    #66172
    Anônimo
    Inativo

    Clovis, Seja bem vindo!! Doidos são aqueles que não conhecem o maravilhoso mundo do Campismo. Realize seu sonho, vai divulgando seu projeto aqui no Forum assim poderemos ajudá-lo. Alexandre, gostei da frase, vc sabe de que é? Abraço a todos

    #66173
    Euclides wrote:
    Clovis, Seja bem vindo!! Doidos são aqueles que não conhecem o maravilhoso mundo do Campismo. Realize seu sonho, vai divulgando seu projeto aqui no Forum assim poderemos ajudá-lo. Alexandre, gostei da frase, vc sabe de que é? Abraço a todos

    Então Euclides, desconheço autoria, mas já vi em alguns moto e jeep clubes da vida…achei que simpatiza bem ao campismo…abs

    #66177
    euemeuviolao
    Participante

    Pra te ajudar, veja no Youtube o canal do Marcelo Tonella. Muitas dicas bacaníssimas de mecânica até se você quiser fazer você mesmo.

    #66178
    isaedani.2igual1
    Participante
    Edintruder wrote:
    Clóvis, agora é ser um pouco mecânico. Provavelmente ela tenha a direção com uma folga absurda, setor pesado pra virar, as marchas estejam se escondendo da alavanca e o consumo esteja beirando ao arrependimento! Todas as Kombis são assim! kkkk Setor é fácil. – Olha o pino central do sistema de direção. Deve estar muito gasto. Isso gera a folga absurda. O setor tem ajuste, pivôs com folga também partilham da folga. – As mangas de eixo tem pinos que engripam por falta de graxa. O ideal é colocar um modelo que tem no mercado com rolamentos. A direção vai virar com muito menos esforço. Caixa, já é mais complicado. – Troca todos os reparos do sistema da alavanca e varão. Eles criam muita folga a ponto de achar uma marcha ser mais difícil que ganhar na loteria… Com os kits novos fica mais fácil regular o varão. Consumo… – Daí já é por milagre. A Kombi normalmente é gastadeira mesmo. Conseguir médias acima de 8km/l podes dizer que ela está econômica. Na rodovia, até 90km/h consegues consumos perto dos 9 ou 10km/l, mas com vento contra o segredo é aliviar o pé e andar na casa dos 70, 80km/h. Carburador limpo e ajustado, e a parte de ignição em ordem são as únicas coisas que tem o que fazer nesse motor. Mecânica muito simples, barata, robusta são os pontos fortes da Kombi, então nesse ponto não precisa perder o sono. Verás que com um investimento modesto terás uma van que te levará a qualquer lugar sem ficar pelo caminho.

    E ai mano.. tbm tô comprando uma kombi hehe.. Vi suas recomendações acima. E se comprar a kombi ar injeção ou a com motor de FOX a questão de consumo melhora? Enviado de meu Galaxy S6

    #66179
    isaedani.2igual1
    Participante
    Clóvis Augusto wrote:
    Olá pessoal, a algum tempo atrás eu postei aqui no fórum minha intenção de montar um mini trailler, pois sempre gostei de acampar e estava já cansando de tanto montar barraca e juntar as tralhas no carro. Pesquisei bastante aqui no fórum e depois de saber tudo que ia precisar comecei a cotar, resultado; ia sair muito caro aqui na minha região. Em uma pesquisa no OLX daqui da minha cidade (Brasília-DF) encontrei um kombi Furgão 1988 sendo vendida por uma baratela, R$3.000,00 e mesmo sem nunca ter tocado em uma, resolvi comprar para montar meu pequeno motor home pois o valor dela era igual apenas ao chassi documentado do mini trailler por aqui. (Por incrível que pareça a mulher está até me apoiando sem cara feia rerererere)… Como de se suspeitar pelo valor, é claro e óbvio que a kombi não estava muito boa de manutenção e nem de lataria, mas como minha ideia era em deixar ela para fazer longas viagens preferi pegar para fazer tudo eu mesmo, assim tenho um carro confiável… Queria compartilhar com vocês o processo de restauração e assim adquirir algumas ideias e dicas de vocês. A medida que for melhorando ela vou postando as imagens. Kombosa comprada. E como de se esperar estou sendo chamado de doido para todos que eu conto, mas não ligo, pois que sabe dos nossos sonhos e gosto por viagens somos nós mesmos…

    A minha vai ficar assim 0bf25d6652a61978909e690a63188099.jpg 2e207c7329052a531705c874320b1187.jpg 1f040eb5a248d1ca4de484cf8fc9dc1a.jpg 4151068a29aa068f6fa8011e3503ddbb.jpg Enviado de meu Galaxy S6

    #66184
    Daniel Felisbino
    Participante

    que coisa mais linda. Eu comprei uma MB 180. mecânica Mercedes, teto alto, tenho 1,80 de atura e fico em pé tranquilo. consumo na media dos 10 no diesel. o volume cubico da mb ajuda bastante. logo postarei aqui o projeto tb. E vamos q vamos.

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