Transporte Gás de cozinha na carretinha.. Pode ?
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8 de novembro de 2014 às 02:18 #45721Alexandre DinizParticipante
Ola amigos ! Estou preparando uma carretinha para camping e tenho uma duvida: Como funciona a legislação, ou seja as regras para transporte de um botijão de cozinha em uma carreta de camping ? Posso colocar / guardar do lado de dentro ? Já reparei que muita gente coloca do lado de fora. Se puderem me dar alguma dica agradeço… abração e bons acampamentos…
8 de novembro de 2014 às 22:32 #55561raul netoParticipanteBem vindo Alexandre, já começou bem, essa é uma dúvida muito importante. Vamos ver o que o pessoal vai dizer.
8 de novembro de 2014 às 22:37 #55562Washington de MendoncaParticipanteOlá Alexandre! Quando estava planejando o TRANSFORMER (carreta trailer) tive o mesmo questionamento. Quando fui regularizar a documentação de carreta aberta para fechada, tive a possibilidade de colocá-la na categoria especial e o documento saiu como: ESP/REBOQUE/TRAILER. Assim resolvi o problema do transporte do GLP, já que todo trailer transporta gás. A opção do lado de fora é muito mais segura, na minha opinião. Fiz uma pesquisa rápida no google e encontrei um artigo interessante sobre o assunto em questão: http://mundotransito.com.br/index.php/2013/05/16/transporte-de-botijoes-de-gas-em-veiculos-de-passeio/. Vale a pena vc ler. Um abraço. Tom
9 de novembro de 2014 às 00:02 #55564Marcos PivariMestreTom…. a que conclusão você chegou? De um lado vemos que não temos fins comerciais e or outro que podemos ser punidos em outras instâncias?
9 de novembro de 2014 às 00:38 #55566Alexandre DinizParticipanteOla pessoal ! Esta dica de alterar o documento para veiculo especial “ESP/REBOQUE/TRAILER” já me é de grande valia ! Agradeço pela rápida resposta ! Em principio vou transportar o gás ( as vezes de 8 kg, outras de 13kg ) dependendo da permanência / viagem. Construí um compartimento próprio para o cilindro, o mesmo vai fixado em um suporte padrão e no compartimento isolado fica também um detector de gás alem de uma pequena ventilação. Também tomei o cuidado de isolar as paredes pois elas absorvem calor externo. Assim que esteja com o CAS ( carreta auto-suficiente ) finalizada, posto fotos aqui. Quanto a reportagem postada (link ) Já tinha lido sobre ela mas tambem me restaram duvidas, por isso continuei pesquisando e acabei aqui… Bom, obrigado pelo apoio ! Tenho outras duvidas, vou postar separado ! Mais uma vez obrigado ! Alexandre Diniz
9 de novembro de 2014 às 01:50 #55569Junior ABCParticipanteAlexandre, por hora eu carrego no porta malas do carro, as vezes dentro da própria carreta, mas tenho a intenção de colocar um suporte para um Botijão de 5kg ao lado do frigobar e ir por fora, acredito ser mais seguro.[hr] Sugestão, abra um tópica do CAS no fórum e poste a evolução de seu projeto, todos nós aqui adoramos acompanhar essas histórias.
9 de novembro de 2014 às 10:03 #55573Carlo PeccaParticipanteAlexandre, olhe a carretinha do Junior ABC, acima, ele tem uma geladeira coberta na lança da carreta, vc pode fazer o mesmo, um suporte para a geladeira e o botijão de gás. No meu trailer coloquei o botijão de 13Kg na caixa de serviço instalada na lança de reboque.
9 de novembro de 2014 às 21:05 #55589Washington de MendoncaParticipantemacamp wrote:Tom…. a que conclusão você chegou? De um lado vemos que não temos fins comerciais e or outro que podemos ser punidos em outras instâncias?Desculpe-me Marcos, mas não cheguei a nenhuma conclusão. Na verdade fugi da questão quando legalizei o Transformer como trailer. Agora, quando vou acampar de barraca sempre levo um botijão de 2 kg e um fogareiro. Já fui parado pela polícia rodoviária e nunca tive problema quando a isso. Entretanto, é uma saia justa. Um abraço.
9 de novembro de 2014 às 23:25 #55607Tiago GINParticipantedesde sempre, levo um “liquinho” de 2kg nas viagens. Sempre foi dentro da carretinha, e ainda está lá. Nunca tive problema com ele, a não ser pra recarregar, que preciso fazer em casa, já que este não é mais vendido. Quanto ao frigobar, instalei um suporte na lança da minha carretinha, mas estou achando muito peso em cima do engate.
10 de novembro de 2014 às 13:29 #55631EdintruderParticipantePode transportar GLP sem problema nenhum. Só é considerado produto perigoso se passar de 135kg de gás liquefeito ou 200 litros de combustível líquido armazenado. Para efeito de trasporte de produtos perigosos, a carga transportada é a partir de 400kg. Até essa quantidade é considerada carga comum tanto para estoque como para transporte. O ideal é levar o GLP no reboque, pois em caso de acidente é bom manter distância de combustíveis. Outro detalhe é manter o extintor ao alcance da mão, pois em caso de colisão que a pessoa fique presa dentro do carro, possa alcançar o extintor. Ajuda para quebrar vidros e apagar qualquer foco de incêndio até conseguir sair de dentro do veículo. Trabalhei no SEST SENAT e auxiliei muito nesse mundo de trânsito e resgates, e tenho muitas histórias trágicas para contar.
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