Ushuaia de Trailer-Relato
- Este tópico contém 512 respostas, 40 vozes e foi atualizado pela última vez 7 anos, 2 meses atrás por edgard cruz.
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2 de junho de 2013 às 21:37 #49707leandrovarandaParticipante
Cheguei hoje de viagem, peguei bastante chuva mas foi bom lá. Só vi um motorhome (desses mais novos) e um trailer (acho que era turiscar) puxado por uma veraneio e os dois hoje, passando em sentido contrário, nem deu para ver direito, mas era parecida com essa [img]http://guiacamping.com.br/forum/attachment.php?aid=374[/img] , mas passou muito rápido, nem sei se era um de 2 eixos ou de 1 só.
3 de junho de 2013 às 12:59 #49713Capt.A330ParticipanteBom dia Leandro, que bom que gostaram do passeio, mesmo um pouco molhado; olha, posso estar errado, mas essa foto (linda, por sinal!) que “postastes”, me parece o Vila do Jairo, com a Veraneio que ele tinha, e se não for, parece muito! Que bom saber que já estais de olho no teu futuro Trailer; quando menos espera, vai aparecer um Trailer para você que vais poder comprar sem apertos, e antes do que você imagina! Lembra que depois que comprar o mesmo, o custo de manutenção, é muito baixo. Abraços Leandro!
3 de junho de 2013 às 18:35 #49698JairoParticipanteLeandro, o Dardo ta certo, essa foto é do meu VilaRica e a Veraneio que tive, tirei essa foto faz certinho 9 anos, hoje em dia não tenho mais a Veraneio, e o meu Trailer não esta bonito como nessa foto, o meu VilaRica ta maravilhoso!!!!!!!!! Abraços!!!!!
3 de junho de 2013 às 19:03 #49686leandrovarandaParticipanteMe entenderam errado, eu disse que era parecido, não que era esse da foto. Na hora lembrei dessa foto, levei até susto, mas a veraneio era mais para o lado do verde. Estava uma fila de carros dos dois lados, então não tive como prestar muita atenção no trailer, nem diminuir muito para ver melhor.
3 de junho de 2013 às 19:44 #49724Capt.A330ParticipanteEntendi, Leandro, você só utilizou essa foto do Jairo como exemplo; sabias que eu conheci essa Veraneio? Inclusive, andei com Jairo nela, era muito legal, na época que Jairo era solteiro, e o “moleque” já tinha Trailer!:desconfiado: E um Vila Rica, ainda por cima! Tem “cara” que nasce virado para lua mesmo… . De onde “desenterraste” essa foto? Abraços!
3 de junho de 2013 às 20:06 #49726Stephan RiedererMembroCapitão, tenho umas perguntas pra te fazer…. Na ruta 40, de pedra brita… tem como fazer 800kms em um dia? rola andar a 100km/h com a minha pajero (sem nada engatado, só com a barraquinha de teto)??
3 de junho de 2013 às 20:55 #49729Capt.A330ParticipanteBuenas, Green! Olha, a Pajero é muito boa para este tipo de terreno, com o 4X4 H acionado, mas 100 kms/h, só em algumas retas, e mesmo assim, não dá margem para uma freada rápida, como por ex. se atravessar um animal na tua frente ou qualquer coisa que fizer usar os freios instintivamente, fora o que o cansaço gerado pela adrenalina de manter essa velocidade vai te causar, e o mais importante: não vais nem ver, nem desfrutar a paisagem, pelo nível de atenção que vais ter que dispensar à estrada, que via de regra, também é em grande parte, estreita para dois carros se ultrapassando. Acredita em mim, não vale a pena ir tão apertado de tempo que te obrigue andar nessa velocidade no rípio,pois este é muito traiçoeiro nas curvas, fora que tuas chances de quebrar algo por baixo do carro, aumentam proporcionalmente à velocidade. Qualquer coisa que puder ajudar, me avisa. Abraços!
3 de junho de 2013 às 21:52 #49731Odair TeixeiraParticipanteGreen, desculpe intrometer já que a pergunta é para o Dardo e ele é quem tem toda a experiência para lhe responder… Reconheço a falta de educação da minha parte, mas vou contar umas experiências com ripio em diferentes lugares. Vamos dando uma comentada neste tópico para transforma-lo no maior tópico do fórum, assim vai ficar difícil alguém postar um tópico tão extenso quando este do Dardo. Vamos por tópicos, apenas esclarecendo que: Ripio são seixos rolados, alisados pela ação da natureza. Geralmente são resultantes de ação de rios ou regiao lacustre, áreas de degelo onde a rocha vai atritando até arredondar. Costumam chamar de ripio uma pedrinha arredondada menor que uma bola de gude até pedras maiores que uma laranja. Pros caras tudo é rípio.
Diferente do ripío que é “natural”, a brita que geralmente é um pedra granítica, triturada artificialmente e que não tem forma definida. Por ter arestas vivas, apresenta bom “empacotamento”, e de fácil estabilização. Tanto que se utiliza para camadas base de rodovias e para muitas fundações.
Já os seixos rolados, tipo o rípio não tem aderência em nada. Eles parecem com as pedras que no sul são chamados de “pedra marisco”. Não sei porque no sul chamam assim. Já dirigi em estradas de ripio consolidado na Bolívia e no Chile e aderência não era nada boa. Já no trecho onde o Dardo passou (nunca dirigi por lá) vários trechos tem ripio não consolidado ou não estabilizado. Estão soltos, então jamais deve-se dirigir acima de 80km/h. Uma entrada em curva com ripio solto, se vc frear na dentro da curva, fatalmente vc vai capotar, já que não tem aderência do pneu no ripio e pior : nem no ripio entre ele mesmo… Abaixo, um camarada descobriu que curva em alta velocidade e ripio são incompatíveis.
Há 5 anos, eu estive numa estrada de ripio entre Cochabamba e uma comunidade chamada Irpa Irpa, no altiplano boliviano. Fomos por uma estrada que era um leito de rio seco. Fomos num Nissan Sentra zero km. Juro que achei que o carro iria se desmontar, de tanto que vibrava nas costelas de vaca e nas ondulações que os caminhões deixavam na estrada, se é que dava pra chamar de estrada. Me perguntei no começo da viagem pq os ônibus locais tinham jumelo e suspensão tão alta.. No decorrer eu entendi. O assoalho do Nissan recebeu tanta pedrada que deve ter redesenhado o chassi. Foram duas horas muito desconfortáveis, sacudindo pra caramba, fazendo curvas à 40 km/h com cuidado para não sai da rota e capotar no barranco. Fiquei com a impressão de que estradas com ripio de tamanho grande eram perigosas. E as subidas em ripio com carro com tração dianteira ? Aff.. Só com protetor de carter para não quebrar o motor e perder o óleo. Quando dirigi no sul do Chile, o tamanho do rípio era menor. Achei que era mais estável. Além de ser instável, toda hora vinha pedra voando de um carro que passava no sentido contrario. Mas também passei em longos trechos onde o ripio estava estabilizado (compactado) e a velocidade de cruzeiro era de 80km/h e era tranquilo. Este trecho no Chile eu estava com uma SUV com o 4×4 tracionado o tempo todo, o que dava muito mais segurança do que somente a tração dianteira do Nissan… Então, no resumo da opera.. Tua Pajerona vai sossegada no rípio, desde que respeitadas as limitações. Dependendo do trecho, não seria prudente passar dos 80km/h.
3 de junho de 2013 às 22:37 #49732leandrovarandaParticipanteSe ripio for igual a dirigir no cascalho, melhor ir com muita calma e com um carro alto. Com uma pickup strada, mesmo indo a no máximo 70Km/h, ao passar por uma “lombada” de cascalho o pneu da frente deslocou, o pino que prende a roda em pé quebrou e eu rodei (não adiantava virar o volante ou tentar frear, pois o carro tinha perdido a aderência por conta do cascalho). Quando retomei a consciência meu passageiro estava gritando feito louco achando que eu tinha morrido, mas “só” quebrei a C5 (cervical 5) e perdi meu cabelo para o parabrisa. Digo só porque se fosse a 3 eu não estaria vivo e a 7 me deixaria tetraplégico, então digamos que tive sorte como o cara da foto. Agente tem muitas teorias de como se livrar de uma situação de risco, mas na hora (mesmo tendo a impressão de ter passado vários minutos) não dá tempo de fazer nada. Eu evito sempre passar por essas estradas, mas quando não tem opção ou vou de caminhonete (uma de verdade e não uma pickup) ou vou a menos de 60Km/h. Nunca dirigi a pajero, mas a L200 tinha que ir a menos de 80Km/h na terra, já a hilux você sente mais seguro (estável) em qualquer velocidade. Como vai com o carro pesado também ajuda a manter a estabilidade. Não confie na sorte, as vezes pode aparecer animais na estrada e fica complicado desviar. E como já foi dito, se é para apreciar o local, para que correr?
3 de junho de 2013 às 23:03 #49733Capt.A330ParticipanteBuenas Odair! Meu amigo, não tenho o quê acrescer à tua explanação; é isso aí, sem tirar o por nada a mais. O rípio é mais o menos como pegar uma estrada de vidro, encher de bolinhas de aço, aquelas de rolamentos, e andar por cima delas; si conseguir ficar de pé, você sobrevive, senão…”Hasta la vista, Baby”! http://www.youtube.com/watch?v=KGsTNugVctI Este vídeo, embora amador, é instrutivo: http://www.youtube.com/watch?v=UV5CZ-Nf8L4 Anexo fotos da estrada de rípio na parte do Chile na Tierra del Fuego. Abraços![hr] É isso aí, Leandro, rípio é cascalho mesmo; graças a Deus tu se livrou nesse acidente, mas o perigo é esse aí mesmo! O ideal do rípio (cascalho), é andar devagar, e com muito cuidado; em tempo, o uso do 4X4 ajuda muito, embora o anterior, sobre andar devagar e com cautela, é primordial. Abraços!
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