Ushuaia de Trailer-Relato
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24 de abril de 2013 às 21:03 #49487Capt.A330Participante
16/03 Sábado. Sobre o Camping: regular, bom fora de temporada, quando tem pouca gente, ou seja, inicio de Março até Junho e de Agosto até Novembro; http://www.acamadryn.com.ar/ Saímos perto das 08:07, com o odômetro indicando 74.001 kms., para uma etapa mais curta, de aprox. 470 kms., pois queria ir devagar nesta etapa, porque já esperava encontrar os fortes ventos patagônicos, que no fim das contas, não aconteceu, sendo um percurso bem tranquilo. Puerto Madryn é uma cidade bonita, desde onde se pode avistar baleias nas épocas de procriação, tem pouco mais de 80.000 hab., e conta com a maior fabrica de alumínio do pais, e para entrar na cidade, em direção do Camping do ACA, tem que pegar a 3ra. entrada (2da. após o aeroporto), para não pegar o transito do centro. Bem, já na estrada, temos duplicada quase que todo o percurso até Trelew, perto de 65 kms., e abastecemos num YPF quase na frente da pista de Trelew, sobre a Ruta 3, à direita. Continuamos pela Ruta 3 em direção a Comodoro Rivadávia, a maior cidade de Chubut, perto de 180.000 hab. e daí para Rada Tilly, perto de 8.000 hab., a escassos 15 kms. de Comodoro, na qual, Rada Tilly, é uma cidadezinha de veraneio de Comodoro, e era lá nosso destino, o Camping Municipal de Rada Tilly. http://www.radatilly.com.ar/turismo-camping.html Passamos pela entrada a Punta Tombo, onde tem uma das maiores reservas de pinguins de Sudamerica, e eu já fui um par de vezes, e embora a maior parte é de asfalto, tem uns 40 kms. de cascalho, geralmente em boas condições, e você precisa de pelo menos 4 hrs., a partir da entrada na Ruta 3. Começamos a ver Guanacos, ainda poucos, porem mais do que perto de Sierra Grande. Na chegada em Comodoro Rivadávia, tem uma longa descida, de aprox. 18 kms., e as faixas duplas amarelas de não ultrapassar, olimpicamente ignoradas pela maioria dos locais (esto é regra, e não exceção na Argentina; CUIDADO!:@). De Trelew até Comodoro, são aprox. 375 kms, e embora eu carregava 2 galões de 10 lts. c/u de diesel para emergências, minha autonomia deu com sobras para fazer esta etapa, e é bom, porque no caminho praticamente não tem postos, que eu lembre! Dica: Sobre o comb. de reserva; sempre levei 20 ou 30 lts. de comb. de reserva em galões, e nunca me criaram problemas nas fiscalizações, mas lembrem que é terminantemente proibido entrar no Chile com comb. que não do tanque, e se você esquecer, tem que colocar a reserva no tanque de imediato, antes de entrar na território chileno. Comodoro é uma cidade de transito meio tumultuado, e infelizmente, tem que atravessar pela cidade para chegar em Rada Tilly, sempre se mantendo pela Ruta 3, na direção de Rio Gallegos. Dica: fazam as compras de supermercados em Comodoro, sem sair muito da Avda. principal, Hipólito Irigoyen, que é tambem a Ruta 3, pois em Rada Tilly tem um mercadinho que não é muito grande (embora dá para o gasto), e é mais caro, como toda cidade de veraneio. A rede mais importante de supermercados na Patagonia, é “La Anónima”. http://www.laanonima.com.ar/sucursales/sucursales https://plus.google.com/110580576842068294137/about?gl=br&hl=pt-BR No segundo link, vocês tem a que indica a melhor opção sem se afastar da rota, e eu marquei o quarterão para visualizar melhor. O Camping é bonito, embora com pouca grama (clima muito árido), tem tomadas, e como de praxe, poucas torneiras. Eu entrei e circulei por detrás dos banheiros, à esquerda, que tem mais espaço (pero no mucho!), e embora a torneira distante, aprox. 18 mts., de lá conseguia pegar wi-fi, incluído na diária de aprox. 24 US$. DICA importante: sempre entre a pé primeiro, para ver o local, e principalmente as arvores, com seus galhos “traiçoeiros”, que estos Camping em geral, são um pouco apertados para comboios de 14 mts., como no meu caso (quero ver como Odair vai se virar com o Imperial:-/) Nós bolamos o sgte.: temos 2 “walk-talk” da Motorola, baratos, porém muito eficientes, e uma das “gurias” vai na frente me avisando das árvores, e fica na retaguarda quando dou ré, e resulta extremamente pratico; além disso, quando vamos nos mercados, postos, alfandegas, etc., é muito pratico para manter o contato, principalmente sem celular! Sobre o cel.: se voce quer fazer um plano de “Roaming”, na patagonia funciona bem o Claro, mas o melhor é você ter um aparelho triband ou quadriband, e comprar um “chip” pre-pago lá e assim só sua família terá esse numero para emergências, sendo muito mais barato nas ligações locais. Quando quiser ligar para o Brasil, use o “Skype” a partir das lojas de conveniencias da YPF, Lan-houses, Camping, etc., ou utilize os “locutorios”, como era antigamente no Brasil, onde você entra numa cabine do locutorio ou lan-house, e é muito mais barato falar para casa. Bem, como era cedo, instalamos o Guanaquito, e fomos para a praia, distante 4 quadras, para passear, e colocar as mãos na água fria do Atlantico; o exercício deu fome, e voltamos para um jantar delicioso regado por…adivinha! E antes de me chamarem de “pau d’água”, aclaro que um cálice somente é a minha medida, pois um bom vinho é para degustar, e não para “encher a cara”, na minha modesta opinião. Bueno, a dormir, que amanha tem mais estrada! Foto1-Saindo do Camping de Puerto Madryn. Foto2-Chegando a Trelew, na Ruta 3. Foto3-A 1.691 kms. ao sul de Buenos Aires e 3.500 de Curitiba…:demais: Foto4-Perdido? É só seguir o avião; parada para o almoço, sem Navarro Correas… Foto5- Saimos da Ruta 3 e chegamos em Rada Tilly; muito bonita a entrada da cidadezinha![hr] OOOpppsss! Sabado 16/03 Pessoal, faltou o percurso no Google Maps: http://goo.gl/maps/HEbQa Já que estamos por aqui, mais umas fotos: Foto 6-Chegada em Comodoro; é uma pá de hélice de aero-gerador (onde será que eles acham vento por aqui?) Vai ver muitos pela região. Foto 7-Já viu no inverno o quê te espera… Foto 8- A entrada do Camping em Rada Tilly. Foto9- A praia de Rada Tilly. Foto10- Saindo cedo do Camping Municipal de Rada Tilly.
24 de abril de 2013 às 21:43 #49488Odair TeixeiraParticipanteDardo Eu tive que fazer uma pequena funilaria na lateral superior esquerda do Imperial, justamente por achar que os galhos das árvores não pegariam ou se pegassem não danificariam. Vc ficaria surpreendido com o pequeno estrago causado por um galho de aparência inofensiva, isto trafegando com o Imperial à 2km/h. Aprendi a lição. Trailer não é Jipe. Com relação à “uma Taça de Vinho” :desconfiado:, conta outra…. Eu sozinho bebo 1 garrafa no jantar. Sábado a noite só eu tomei um Rioja Marques de San Vicenzo solito, petiscando um queijo.. A “Frau” mandou um Don Roman, mas tive que ajudar . Se o papo for bom com amigos, vamos até as 06:00 da manhã. Vinho bom, a gente degusta sim, mas degusta devagar e várias vezes. Se for pra tomar uma taça, nem abro. Abraço Odair
25 de abril de 2013 às 02:03 #49489Capt.A330ParticipanteOdair, na boa, quando estamos entre amigos de verdade, batendo papo, realmente tomamos mais um pouco, embora reconheço que sou fraco, não bebo muito; e em viaje, tendo que acordar cedo para dirigir o dia todo, somente para manter o gosto. Claro que falando sobre Trailers, viagens, acampamentos, provavelmente vamos virar a noite e diversas garrafas:P Abraços, meu caro!
25 de abril de 2013 às 17:17 #49490Capt.A330Participanteleandrovaranda wrote:Fugindo um pouco do assunto: Capitão, em outubro estarei passando 4 dias por Curitiba. O cidade difícil de conseguir avião e hospedagem fui comprar hoje achando que ia poder escolher e os voos já estavam bem cheios e 2 hotéis lotados o terceiro consegui os últimos quartos. Mas deu certo.Beleza Leandro, mais perto da data, me envia uma mensagem, que te envio o # do meu cel. ou via MP e combinamos para nos encontrar em Curitiba, e levamos vocês para conhecer o Guanaquito. Abraços!
25 de abril de 2013 às 18:25 #49491leandrovarandaParticipanteEu entendo essa saudade gastronômica, toda viagem que faço sempre acaba tendo o dia do arroz com feijão e bife, por melhor que seja a culinária local. Ontem estava no supermercado e achei o feijão “tetra pack” (tipo caixa de leite) que comentou, parece que ele sempre esteve ali, eu que nunca tinha tido visto ele, achei bem interessante. Não dispenso o convite, vamos combinar sim, será ótimo. Quem vai aproveitar todos os dias do congresso é meu pai, eu vou lá no congresso um dia para ver as novidades tecnológicas depois não vou ter mais o que fazer a não ser turismo com as “gurias”. Estava aqui mostrando as fotos da sua viagem para minha esposa e minha mãe, elas acharam lindos os lugares. Ps.:Acabei de falar aqui com meu pai e ele sugeriu tomarmos pelo menos uma taça de vinho com vocês.
26 de abril de 2013 às 00:20 #49492JairoParticipanteDardo, no próximo encontro, provavelmente em Julho no meu aniversario já estou até vendo…..churrasco tirado de lasca em lasca, bom papo e um, dois, três,….vinhos, a noite vai ser curta…..pros vinhos!!! Abraços!!!!!
26 de abril de 2013 às 00:24 #49493Odair TeixeiraParticipanteDardo Estarei em CTBA na próxima 2a e 3a (29 e 30).. Onde está hangarado o Guanaquito para eu tirar uma foto dele? Abraço Odair
26 de abril de 2013 às 17:39 #49496Capt.A330ParticipanteDomingo 17/03 Saímos cedo do Camping Municipal de Rada Tilly, odômetro indicando 74.468 kms., com muito cuidado, pois como falei, tem várias arvores grandes no caminho, e saí pelo mesmo lugar que entrei, por detrás dos banheiros, girando à direita, pois na saída direta, não dá para virar com o Guanaquito. A meta era chegar em Comandante Piedrabuena, no Camping da Isla Pavón, e antes de esquecer, la vai o percurso: http://goo.gl/maps/Y8qo4 Percebam que eu diagramei exatamente a rota como foi realizada, que pode se ver aproximando a imagem, embora em Caleta Olivia, o mapa está errado, pois sempre se continua pela Ruta 3, e a chegada, até a entrada da ilha, por causa do Maps; no ponto que mostra como chegada, se vira â direita, e se percorre perto de 900 mts. por caminho de terra (bom), para chegar no Camping. è muito interessante que você se encontra numa ilha fluvial, praticamente na desembocadura do rio Santa Cruz, que nasce perto de El Calafate. Esta parte da Ruta 3, até chegar em Caleta Olivia (68 kms.), é muito bonita, pois parte dela vem perto da praia, e por vezes, você pode ver lobos marinhos e muitas gaivotas e outras aves marinhas. No Km. 2.074, onde começa a Ruta 49, está a entrada para o Parque Nac. dos bosques petrificados (http://www.sib.gov.ar/area/APN*BP*BOSQUES%20PETRIFICADOS) http://www.parquesnacionales.gov.ar/parques/ e embora desta vez não paramos, eu já fui em 2007, e achei muito interessante, para quem gosta de geologia e afins; DICA; se você quiser visitar este Parque Nac., recomendo ir até Jaramillo, um povoado na Ruta 281, a aprox. 7 kms. ds Ruta 3 e aprox. 97 kms. de Caleta Olivia, todo asfalto, ir ao Camping (pequeno, mas muito limpo e arrumadinho), deixar o Trailer lá, e ir só com o carro, pois são aprox. 49 kms. de cascalho pela Ruta 49 (bom), e mais 85 kms. de Jaramillo até a entrada, totalizando 134 Kms. só de ida, pelo que recomendo, se for, ir para passar o dia (não esquecer de levar bastante água e comida, que lá no Parque não tem!). Para quem não tem problemas de colocar o Trailer na terra, a aprox. 25 kms. da saída do asfalto, tem uma fazenda, La Paloma, do lado esquerdo da estrada que oferece lugar para Camping (eu não fui para conferir), onde se pode deixar o Trailer, e fazer o resto só com o carro, segundo informações da Internet. Na Ruta 3, aprox. 200 kms. antes da Isla Pavón, vinhamos tranquilos pela estrada, entre 82 e 85 kms/h de GPS, a 2.000 rotações, em condições ideais sem vento e nivelados, sem subidas ou descidas, que é o regime melhor de vel., consumo e tração com Trailer para a Tritón, quando vemos um guanaco, apavorado com um carro que vinha em alta velocidade (parecia um Peugeot), cruzou correndo na frente do mesmo, e quase acontece um acidente, e o pior, tal vez sobrava para nós, porque foi a poucos metros do lugar onde nos cruzamos! Passamos na frente da entrada de Puerto San Julián, e nesse lugar, tem um monumento recordatório da guerra de Malvinas, e fomos tirar umas fotos, com o Guanaquito incluído, claro! Finalmente, chegamos no Camping da Isla Pavón, em Piedrabuena, e o mesmo é bastante bonito, pelas proximidades do rio, tem luz, água longe, como de praxe, mas nada que um mangueiro de 20 mts. não resolvesse; o precio, aprox. 20 US$ em total, e não tem wi-fi. http://www.turismopiedrabuena.com.ar/p/complejo-turistico-isla-pavon.html Instalamos o Guanaquito, e fomos fazer compras na La Anónima em Piedrabuena, e depois passeamos pelo Camping e redondezas, onde tem a casa do Piedrabuena, um marinho que navegou, dentre outros, a foz do Santa Cruz, adentrando bastante rio acima. Voltando das compras, abastecemos na YPF sobre a Ruta 3, e eles aceitam pagar o comb. no cartão, só até 100 Pesos$ (aprox. 20 US$), e o resto, só a vista; lembrando, nos postos perto das cidades, em quase todos, aceitam cartão VISA (não esquecer de desbloquear antes de sair do Brasil, para usar em Argentina e Chile!), porem em povoados menores, somente em dinheiro. Dica: lembrar também de ter adaptador de torneiras de 3/4 de pol., comumente usadas em Brasil, por um de 1 pol., como tem nalguns Camping em Argentina; na La Anónima de Piedrabuena, tinha para vender no setor de “jardines” (jardim). Bom, a descansar, que amanhã queremos chegar em El Calafate, lugar dos glaciares. Foto 1- Homenagem aos Pilotos Heroes de Malvinas, em Puerto San Julián. Foto 2- Guanacos pertinho da estrada. Foto 3- Rio Santa Cruz,e Isla Pavón; o Camping fica nos arvores mais altos à esquerda da foto Foto 4- Não é uma Mitsu, mas é 4×4; fica na entrada do Camping. Foto 5- Não vai ser louco de querer tomar banho no rio![hr] Mais fotos do percurso Rada Tilly-Isla Pavón; F 6-No Camping da Isla Pavón. F 7-Entrada de terra para o Camping. F 8-Chegando em Piedrabuena. F 9-Parando para almoçar, no meio do nada. F10-A ponte sobre a Ruta 3, visto da entrada do Camping da Isla Pavón.
27 de abril de 2013 às 13:52 #49497AnônimoInativoParabéns, muito show, aguardando novas fotos e novos relatos.
27 de abril de 2013 às 18:17 #49494Capt.A330Participante18/03: No café da manhã, conversamos sobre a rota a seguir, e confirmamos o que tínhamos previsto no dia anterior; temos dois caminhos para chegar em El Calafate: 1-(http://goo.gl/maps/Eeakp) ou 2-(http://goo.gl/maps/qnCHK) O 1ro., é mais longo o percurso, mas é todo por asfalto, e o 2do., é quase a metade do 1ro., mas é quase todo de cascalho e pedra (193 kms. de terra) e considerando à altura do solo do Guanaquito, decidimos (com um pouco de relutância da minha parte), de fazer o caminho todo asfaltado, pois já teríamos para fazer na terra o percurso de Chile na Tierra del Fuego. Quando passamos na Ruta 3 pela entrada da Ruta 9, parecia boa, mas o pessoal do lugar, no Camping, tinha me advertido que tem uma parte com pedras grandes, que são perigosas para o fundo do Trailer e as conexões expostas de canos, mangueiras e fios elétricos. Vi uma foto em Panoramio, que compartilho, para que vejam o estado da estrada (o MH parou para ajudar): http://www.panoramio.com/photo/29157802?source=wapi&referrer=kh.google.com Se estivesse só com a Triton, seria um passeio para a Mitsu, mas com o Guanaquito…:desconfiado: melhor fazer o mais seguro. A Ruta 3 continua desértica e quase sem curvas, e por isso, íamos conversando, distraídos, quando de repente chegamos numa sequencias de poucas curvas, e a última, numa descida, e tao rápido que não deu tempo de pensar, começou o pendulo! Bati os olhos na velocidade: 94 kms/h de GPS, Guanaco empurrando, e curva para fora…estava pronto o cenário para o desastre! Consegui firmar a direção, para não fazer correções involuntárias, como tinha começado a fazer, escutando os pneus “cantar” querendo se desgarrar, e freie suavemente, mas progressivo, e o Guanaquito, nobre que só, se firmou novamente, e o pendulo cessou… paramos 2 kms. na frente, para ver as consequências dentro e fora (estava tudo certinho, no seu lugar) e para diminuir as batidas do coração e passar o susto …foi feio, tudo por descuido da minha parte, mas como todo Piloto que sobrevive a uma emergência, aprendi, e rapidinho: cuidado com a velocidade em descidas e curvas!!! O acontecimento foi no km.2.512 da Ruta 3; no relato do retorno, mostrarei as fotos do lugar, quando paramos na volta para fotografar. Perto de Rio Gallegos, viramos à direita para entrar na Ruta 5, que nos levaria à lendária Ruta 40, e mais tarde, encontraríamos a Ruta 11 até chegar em nosso destino. Chegamos a El Calafate com o odômetro indicando 75.519 kms., e logo de passar por um portal onde foram vistoriados nossos documentos pela Gendarmeria, fizemos a entrada propriamente dita a nosso primeiro destino, e mesmo que dali não pudêssemos chegar a Ushuaia, estar lá já era um triunfo para nós! Algumas imagens da Ruta 40 para quem não conhece: https://www.google.com.br/search?q=Ruta+40&rlz=1C1GGGE_pt-BRBR500BR500&tbm=isch&tbo=u&source=univ&sa=X&ei=gQt8UYjuBoLa9QT50oHYBg&ved=0CDEQsAQ&biw=1366&bih=705 Tem 3 Camping em El Calafate com capacidade para Trailers ou MH maiores; optamos por ficar no Camping Ñiriguau (aprox. 7 US$ por pax, 21 US$ os 3, por dia, sem cobrar o Trailer)(http://www.solocampings.com.ar/camping/niriguau/El-Calafate/Santa-Cruz/1462.html), que embora não muito grande, tinha uma torneira perto da casa, só para mim , luz e tinha wi-fi; longe da casa, o local era mais bonito, bem arborizado, mas era meio “apertado” para entrar, e não tinha sinal de wi-fi; foi daqui que enviei o primeiro post da Patagonia no “post” anterior, ‘Expedição Trailer….). Fomos na “La Anónima”, compras ( não muitas frutas e verduras, que daqui a uns dias, vamos para Tierra del Fuego!), passeio a pé (onde só ouvíamos falar em francês, inglês, alemão, japonês, e até alguns em espanhol!), e jantar e dormir cedo para passear muito amanhã. Foto1- Parando para descansar na Ruta 5 Foto2 – Não gosto de parar em lugares tão concorridos para almoçar, mas… Foto3- Ingresando na famosa Ruta 40 http://pt.wikipedia.org/wiki/Ruta_Nacional_40_(Argentina) Foto4 – Chegamos em El Calafate! Foto5 – Ruta 40 Não fui eu que quebrei a placa, não (tenho 2 testemunhas, mais o Guanaquito!)
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