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Ushuaia de Trailer-Relato

Visualizando 10 posts - 31 até 40 (de 513 do total)
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  • #49463
    Capt.A330
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    Dia 20/03 Ficamos o dia inteiro em “El Calafate”, e fomos visitar, após 75 kms. de asfalto (48 kms. para a entrada ao Parque Nacional, aprox. 17 US$ por turista do Mercosul), a maravilha da natureza austral: o Glaciar Perito Moreno! http://ecoviagem.uol.com.br/blogs/familia-goldschmidt/dicas-de-viagens/conheca-perito-moreno-a-oitava-maravilha-do-mundo-1367.asp O percurso desde El Calafate até o Glaciar: (http://goo.gl/maps/uIl1t) Realmente, é lindo!!! Deixamos o Guanaquito descansando (nos olhou como dizendo “porque me deixam?”), levamos bastante água e comida nas mochilas (tem um Restaurant no Parque, mas além de caro, você perde tempo precioso), e ficamos o dia inteiro caminhando nas passarelas (excelentes), sentados olhando em silencio, escutando o trovão que seguía à queda dos blocos de gelo duma altura de mais de 60 mts., curtindo sem importar quê hora ou dia era…só indo lá para entender o que não sei expressar em palavras…fizemos um pic-nic lá mesmo, e enquanto almoçávamos em silencio (tarefa nada fácil com 2 mulheres por perto:D brincaderinha, meninas!), um enorme bloco de gelo se soltou, quebrando o silencio como um trovão em pleno dia de sol…pronto, esto já pagou a viagem, podemos voltar amanhã de avião e mandar de camião o Guanaquito para Curitiba… Foi um dia maravilhoso, um pouco nublado, porém sem vento, o que mantinha a temperatura, sem bem um pouco baixa, agradável, perto dos 14ºC; ficamos até de tardinha, e na volta passamos por Puerto Bandera, onde é o cais de embarque e desemb. dos barcos que fazem os passeios para outros glaciares no Lago Argentino, e como já tínhamos feito esse passeio na viagem de 2.007, desta vez não o fizemos. No retorno, compramos na padaria “Don Luis”, umas media lunas ótimas, e umas empanadas que esquentamos no forno do Guanaco, aproveitando para aquecer o mesmo, e regadas com Navarro Correas, foram o bicho!:P. O preço dos hotéis e similares, incluindo Restaurants aqui em El Calafate, por conta do turismo internacional, é muito alto, só compensa num pacote turístico com hotel incluído, ou si você vier com tua casa; ponto para “El Guanaquito”! Amanhã, vamos para El Chalten> Foto1- As montanhas próximas ao glaciar e o Lago Argentino à direita. Foto2- O Glaciar Perito Moreno Foto3- Escrever o quê? Que é lindo? Foto4- Ainda estou a pensar em quê falar sobre esto…… Foto5- Até logo, Glaciar! Eu voltarei!

    #49498
    Capt.A330
    Participante

    Dia 20/03: Hoje saímos de manhã para passar o dia em “El Chalten”,ou Fitz Roy. Não esquecer de encher o tanque em El Calafate, que em El Chalten, tem só um posto, e quando tem comb., ele é mais caro e não tem Euro diesel; o percurso de ida e volta é de aprox. 425 kms. (rapidinho, agora sem o Guanaquito), todo de asfalto bom, pelas Rutas 11, 40 e 23; só tive que aguentar as brincadeiras que fizeram de mim, porque chegava nas curvas, mesmo as suaves, e eu reduzia, sem pensar, para 70, 60 kms/h…eu, heim? Gato que se queima com leite, quando vê uma vaca, chora… (http://goo.gl/maps/PJvp7) Chalten na língua indígena , que significa “montanha da fumaça”, ou “…que fumaceia”, e Fitz Roy, pelo nome do capt. inglês que trouxe Charles Darwin para a Patagonia, e inclusive, Fitz Roy, junto com Darwin, navegou o rio Santa Cruz (aquele da Isla Pavón), até perto de 50 kms. para chegar na região do Lago Argentino e El Calafate. (http://www.interpatagonia.com/elchalten/) O pico El Chalten, quase sempre está rodeado de nuvens de nevascas, ao igual que o pico que está do lado, Cerro Torre, que embora não muito alto se comparado ao Everest, é um desafio aos montanhistas do mundo todo pela extrema dificuldade em ser escalado, pelo íngreme e pela rapidez e violência com que mudam as cond. atmosféricas no mesmo. Vejam: http://vimeo.com/55760497 http://www.nationalgeographic.com/adventure/photography/patagonia/cerro-torre-maestri.html El Chalten, é um lugar ótimo para caminhadas, e considerado Capital do ‘trekking” da Argentina; a cidadezinha tem um par de Camping apto para Trailer ou MH, e se você vai passar uns dias por lá (recomendo, na prox. visita vou ficar), faça suas compras em El Calafate, pois as vendinhas são poucas e caras. Fomos para caminhar até uma cascatinha muito linda, e na volta, as ladies voltaram de carro e eu caminhei por uma trilha muito legal, com um visual único. Somente na tarde, após o almoço, que o Chaltem deu o ar da sua graça, e por pouco tempo; no retorno, como na ida pela Ruta 40, fomos acompanhando o rio La Leona, que vai do Lago Viedma até desaguar no Lago Argentino, e a pouca distancia, se forma a nascente do Rio Santa Cruz, pudendo ser visto desde a estrada. (http://goo.gl/maps/pdlRY) Bem, retornamos cansados, mas muito entusiasmados com o belo dia que passamos; na cidade, mais risadas comigo virando longe do meio fio nas esquinas…fazer o quê, o Guanaquito já faz parte de mim:D. Foto1- A cidadezinha, o Río de las Vueltas http://es.wikipedia.org/wiki/R%C3%ADo_de_las_Vueltas , mas…cadê o cerro? Foto2- Bem-vindos; agora só falta você … Foto3- Bom, se é a capital do “trekking”, lá vou eu a caminhar; foram só 3 kms., mas muito gostoso. Foto4-Por fim, o Chalten aparece em todo seu esplendor! Foto5- No retorno, some novamente; ficou visível só por menos de 2 horas![hr] Mais algumas fotos de El Chalten e redondezas: Foto6 – A Cascatinha “Chorrillo del Salto”. Foto7 – Desague do rio La Leona no Lago Argentino. Foto8 – Ruta 40 e rio La Leona à esquerda. Foto9 – Camping “El Relincho”, aprox. 8 US$ por pax e 4 US$ pelo Trailer. Foto10- Lugar da minha caminhada…não é a Paulista, mas dá para o gasto…[hr] Fotos 11 a 15, só do “El Chalten”:

    #49500
    Capt.A330
    Participante

    Antes de ir embora de “El Calafate”, mais algumas fotos: Fotos 1,2,3 e 5: Glaciar Perito Moreno. Foto 4: Antiga pista de pouso de “El Calafate”; quando foi feito o novo aeroporto, mais longe da cidade, as pistas de pouso (2), foram transformadas em avenidas, e ainda se pode ver as marcas da cabeceira. [hr] Mais de “El Calafate”, fotos de 6 a 10:

    #49518
    Jairo
    Participante

    Dardo, tudo lindo e maravilhoso, más onde esta a foto de las empanadas??? Abraços!!!

    #49521

    hahahaha oh o cara só pensa em comer hahahah

    #49529
    Dodge
    Participante

    Tá show esse relato, sonho com essa viagem desde sempre. Estou no aguardo dos próximos capítulos. abraço

    #49531
    Capt.A330
    Participante

    21/03: Saímos perto das 08:10 (o nascer do sol e a por, em estas latitudes, ocorre mais tarde que em Curitiba), e tomamos a Ruta 11, até a 40, que depois se transforma em 5, até o ponto onde entramos quando vinhamos de Isla Pavón, quando volta a ser a Ruta 3, numa fazenda chamada ” Güer Aike”: , http://www.panoramio.com/photo_explorer#view=photo&position=113&with_photo_id=86148281&order=date_desc&user=1887989 e recorremos aprox. 300 kms. até Rio Gallegos, capital da prov. de Santa Cruz. Abastecemos no posto YPF na Avda. principal, que tem o nome de Gral. San Martin, mas que continua sendo a Ruta 3,e é muito importante abastecer neste posto, pois não me lembro de ter visto outros no caminho até entrar novamente na Argentina em San Sebastian, Tierra del Fuego. Lembrar que de Rio Gallegos até a fronteira com Chile, são 69 kms., e se você tinha comb. extra, vai ter que verter o mesmo no tanque do carro; tem um supermercado Carrefour a 5 quadras do posto de Gallegos, mas lembre da proibição de entrar no Chile com alimentos não industrializados, inclusive queijos, salames, ovos, etc. http://www.sag.cl/ambitos-de-accion/por-que-no-se-pueden-ingresar-algunos-productos-de-origen-animal-y-vegetal-chile CUIDADO; nem pense em esconder o “jamón crudo” ou qualquer coisa proibida, mesmo naquelas tulhas que só você acha que conhece, pois eles tem cachorros que farejam drogas (camiseta do timão passa):D e comida, e são implacáveis nas multas; DICA: deixe só uma fruta ou verdura na geladeira, e DECLARE que SIM, está levando frutas, verduras, carnes, etc., pois se você esqueceu algum outro produto, a sua declaração vale para todos os produtos que encontrarem, e somente vão confiscar eles e destruírem na sua presença; repito, muito cuidado! AVISO aos navegantes: você tem algumas opções de paradas no percurso; tal vez seja interessante sair mais tarde, dormindo um pouco mais em El Calafate, e pernoitar num Camping ou posto em Rio Gallegos, para no outro dia cedinho, sair para tentar chegar de dia em Rio Grande ou San Sebastian, no posto YPF deste último, via Ruta 3, Carretera 255 e 257, tudo pavimentado até o ferry. 1ra. opção, a que eu fiz, totalizando 467 kms. via Ruta 3 até a fronteira (onde você não para no primeiro controle da Argentina, e sim no 2do., do Chile, a 800 mts., pois as alfandegas neste lugar são unificadas, e na volta, você para no lado Argentino): somar os dois percursos, por causa do Estrecho de Magallanes: (http://goo.gl/maps/OglmQ) + (http://goo.gl/maps/J4wkW) 2da. opçao: El Calafate-Rio Gallegos (aprox. 300kms.), e no dia sgte.: (http://goo.gl/maps/204EA) (http://goo.gl/maps/0rmAE), ou outra a seu gosto. Na 2da. opção, que acho mais interessante, porque dispõe melhor dos tempos para atravessar o Estrecho, e fica uma etapa melhor para chegar com tempo em Ushuaia noutro dia; eu optei pela 1ra., porque já tinha feito esta viagem, e conhecia a estrada no Chile, mas, reitero, para quem for a 1ra. vez com Trailer, a 2da. me parece melhor. Lembrar que de Rio Gallegos até a fronteira com Chile, são 69 kms., e se você tinha comb. extra, vai ter que verter o mesmo no tanque do carro. Lembrar da minha dica de vários dias atras: enquanto você estaciona devagar, fecha tudo, alguém já vai na frente para fazer a fila, com todos os doc. pessoais e do carro (levar canetas!). Bueno, chegamos no Estrecho de Magallanes http://es.wikipedia.org/wiki/Estrecho_de_Magallanes , e o vento, que em Rio Gallegos era forte (teve um senhor que num sinaleiro de Gallegos, me avisa; “cuidado con el viento!”), estava aumentando; o lugar é lindo, e faça a fila dos carros, não dos camiões, e peça para ficar no meio do ferry, pois eu não sabia esto, e fui o primeiro da fila à esquerda, e tive pouca margem para manobrar e sair no outro lado do estreito! Acho que foi lá que danifiquei o suporte do tanque d’água, que viria a perder depois. O tempo para atravessar é de 20 min. aprox., sem muito vento (se o vento for muito forte, se interrompe a travessia até o mesmo diminuir), num percurso de aprox. 4,6 kms, vale lembrar que em Punta Delgada, tem um farol e um pequeno museu nele; também, se o tempo permitir, suba na ponte do ferry, e poderá observar aves e golfinhos seguindo o ferry. O valor do ferry é de US$ 30 pela Triton e mais 30US$ pelo Guanaquito, no total de 60 US$, e se paga a bordo; (http://www.tabsa.cl/portal/index.php/es/servicios/2-cruce-primera-angostura): DICA IMPORTANTE: pagar em dólares, pois em Pesos Arg.$ a conversão é muito desfavorável, valendo perto de 8 Pesos o dólar, e tenha troco, pois nem sempre vão te dar o mesmo em dólares! Bem, atravessamos o Estrecho, felizes pela nova conquista, e somos “Bienvenidos a la Isla Grande de Tierra del Fuego! Seguimos pela Carretera 257, em direção à Cerro Sombrero http://es.wikipedia.org/wiki/Cerro_Sombrero , tudo em asfalto, ou melhor, concreto, que fica aprox. 42 kms. do Estrecho, e eu pensava dormir no posto de Cerro Sombrero, mas, ao passar na frente do Aero Club de Cerro Sombrero, tive uma ideia; porque não pedir permissão e dormir la, já que a tarde avançava? Bem, o Aero Club está abandonado parece faz anos, e como o vento estava muito, mas MUITO forte, decidi ficar lá mesmo, no “meio-resguardo” da diminuta estação de pax do aeródromo; bem , essa noite, não vamos esquecer nunca; o vento piorou, e pela minha experiencia de Piloto, calculo prox. de 90 kms/h, com rajadas perto dos 100 kms/h, e mesmo um pouco protegido pela casinha da estação de pax, e deixando a Triton engatada e aproados para o vento, o mesmo rugia, com rajadas, açoitando o Guanaquito, e mexia ele mais do que andar por estradas de chão com buracos! Foi algo que se não viver isso, não dá para acreditar! As ladies não dormiram muito bem, mas eu dormi com um sorriso nos lábios…aquilo era a Patagonia de verdade, dura, inclemente, mas bela como nenhuma outra! Mesmo com esse vendaval, o fogão e o aquecedor de passagem funcionaram bem, pudendo tomar banho todos, quentinho, e a bateria pode suprir bem as luzes e a bomba, nos dando total autonomia no meio daquele clima inóspito; ponto para o Guanaquito! Vejam o vídeo sobre o vento na região: http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=nWE6Ibi-BZo#! Assim era o vento aquela noite em Cerro Sombrero… Foto 1- Chegando en Bahía Delgada, Estrecho de Magallanes. Foto 2- Ingressando ao ferry. Foto 3- “Vai, desembarca, Guanaquito, não tenhas medo de molhar as patinhas!” Foto 4- O ferry no Estrecho. Foto 5- Chegamos na Tierra del Fuego! [hr] Fotos 6 a 10, Cerro Sombrero, nosso pernoite ao vento…

    #49532
    Dodge
    Participante

    Capt, seu relato é digno de um livro, pense nisto. A parte do vento então, sensacional! -“Foi algo que se não viver isso, não dá para acreditar!” Muito bom, mas muito bom mesmo. Obrigado por compartilhar esta experiência conosco e com tanta riqueza de detalhes. Abraço Régis.

    #49534

    Estou adorando a viagem, não esqueça de levantar o vidro, senão eu congelo aqui no banco traseiro.:desconfiado::D

    #49543
    Jairo
    Participante

    Muito show!!!! Queremos saber os próximos dias….não demore!!!!! Abraços!!!!

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