Você gostaria de aprender a fazer uma faca?
- Este tópico contém 13 respostas, 6 vozes e foi atualizado pela última vez 8 anos, 9 meses atrás por Paulo Rocha.
-
AutorPosts
-
12 de dezembro de 2015 às 05:03 #46199Paulo RochaParticipante
Olá amigos! Como fui eu que pedi para o Marcos criar uma área para bushcraft, nada mais justo que eu abrir os trabalhos por aqui. Eu não sei se isto é realmente um consenso entre os praticantes da sobrevivência na mata, mas creio que conhecer algo sobre cutelaria é algo bastante útil. Eu sempre gostei de facas, canivetes e lâminas em geral. Quando tinha uns 14 ou 15 anos de idade tentei fazer uma faca, inspirado no filme “Rambo”. Não ficou grande coisa… Mas muitos anos depois, mais precisamente em setembro de 2005, tive a oportunidade de fazer um curso de cutelaria artesanal na Universidade de Brasília, tendo como mestre o cuteleiro gaúcho Rodrigo Sfreddo, um dos mais renomados do mundo. Nunca exerci a cutelaria profissionalmente, apenas como um hobbie. Sim, é claro que vendi algumas peças (até para alimentar meu próprio ego…), mas nunca passou de um hobbie. Não obstante, acredito que tenha adquirido um bom conhecimento sobre o assunto. Estou longe de ser um especialista, minhas facas tem um acabamento bastante rústico na minha opinião, mas são funcionais. Por outro lado, fui por muito tempo um professor. De informática. Nada a ver com o bushcraft… Mas gosto de acreditar que tenho uma certa didática. Sendo assim, coloco-me à disposição dos colegas que queiram aprender os rudimentos da cutelaria. Não para fazer uma espada ou um machado – não tenho habilidade para tanto – mas o suficiente para fazer uma faquinha. Uma faquinha simples, mas funcional. E claro, ninguém precisa pagar absolutamente nada! O pouco que sei está totalmente à disposição dos colegas. Como aperitivo, deixo uma sequência de 3 vídeos de uma faca que fiz em 2014, quando ainda morava em Brasília (a oficina onde os vídeos foram feitos pertencem à UNB): https://www.youtube.com/watch?v=-f-C8bFWIvs https://www.youtube.com/watch?v=ODjQk7o3kjM https://www.youtube.com/watch?v=RRkpm4D3W1E E esta é uma foto da faca “semi” pronta, faltando a parte da têmpera e colocação de cabo: PS.: Apesar dos olhos levemente puxados, não sou descendente de japoneses e sim de turcos… E hoje em dia não estou mais usando barba (a mulher conseguiu me convencer a tirar…).[hr] Ah, sim… Esta faca é uma “kensaki yanagi”, uma faca tradicional japonesa para corte da sashimi.
12 de dezembro de 2015 às 11:10 #65385Stephan RiedererMembroFantástico, temos um ferreiro entre nós! Curti os videos, assisti os 3 já, muito legal! sempre quis fazer facas, espadas, machados… hahaha muito legal, parabéns!
12 de dezembro de 2015 às 11:56 #65390Paulo RochaParticipanteEntão seja bem vindo! Já vai providenciando os materiais necessários: – uma boa lima. Comum, destas de afiar enxada. Mas tem que ser das marcas K&F ou Nicholson. As outras não prestam. – uma forma de prender a faca para trabalhar. Pode ser uma morsa (ideal), um sargento ou um grampo tipo C. – algumas folhas de lixa. Bastam 3 de cada grana (100, 200 e 400, ou numerações próximas). – um pedaço de mola de fusca ou de kombi. Me refiro a uma lâmina interna da barra de torção dianteira, uma das mais largas. Uma única lâmina destas dá para fazer umas cinco ou seis facas. Acha em ferro velho. Mas não diga que é para fazer faca ou o preço dela vai instantaneamente ir para a estratosfera… Diga que é para fazer uma talhadeira (uso corriqueiro destas lâminas). Também será necessário uma fonte de calor para fazer os tratamentos térmicos (recozimento, normalização, têmpera e revenimento). Se tiver acesso à um maçarico de acetileno, seus problemas “se acabaram-se”. Mas se não tiver, mais pra frente eu vou explicar como fazer uma forja.
12 de janeiro de 2016 às 15:51 #65906Renato Fraga NataoParticipanteTô só de olho, quem sabe consigo fazer a minha tão sonhada faca de aço damasco !!!!! kkk
12 de janeiro de 2016 às 16:03 #65907Paulo RochaParticipanteOlá Renato! Pra ser sincero, só fiz uma faca em damasco até hoje. É esta:
12 de janeiro de 2016 às 16:08 #65908Renato Fraga NataoParticipanteM E U D E U S D O C É U !!!!!! Que coisa mais linda !!!!!!!!!
12 de janeiro de 2016 às 16:13 #65909Paulo RochaParticipanteQuando eu morava em Brasília, eu usava a oficina de cutelaria da Universidade de Brasília – UNB. Mas estou sem oficina desde que me mudei pra Sorocaba. Eu estou montando uma “oficina portátil”, já que não tenho como montar uma oficina no apartamento e muito menos no condomínio. A ideia é ter ferramentas e equipamentos que não dependam de energia elétrica e que possam ser transportados no porta malas do Sandero. A patroa até liberou pra que a tralha fique em tempo integral guardada no carro. A forja será à carvão, feita com um tambor de freio de carro ou pickup. Ainda não fiz ele (o dinheiro do mês acabou – prometi pra patroa gastar no máximo 100 reais com a tranqueirada…). A bigorna será um cubo de aço 1045, com uns 20 cm de cada lado. Comprei como retalho numa distribuidora de aços aqui de Sorocaba. Falta ainda soldar duas “orelhas” para aparafusar ela num bloco de madeira, além do próprio bloco de madeira… E para ventoinha, eu fiz um FUIGO, um fole de caixa japonês. Não escolhi este tipo de ventoinha por gostar de coisas japonesas (tá, isto ajudou também…) mas sim pela grande eficiência deste equipamento. Enquanto um fole ocidental tem no máximo uns 40% de eficiência, um fuigo chega perto de 90%. Neste link tem algumas informações sobre o fuigo, bem como um vídeo do seu uso: http://islandblacksmith.ca/2015/06/why-you-need-a-swordsmiths-fuigo-box-bellows/ Aqui, mais informações, direto da siderúrgica Hitachi: https://www.hitachi-metals.co.jp/e/tatara/nnp020611.htm E me baseei nestes desenhos para fazer o meu: http://www.anvilfire.com/bookrev/kapp/oriental_box_bellows.htm E agora, uma sequência da montagem: Base Divisória central Laterais do “manifold” Montagem dos “flaps” Fechamento do manifold Montagem da caixa do pistão Pistão Tentei usar feltro mas ficou muito duro, então usei tecido do tipo “soft” Máquina pronta E já no lugar E este será o banquinho (da Quechua…). Vou trabalhar sentado! [hr] [hr]
Renato Fraga Natão wrote:M E U D E U S D O C É U !!!!!! Que coisa mais linda !!!!!!!!!Obrigado
12 de janeiro de 2016 às 16:44 #65910Alexandre RabelloModeradoropa, um artesão entre nós, e dos bons…bela cutelaria Paulo, abs.
13 de janeiro de 2016 às 01:38 #65922Paulo RochaParticipanteObrigado Alexandre! A cutelaria é uma cachaça, não consigo largar por nada.
30 de março de 2016 às 22:58 #88516irlanegcParticipanteBelos trabalhos, Paulo!
Aqui eu gosto de brincar com madeira e a tal da tico tico. -
AutorPosts
- Você deve fazer login para responder a este tópico.