andarilho tricolor
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andarilho tricolorParticipante
Ola Ricardo, Seja bem-vindo e palpite bastante, pois todos aqui são “viajantes na maionese”, sonhadores , loucos assemelhados e afins.rsrsrsrsr A idéia principal creio, é que esses campers, que a maioria quer estariam instalados em veiculos 4×4, portanto a Grand Besta, estaria fora. Fiquei curioso em relação ao Bongo, pois desconheço que haja uma versão 4×4. Com relação a barraca no teto, é a que desejo, pois tambem considero usar a parte fechada sómente para transportar as tralhas.
andarilho tricolorParticipanteOla Nilton; Que vença o melhor, mas tá dificil dizer qual é, pois o SPFC está em um ano horrivel e a macaca está sendo rebaixada…se estivesse bem…eu diria que ela leva, mas vamos esperar o final do jogo! A proposta de fazer um “bau” , seria mais ou menos assim: Imagine um bau de…chute…2,30 de altura externa e de 1.90 de altura livre interna. Esses 40 cm, seriam um rebaixo externo, que comportaria a barraca (como se fosse um “poço” no qual a barraca fechada ficaria encaixada. Na parte frontal desse “bau”, avançado sobre o teto da picape, haveriam acessos com pequenas portas laterais, e o frontal teria um desenho de corta-vento, em desenho de cunha. Quanto a um croqui, alem de ser péssimo em desenho, não tenho a minima idéia de como fazer para colocar aqui…sou um dinossauro e com certeza um analfabeto digital…rsrsrsrsrsrs
andarilho tricolorParticipanteOla Nilton, Sou SPFC, com certeza…sem fanatismo! Aquela FORD vermelha, vai de encontro ao que eu penso, mas seria uns 40 cm mais alta, e eu retiraria a porta da caçamba, para poder instalar uma porta vertical de acesso. Eu incluiria tambem um avanço sobre a cabine. A idéia da Flipac, é ótima, mas alguma coisa me diz que algo feito de aluminio traz mais segurança e possibilidades de desenhos internos, e com os devidos isolamentos, ficaria mais confortavel termicamente falando. Quanto a escala industrial, acredite, pois nas especulaçoes pude perceber que os profissionais que trabalham com esses baus de aluminio são bastante flexiveis a idéias, e chutando…chutando mesmo…sairia algo como 4.500 Dilmas até 6.000 Dilmas, a depender do material de janelas e portas, mas já com um rack para a fixação da barraca. Os extras ficariam por conta do acabamento interno….ao gosto e bolso de cada um…. e pintura, caso o proprietário queira. Veja bem…quem faz o bau, em geral não pinta e nem faz qualquer coisa interna…mas deixa já preparados furos e o que for necessário. Um cara com quem conversei…perto do terminal fernão dias, me disse que havendo firmeza no pedido e encostando a viatura na data marcada…em dez dias no máximo…a coisa fica pronta! PS: Voce saberia me dizer…se há possibilidade legal….o Detran aceitaria…caso eu opte por remover a caçamba e construir algo a partir do chassis? Quem autorizaria e regulamentaria isso? Vale dizer que isso seria feito em uma picape cabine dupla…talvez frontier, ou hilux!
andarilho tricolorParticipanteOla Nilton, Antes de mais nada obrigado pela sua atenção. Em verdade meu projeto é bastante embrionário e no momento tenho uma Frontier, mas não descarto a possibilidade de trocar por alguma picape diferente, desde que seja cabine dupla, porque eventualmente levo mais de uma pessoa junto. Eu penso em um projeto para acoplar uma CW no teto, mas de uma maneira que não afete demais a aerodinamica…Vou tentar explicar. Quero que seja um teto, com um “rebaixo”, onde a barraca fique encaixada e “escondida”, e que o frontal dessa capota de caçamba avance para o teto da cabine de modo que seja utilizavel, para por exemplo carregar um macaco hi-lift. Complicado pra entender? É obvio que para esse “rebaixo” no teto da capota não implique em redução do espaço interior, deverá ser mais alto…talvez uns 50 cm mais ou menos, mais alto em relação a cabine. Mais do que a beleza da “coisa”, prezo a segurança e a praticidade de acesso a objetos, pois não usarei como casa móvel em todas as viagens, pois em algumas a patroa faz questão de ficar em pousadas, portanto o interior da parte traseira será mais para materiais de emergencia, onde pretendo carregar pequeno gerador, geladeira, compressor para os pneus, e um fogãozinho e algumas outras coisas, em uma emergencia de querer passar uma noite em lugar mais remoto, sem hospedagem. Continua……………… [hr] Em relação ao que pesquisei, foram contatos sem pretensão, mais para “especular”, do que própriamente dito para fazer orçamento, mas pelo que pude captar até agora, uma capota/bau…de aluminio, ao estilo dos caminhoes, alem de ser mais segura, é tambem relativamente mais barata do que algo feito de fibra. Meus medos maiores são arrombamento e fogo e creio que o aluminio dá mais segurança nesses quesitos, alem de facilitar internamente a passagem de “conduites e cabos”. Minha mente lida melhor com a coisa “quadradinha” que os baus representam e creio que seria mais fácil para fazer um design onde tudo se encaixe. A outra vantagem que descobri, é que os profissionais que lidam com esses baus, são flexiveis em relação a idéias e projetos, e o custo só vai progredindo conforme a escolha de ferragens mais sofisticadas, para compor abertura de janelas e portas. Em conversa informal com um na região do terminal de cargas fernão dias, citei a possibilidade de usar janelas e portas de barcos, e o mesmo disse que seria possivel sim usar esses itens. Recomendou-me tambem que usasse acriclico 8 milimetros para as janelas, que representam quase… eu disse quase…um vidro blindado, em termos de resistencia a tentativa de vandalismo. Me ajude…….talvez voce tenha algum senão em relação ao uso de aluminio………Quero se possivel trocar idéias.
andarilho tricolorParticipanteAi sim, Embora o espaço, talvez, seja reduzido em relação a um camper, gostei bastante principalmente daquele que está escrito”Rapter”. Ja imaginei algo assim, talvez um pouco mais alto, mas não encontrei quem mexesse com fibra e quisesse executar a idéia, pois alegam que é necessária uma “fôrma”, o que encareceria o custo de produção, se isso não resultasse em pelo menos uma duzia de unidades. Atualmente tenho conversado com um produtor de pranchas de surf, de Ubatuba e juntos estamos desenvolvendo algumas idéias para tentar laminar algo em cima de uma estrutura, que provavelmente será de aluminio. Não acho impossivel. Em relação as portas e janelas tenho encontrado alguma dificuldade, mas ja iniciei conversas com uma pessoa que importa esses itens para barcos e acho que dá para adaptar. Gostei das portas de barco, pois são bem reforçadas e toda a ferragem é imune a corrosão, alem do sistema de vedação, ser excelente, para agua(é lógico!) e poeira. De qualquer forma, o que imagino, é algo que leve uma CW, acima do teto, e que esse teto tenha um alongamento aproveitavel por cima da cabina, com um design que possa inclusive, ser aerodinamico, “escondendo”, parte da barraca. A parte fechada em si, uarei sómente para uma pequena cozinha, talvez uma televisão e tanque de agua, geladeira e toda a traquitana. [hr] Nilton; Para tentar acrescentar uma idéia, usando outra, seria válido pesquisar o preço de algo parecido com uma dessas das fotos, mas feita de aluminio, com o material usado para fazer bau de caminhão. Particularmente em São Paulo, existem dezenas de pequenos “fabricantes” que acredito estariam dispostos a executar algo assim, pois não estão presos a estruturas burocráticas de grandes empresas e tem o talento e a experiencia para executar algo do zero. Como meus pensamentos ainda são bastante embrionários e a verba não cresce em arvore, estou analisando todas as variantes, materiais, prós e contras, tentando aliar um bom projeto, que agregue espaço, leveza, segurança e se possivel que seja algo agradavel de se olhar. Já está claro na minha cabeça que não quero sob hipótese alguma, esses campers que alem de serem “trambolhos”…rsrsrsrs, como já chamei, com aquele “rabo” sobrando alem da carroceria, tem uma altura que creio seja muito incomoda em relação a estabilidade e tambem para acessar ruas mais estreitas ou até caminhos mais dificeis, numa condição off-road. Em algum desses foruns 4×4 eu já disse que não faço muita questão de conforto absoluto e abro mão desse exagero de equipamentos, em prol de algo que me seja divertido e que eu possa utilizar para lazer, minimizando preocupaçoes extremas com coisas mais delicadas, pois o espirito de aventura, tem de estar acrescido de um pouco de “perrengue”…só um pouco…pois senão perde a graça. Uma frase que já li, resume bem esse espirito que citei: O menos, as vezes é muito mais!
andarilho tricolorParticipanteEm complemento ao que escrevi acima, quero detalhar um pouco mais, até no intuito de receber idéias para ir aperfeiçoando aos poucos, pois sonhar com um projeto, faz parte da brincadeira. Imagino essa “tampa” na parte superior do camper, como uma tampa de caixa de presente…não é dificil imaginar…que tenha uma estrutura em perfilados de aluminio (pela leveza), mas ao mesmo tempo sejam resistentes para suportar um certo peso sobre ela. Como já imaginei, creio que será necessário um sistema de manivela para levantar esse teto, que se expandirá algo como 40 cm mais ou menos, expondo a “lona” que será o elo de ligação entre a tampa e o bau. Quando fechada, a tampa, terá travas internas e quando aberta terá hastes de sustentação Não sei de verdade as conveniencias de uma barraca de teto sobre isso, mas imagino que para minhas conveniencias, a parte do “bau”, seja só para utilização de uma pequena sala e cozinha, deixando o dormitório para a barraca tipo CW externa. O banheiro, imagino que possa ser do tipo externo, com uma lona e a ducha tambem externa. Aceito de muito bom grado…sugestoes, , dicas, idéias e palpites em geral, pois não tenho nada “fechado” e creio que muitas cabeças pensam melhor do que uma
andarilho tricolorParticipanteTendo contato com todos esses “trambolhos”, fabricados aqui, fico pensando que a melhor idéia de todas, a meu ver, é a do “asiatico” americano. Não vejo como impossivel remover a caçamba de uma picape e construir (ou mandar fazer) uma estrutura semelhante a essas usadas por “VUCS”, com a diferença de um teto “destacavel”, para cima. Esse meu sonho, creio possa ser construido em estutura de metalon, revestido por aluminio (desses de bau de caminhão) com todas as vantagens do peso menor e não ser inflamavel. O isolamento interno pode ser de espuma expansivel (poliuretano) e revestido com placas de madeira revestidas de fórmica. A “tampa” na parte superior é o algo mais fácil, desde que se utilize nos cantos do bau (colunas) perfilados maiores que possam receber um menor dentro, em um encaixe telescópico. A parte expansivel desse camper pode ser feito, sem medo, de lona de caminhão, que alem de resistente pode receber camadas de impermeabilizante para tecido, ficando dessa maneira bem resistente a rasgos e as chuvas. Será necessário um pouco de criatividade e artesanato para abertura de janelas, mas isso um sapateiro pode costurar, juntando seus projetos e materiais já existentes no mercado. Acredito que uma boa base de camper, esteja ai, com um custo razoavel, de facil manutenção, de peso compativel com picapes de porte médio ( S-10, Hilux, Frontier, Ranger) que podem ser de cabine simples ou dupla, e alem de tudo poder exercer a criatividade, as necessidades e gostos de cada um e conforme seu bolso. Espaço não vai faltar. Creio ser viavel tambem um projeto assim para poder “encaixar” sem remover a caçamba, para quem não quer ou não pode por outras utilizações, abrir mão da caçamba. Aguardo comentários, com prós e contras…..Saude a todos! PS:Uma das vantagens que vejo nessa minha idéia, é que o teto desse camper tanto pode ser utlizado para colocação de uma barraca de teto, ou caixas para transporte de ferramentas, ou outro uso imaginado por cada um. Em especial na minha idéia, tenho o projeto de usar parte desse teto para a barraca e parte para equipamentos para expedição off-road ( macaco, ferramentas, cordas e etc…)
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