Capt.A330
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Capt.A330Participante
Dias 04 ao 07/04: Nestes 4 dias ficamos em Bahia Blanca, visitando amigos, passeando e fazendo compras (comprando o vinho para bebemorar em Campos do Jordão!). Fui conhecer o Camping Municipal de Bahia Blanca, e não é muito grande, mas bem arborizado, com luz, água, 15 US$ pelo carro e Trailer por dia, mais 1 US$ por pax/dia; bom, mas fica não muito longe duma petroquímica e duma favelinha, embora tenha segurança 24 hrs. Visitamos um museu aeronáutico, bem interessante, com muitas recordações da guerra de Malvinas, e também o mini zoo de Bahia Blanca. Comemos excelentes churrascos, milanesas, bons vinhos, levamos as roupas na lavanderia, ao igual que em Calafate e Ushuaia, e não é caro, bem mais em conta que no Brasil. Em uma rua de Bahia, encontramos um Trailer estacionado na calçada! O dono resolveu o seu drama de estacionar perto do centro; queria ver que aconteceria se eu deixasse o Guanaquito parado acima duma calçada no centro de Curitiba…achamos muito interessante, com certeza, bem mais barato que um Camping:D …imagina só o Vila do Jairo ou o Imperial do Odair parados acima da calçada da Av. Ipiranga, perto da São João http://www.youtube.com/watch?v=AGQfeuq_kpo , com eles acampados e fazendo um churrasquinho no meio-fio da avenida…ficariam famosos! (e provavelmente, presos, mas que ia dar umas fotos memoráveis, ah, isso ia!) Descansamos muito, e levamos para ver os “machucados” do Guanaquito. Com respeito ao tanque d’água, o conserto ficou tão bom, que só em Curitiba que vai ser modificado; quanto à suspensão, vimos que a ponta esquerda do eixo dianteiro estava um pouco aberto, e soltou um extremo da barra estabilizadora, mas não prejudicou em nada o sistema de suspensão do Trailer; ponto para Turiscar, eles sabiam fazer Trailer para durar! (a cada dia eu estou mais apaixonado pelo Guanaquito!):coracao: De verdade, posso constatar, após uma viagem de mais de 12.500 kms, sendo mais de 200 kms. de estrada de chão, que o padrão de qualidade da saudosa Turiscar, era excelente. Continua… F 1 -Guanaquito no Aero Club. F 2 -Zoo de Bahia; adivinhem o quê encontramos… F 3 -Museu aeronaval F 4 -Abertura do eixo dianteiro esquerdo. F 5 -O eixo reparado.[hr] F 6 -A milanesa não cabia no prato… F 7 -Camping, porquê?:demais: F 8 -Problema para estacionar? Seus problemas acabaram! Chegou o “Estacionator-Calzader Tabajara! F 9 -Se a moda pegar por aqui… F 10 -Daria para fazer um MH econômico…[hr] F 11 -Entrada para o museu aeronaval. F 12- Na frente do hangar do ACBB
Capt.A330ParticipanteDia 03/04: A noite teve chuva e vento por vezes, que batia no teto do Guanaquito como um galopar de cavalos, o que me lembrou http://www.youtube.com/watch?v=gWTjjm-Gg3c ou http://www.youtube.com/watch?v=-zol906ltPU … Hoje não precisamos sair cedo, então “enrolamos” para levantar e tomar café, e depois saímos para passear pelas redondezas, a pé, já que a chuva tinha parado. O lugar é bonito, com uma igreja da Missão, um seminário católico, um museu, uma réplica do forte (fortín) da época da colonização e guerra contra os indígenas, e um Camping; pena que o dia estava tão nublado, que não permitia boas fotos. O Camping é bem arborizado (até demais, cuidar os tetos dos Trailers!), protegido do sol e do vento, fica do lado do Rio Colorado, tem luz, e água, esta, como de praxe, só nos “piletones”, mas nada que uma boa e longa mangueira não resolva. http://www.turismopractico.com.ar/Paseos/BsAs/fortin-mercedes.htm Como é tudo colado um do lado doutro, em pouco tempo pudemos recorrer tudo, e foi uma pena que o museu estava fechado. Neste lugar, teve Dom Bosco um papel importante na catequização dos indígenas, que pus fim , com o tempo, à matança dos índios por parte dos soldados, e neste lugar se venera a memoria dum indiozinho, filho dum importante cacique guerreiro, que se converteu ao catolicismo, Ceferino Namuncurá, e que morreu, ainda adolescente, em Roma, quando da sua visita ao Papa, e que queria unir as duas raças, índios e brancos, pelo poder da fé cristão, deixando de lado as matanças sem sentido. http://pt.wikipedia.org/wiki/Zeferino_Namuncur%C3%A1 . Agradecemos pelo pouso ao pessoal do seminário, e devagar, pois a etapa hoje é bem curta, empreendemos o caminho com destino a Bahia Blanca. Percurso: http://goo.gl/maps/xL0u0 Almoçamos na entrada da cidade, desta vez num restaurant, para as gurias descansarem, e as milanesas de terneira (enormes!) estavam muito boas, com batatas fritas acompanhando, e nos custou aprox. 10 US$ por pessoa; chegamos no Aero Club cedo e nos instalamos com tempo, já que o clima estava melhorando. Ficaremos alguns dias aqui, para descansar, ver família e amigos, conferir o tanque d’água e verificar um barulhinho, aparentemente da suspensão. Continua… F 1 -Fortin Mercedes. F 2 -O Camping de Fortin Mercedes. F 3 e F 4 -Fortin Mercedes. F 5 – A igreja de Fortin Mercedes.[hr] F 6 -A igreja por dentro. F 7 -A entrada do Camping. F 8 -Museu à direita, o fortin ao centro e a torre da igreja ao fundo.
Capt.A330ParticipanteDia 02/04: Hoje o dia amanheceu nublado, com vento e algumas gotas de chuva se anunciando, e devagarinho, saímos de Camping Municipal de Puerto Pirámides, prometendo voltar novamente, e aproamos a Ruta 3, para chegar primeiro em Serra Grande e abastecer, já que lá seria o último lugar de comb. mais barato. Na Ruta 3, o vento aumentou, trazendo bastante poeira dos campos secos, o que me lembrou http://www.youtube.com/watch?v=n8xC-RQ1W3g , http://www.youtube.com/watch?v=-z_OnVM1FAM ou se preferem em português http://www.youtube.com/watch?v=DEdl_CbAd2I ;em Sierra Grande, enquanto abastecíamos, encontramos um casal na sua primeira viagem com Trailer, e combinamos de nos encontrar um pouco para frente na estrada, para eles conhecer o Guanaquito, o que assim fizemos, e eles gostaram demais; o Trailer deles, embora bem mais novo, definitivamente não tinha o padrão de acabamento da Turiscar. Após o almoço, o vento e a chuva aumentaram, e não podíamos ir alem de 60 kms/h que o Guanaquito começava a rebolar e dançar como se estivesse numa escola de samba! As gotas grossas batiam forte sobre o comboio, e fomos devagar, com muito cuidado, e se tivesse sido um pouco mais intensa, teria parado num lugar fora da estrada, que fosse o suficientemente grande como para poder manobrar nele. Durou perto de uma hora a chuva,e vi que definitivamente, uma tormenta não é o melhor tempo para atravessar com um Trailer; o certo mesmo, é parar com o comboio aproado para o vento e esperar passar, de preferência, afastado da estrada. Queríamos ir para Rio Colorado, no nosso caminho para Bahia Blanca, mas, por causa da tormenta, errei o trevo de San Antonio Oeste, e sem querer, continuamos pela Ruta 3; tudo bem, a distancia seria um pouco maior, mas já que estávamos por lá, iriamos para Camping de Pedro Luro, na Missão Salesiana de Fortin Mercedes. Quando chegamos lá descobrimos que o Camping opera só na temporada todos os dias, e fora da mesma, só fim de semana, que não era nosso caso; pedimos para o pessoal da Missão se poderíamos dormir lá, e eles gentilmente autorizaram. Embora não quis ser indelicado e pedir água e luz, foi muito bom ficar lá, já que água e luz nós tínhamos, e se fosse para um posto, teríamos bem mais barulho que lá. O percurso eu divido em duas partes, por causa do problema do Google Maps, que faz uma rota diferente: http://goo.gl/maps/4ex8T http://goo.gl/maps/mXq6Q Bem, ficou tarde, e hoje foi um dia cinza e pesado, então deixamos para amanhã o passeio pelo lugar; agora, jantar e dormir cedo, que amanhã tem mais. F 1 -Os Guanacos. F 2 -Fila para abastecer em Sierra Grande. F 3 -Trailer argentino. F 4 -Saindo da tormenta, perto de Viedma, Rio Negro. F 5 -Missão de Fortin Mercedes.
Capt.A330ParticipanteMeu caro Palm…ooops, Green: Quero te incentivar para ir, sim, é uma coisa que vocês vão lembrar e contar o resto das suas vidas, e então, vamos aos fatos; 1-gasolina; se você sair por Barra do Quaraí, com tanque cheio e mais alguns galoes, e manter uma vel. de cruzeiro econômico (devagar, poupa comb., com a Pajero bem reguladinha e pneu cheio), e curte muito mais a estrada, até Sierra Grande, onde o comb. é mais barato, não fica tão caro, e a qualidade do comb. é em geral muito boa, em especial nos postos YPF e Shell. São perto de 1.700 kms. que farias com comb. mais caro que no Brasil, se for por Barra do Quaraí, o que significa menos de 3 tanqueadas da Pajero, assumindo que a mesma faz perto de 8 kms. por litro, andando devagar, e tanque comportar 80 lts. ou mais. Percurso estimado: http://goo.gl/maps/RsJiT 2-Se eu com o Guanaquito, que por dia, percorro menos distancias, chegava bem nos Camping, você mais ainda, e também os postos, te deixam ficar, sem problemas, especialmente se você abastecer lá. 3-Em Dezembro/Janeiro, a temp. é mais agradável, e nada que uns cobertores (mais o cobertor de orelha) não resolvam; não vai ser muito mais frio que a Serra Catarinense no inverno, e você já foi nela. Green, se anima, você vai ter muito para fotografar e contar na volta; coragem! Abraços!
Capt.A330Participantepp5yy wrote:A viagem está maravilhosa, pena que já estamos voltando.:@Capt.A330 wrote:F 1 e 2: Até breve, Rada Tilly!Se a saudosa TURISCAR ainda estivesse na ativa, com certeza a primeira foto serviria para um belo comercial. Ela já está sendo usada como protetor de tela aqui no meu micro. Entre 1981 e 1986 eu e os meus pais tínhamos um Trailer Turiscar Brilhante, puxado por um Dodge Dart (também conhecido como Dojão). Dardo, os teus relatos e as fotos me trazem boas lembrança daquele tempo.:feliz: Obrigado por compartilhar esta experiência com todos nós.:timido:
Jorge, que bom ter lembranças assim; eu lembro de Papai nos levando, a meu irmão e eu, nas viagens de carro quando eramos crianças…pena que não tínhamos um Trailer na época, mas eu sempre olhava com admiração os Trailers…tempo bom… Abraços, e obrigado pelas tuas palavras! [hr]
Jairo wrote:Dardo, to aqui acompanhando tudo e viajando junto com vcs pelas fotos!!!!! Abraços!!!!Obrigado Jairo, e hoje tem mais; abraço para você e as meninas!
Capt.A330ParticipanteDia 01/04: Hoje vamos deixar descansar o Guanaquito, carregamos na Triton nosso almoço tipo “pic-nic”, bastante água e sucos, as câmeras, agasalhos, filtro solar, etc. e vamos passear pela reserva. O percurso: http://goo.gl/maps/drcj5 http://www.peninsulavaldes.org.ar/pr/peninsula.php?contenido=peninsulavaldes Primeiro, vamos no centro de visitantes (do ponto A para B no mapa), para saber o melhor recorrido, e de quebra, visitar o mini museu do lugar, que é didático e interessante. Tomamos a Ruta 2 de asfalto de novo em direção a P. Pirámides , até a parte de terra da Ruta 2, viramos a esquerda na Ruta 3 e depois à direita, pela 52 até a Estancia Elvira http://www.laelvira.com.ar/ , em Punta Cantor (um pouco para frente do ponto C). O lugar tem uma colonia de pinguins, aprox. 3 kms. antes da Estancia, onde você fica a poucos metros das aves, e na Estancia, tem banheiros, um mini percurso de observação de fauna e flora, e um Hotel e restaurant, embora achei caro. De Punta Cantor (um pouco ao sul do ponto C ), vamos para Punta Norte (D), não por onde indica o mapa, e sim pela beira da praia; cuidado os amantes do Rally, o percurso é convidativo para acelerar, mas é traiçoeiro, com areia e pedregulhos finos. Após alguns kms. de Punta Cantor, para o norte, paramos para caminhar um pouco numa praia, para ver as estranhas praias de pedrinhas, em lugar de areia; cuidado, não é em todo lugar que pode se descer para a praia, em função da reserva, e com carro, nem pensar ir para a praia, você será multado até sua oitava geração! Exageros à parte, siga sempre as indicações das placas e dos guarda-fauna, para evitar aborrecimentos. Em Punta Norte vimos um filhote de lobo marinho perdido, a menos de 200 mts., e a mãe dele procurando o fujão. Lá também tem um barzinho com banheiros, caso precisar. Na volta, pela Ruta 3 (de D para A), vimos vários guanacos, e a estrada é muito boa, embora de rípio, e acessível para qualquer tipo de carro, inclusive os mais baixos. Chegando na entrada da cidadezinha, fomos na “loberia” de Punta Pirámides http://goo.gl/maps/3scwf , a só 5 kms., e ficamos por lá até o fim da tarde. Nós achamos que foi um dia maravilhoso, porque curtimos, como bons campistas, da fauna, flora e especialmente, de lugares onde a natureza se mostra em todo seu esplendor ( de preferencia, lugares solitários e tranquilos, pois si eu quiser aglomerações e tumulto, vou acampar na arquibancada do Morumbi em dia de clássico). Cansados (caminhamos bastante), porém felizes, a tomar banho, jantar e dormir; detalhe, como íamos sair no outro dia cedo, levamos o Guanaquito para perto dos “piletones” onde tinha tomadas elétricas, nos “apropriamos” duma torneira a fim de ter uma conexão direta de água (não tinha ninguém por perto, pois tinha poucos acampantes e como os “piletones” ficavam donde de dia não tinha sombra, era só para nós!), e dormimos por lá mesmo. Hoje foi um dia muito bom; amanhã voltamos para a estrada. F 1 -O Camping Municipal de Puerto Pirámides. F 2 -Colonia de pinguins. F 3 -Sua Majestade, “El Guanaco”. F 4 -Colonia de lobos marinos. F 5 -Ao fundo, Puerto Pirámides , visto desde a “loberia”[hr] F 6 -A praia de pedra F 7 -Loberia Punta Pirámides. F 8 -Pinguinera perto de Punta Cantor. F 9 -Camping Municipal. F 10 -Museu do centro de visitantes. [hr] F 11 e 12: “Estou com sono…” F 13 Lugar bom para um Rally de velocidade… F 14 e 15 Filhotes de lobo marinho.
Capt.A330ParticipanteBom dia Odair, vou aproveitar que estou em casa, e continuar o relato. Bondade tua achar que daria um livro, mas um manuscrito para o dia que tiver netos, é uma boa ideia. Bom, a continuar o relato; abraço! [hr] Domingo 31/03: De manhã, saímos do Camping de Rada Tilly com destino a Puerto Pirámides, na Península de Valdes, num percurso de perto de 550 kms.; http://goo.gl/maps/cFnfv , e partimos cedo para aproveitar o dia; saímos pela beira-mar, que passa logo acima do Camping, onde tiramos fotos, e após abastecer e atravessar Comodoro Rivadávia, estávamos na Ruta 3 de novo. Lá perto do médio-dia, comecei a sentir que perto de 85 kms/h, o comboio ficava instável, e paramos para ver que estava acontecendo; era o pneu traseiro da L200, que estava só com 18 das 38 libras de pressão que deveria ter…eu tinha um compressor e calibrador B & D que nunca tinha usado, desde a época do Doblò Adv., quando em 2.007 viemos para estas bandas; e não é que funcionou direitinho? Uma beleza, enchemos e calibramos o pneu, acabou o problema (coitado do Guanaco, a gente estava culpando ele do problema, e era o pneu da L200!); almoçamos e continuamos viagem. Passamos por Trelew, e paramos no mesmo posto da ida, abastecemos, e quando calibramos o pneu…estava com a pressão certa, depois de abast. e deixar esfriar; desconfio que quando calibrei em Comodoro, ao abastecer, o bico ficou sem fechar totalmente, e até hoje, continua normal. Vale salientar que os pneus do Guanaquito, que comprei em final de 2.012, Chineses, e que são os que equipam a “Grand Best A” na Coreia do Sul, tiveram um rendimento exemplar, e não somente não usei o estepe (levei ainda mais uma roda para emergências), como a perda de pressão foi em media menos de 1 libra a cada 15/18 dias, não variando entre eles nem 0,5 lbs. (eu os utilizava na pressão máxima recomendada, de 65 lbs.: me surpreenderam, excelentes! Chegamos de tarde em Puerto Pirámides, pagamos aprox. 25 US$ por pax de entrada para a reserva, que começa bem antes de chegar na cidadezinha, pelo tempo que quiser, e fomos para o Camping Municipal, bom, embora me contaram que em alta temporada lota muito, sem sombra para todos, musica alta, adolescentes sem juízo, etc., o que se está tornando comum, infelizmente, tanto lá quanto acá nos Camping badalados ou a beira-mar; aprox. 15 US$ por pax, Guanaquito “free” por ser fora de temporada , luz, com água meio longe, sem grama, areia, mas muito bem protegido por barreiras de árvores, e do outro lado das arvores, a praia. O posto tem Euro diesel e o preço é praticamente o mesmo de todo o Sur. Na cidadezinha tem mercadinhos, e duas boas padarias. Alguns “sites” do lugar: http://www.puertopiramides.gov.ar/ , http://www.patagonia.com.br/cidade.php?cidade=8 , http://www.interpatagonia.com/puertopiramides/ , Tinha outros 2 MH mais distantes, 3 Trailers e diversas barracas; tanque cheio de água, banho, janta, e a dormir que amanhã vamos rodar bastante. F 1 e 2: Até breve, Rada Tilly! F 3 e 4: Parada para calibrar pneus e almoçar. F 5: Rada Tilly. [hr] F 6 Hora do almoço no “Le Guanac”; ubicação meio fora de mão, mas exclusiva! F 7 e 8 A tarde cai…mas não se machuca, em Puerto Pirámides. (aprendi com o Green!)
Capt.A330ParticipanteOdair, meu caro, para variar, tuas considerações, sao aulas; sempre aprendo algo contigo, e esto e’ muito útil para mim. Agora, na parte final, …”vem aqui e manobra…” Beti já se solidarizou com ela (corporativismo feminino) … Falando serio, eu já cometi esse erro do “L” e arrastei pneus…não gostei nem um pouco; a melhor coisa que bolamos com a minha “alemoa” foi usar os walk-talk, uma mão na roda! ( ou no microfone ). Que bom que gostastes da foto, vou continuar incrementando o relato com bastantes delas. Um abraço, meu amigo!
Capt.A330ParticipanteSábado 30/03: Acordamos cedo para tirar algumas fotos da linda nau Victoria (Imagino que se tivesse musica, seria algo parecido com http://www.youtube.com/watch?v=zQLqZASplc0 , and… “on the Road Again…” http://letras.mus.br/willie-nelson/27989/traducao.html .Percurso do dia: http://goo.gl/maps/vBFbm , A distancia a ser recorrida hoje não era muita, e por isso, aproveitamos para passar por Jaramillo, a só 7 kms. da Ruta 3, pois tinham me falado dum Camping novo, e queria também conhecer muito este povoado, carregado de historia http://es.wikipedia.org/wiki/Jaramillo , http://www.pagina12.com.ar/diario/suplementos/turismo/9-2497-2013-02-10.html ,de um passado não muito distante desta Patagonia mágica, que também guarda segredos para os visitantes. http://es.wikipedia.org/wiki/Estaci%C3%B3n_Jaramillo , http://www.acampante.com/listado/campings/jaramillo/santa-cruz , http://arqueologiaferroviaria.blogspot.com.br/2013/05/estacion-jaramillo-santa-cruz-argentina.html A cidadezinha tem aprox. 250 hab., e a estação dum trem que não mais passa por lá, é testemunha duma historia de rebeldia e coragem…bom, voltando à realidade, o Camping é muito bonito, porem pequeno (Odair e Jairo conseguem estacionar lá, eu ainda estou calculando…), muito limpo (característica difícil de achar num lugar com vento e poeira), e atendido por uma senhora muito simpática e prestativa, que quando viu que vinhamos do Brasil, se iluminou a cara dela, e nos atendeu como se fôssemos embaixadores “del país hermano”! (talvez sim, o sejamos, mesmo que informalmente, pois levamos, com orgulho, a bandeira do Brasil, e somos, mesmo que indiretamente, representantes do nosso pais) O preço era de aprox. 25 US$ no total por dia, para 3 pax e Guanaquito. Eu recomendo, e muito, que na ida ou melhor, na volta, deixar o Trailer lá, para visitar a estação e museu da Patagonia rebelde, e no outro dia, cedinho ir a conhecer o Bosque Petrificado, do qual já falei neste relato, para ir somente com o carro, pois são perto de 270 kms. entre ida e volta, sendo 100 kms. de terra, ou pelo menos, já que é tão pertinho da Ruta 3, vale a pena dar uma paradinha e caminhar um pouco. http://goo.gl/maps/bDffl Almoçamos em Jaramillo, no “Le Guanac”, de lado da estação, num dia bonito e sem vento, e a almoço foi um “Pio IX”, comida que a minha guria aprendeu a fazer na Argentina, e estava uma delicia (até hoje me arrependo de não ter ficado no Camping de Jaramillo, e tomar um Navarro Correas no almoço e outro na janta…) Bem, deixamos devagar o povoado, e aproamos para Rada Tilly, passando primeiro por Caleta Olivia, onde fomos na “La Anónima” para encher a geladeira, já que não mais teremos controles sanitários no caminho. Em Caleta paramos para ver o tanque, e passear um pouco pela praia de águas geladas e muitas aves. Chegamos no Camping de Rada Tilly, onde tínhamos parada na ida, e já eramos “velhos conhecidos”, e fomos bem atendidos pelo encargado que nos perguntou como tinha sido a nossa viagem para a região Austral, e conversamos bastante, sobre ambos países, política, situação econômica de ambos, Messi, e eu falei sobre meu time, o melhor, longe, disparado do Brasil, o…bem, deixa pra lá! Foi um dia muito prazeroso, com o Guanaquito se comportando muito bem, mesmo meio “machucado”. Um jantar regado a Navarro Correas, e a dormir, que amanhã tem mais! http://www.youtube.com/watch?v=1TD_pSeNelU F 1 -Réplica da nau “Victoria” de Magallanes. F 2 -Guanaquito e Victória. F 3 -Parada para revisar o tanque. F 4 -Camping em Jaramillo. F 5 -Estação de Jaramillo.[hr] F 6 Almoço em Jaramillo. F 7 Pio IX; Presunto, alface, pepinos cortados, tomate, maionese, etc., tudo embrulhado numa massa tipo de pão de ló; se não estiver dirigindo, acompanhar dum tinto seco… F 8 Servidos? F 9 Camping de Jaramillo; o piso é de pedra. F 10 Estação dum passado que ainda ecoa no vento patagonico…[hr] F 11, 12 e 13: Pertinho de Caleta Olivia. F 14 e 15: Camping de Rada Tilly.[hr] F 16 Jantar em Rada Tilly, no “Le Guanac”.
Capt.A330ParticipanteDia 29/03: Assim que acordamos e tomamos café, fui buscar uma oficina, e então descobri que …era Sexta-feira Santa…tudo fechado! Bom, tentei ver se o posto tinha uma rampa para eu mesmo tentar consertar…nada! O jeito foi continuar caminho, já que vimos que agora no asfalto, sem peso (água) podíamos seguir e procurar um posto, de preferencia na estrada e que tivesse uma rampa, e continuamos a viagem, sendo que tempos em tempos, parávamos para conferir o tanque, que suportou muito bem, obrigado!. Paramos no km. 2.512, curva do nosso pêndulo na ida, e fotografamos o lugar; se olhar bem, não é uma curva fechada, porém, a vel. alta e a distração, aliado à descida, foram as causas para o incidente, e graças a Deus, não acabou lá a nossa viagem, e serve como alerta para todos (especialmente para mim!), sobre os cuidados ao dirigir com um Trailer nessas retas tão longas, que as vezes, tem curvas, sim! Almoçamos perto de Cmte. Piedrabuena, e entramos na cidade para ver si no posto do centro tinham rampa, mas não tinham, ao igual que no posto da estrada, e aproveitamos para conhecer um pouco o lugar, que é a cidade das rosas, embora nesta época tinha poucas. Continuamos então até Puerto San Julián, e quase na frente onde na ida tiramos fotos do monumento erguido em lembrança dos Heroes das Malvinas, naquele posto da YPF, tinham uma rampa,e permitiram usar a mesma! O único problema que vimos é que era um tanto quanto elevada, mas, nas atuais circunstancias, foi essa mesmo! Desloquei o suporte central para o extremo esquerdo e amarrei no centro umas cordas, que resistiram muito bem até Curitiba, sempre conferindo, em cada parada, como estava se comportando o conserto; pronto, agora arrumo Trailer na Patagônia, e se alguém precisar de mim naquelas latitudes, é só chamar! Como já estava ficando tarde, fomos para o Camping de San Julián, que tinham me falado que era bom, mas quando chegamos lá, o encarregado não estava, e sem ninguém para autorizar a entrada, decidimos dormir num posto da YPF no centro, que gentilmente nos proporcionou lugar nos fundos, assim como água e luz, ao que nos agradecemos muito, e aproveitamos para encher o tanque da Triton. Dormimos logo, felizes de ter feito o conserto no Guanaquito, para de manhã cedo ir a tirar umas fotos da réplica do navio “Vitoria” http://www.sanjulian.gov.ar/pag_naovictoria.php , que foi uma das naves de Magallanes, e a única que completou a viagem que deu a volta ao mundo, e também lá foi celebrada a primeira misa na Argentina; também contam os historiadores, que neste lugar Magallanes encontrou alguns nativos, mais altos que os espanhóis, e com pés grandes, e daí se originou o termo “Patagon” (pé ou pata grande), e a região começou a se chamar “Región de los Patagones”, abreviada para Patagonia. http://pt.wikipedia.org/wiki/Patag%C3%B3nia . O percurso do dia: http://goo.gl/maps/c2oq5 . Amanhã tem mais! F 1 e 2 -Fatídico lugar do pêndulo. F 3 Cmte. Piedrabuena. F 4 -Achamos a rampa! F 5 -O tanque consertado, precário, porém firme.[hr] F 6- Descida para a curva do “Guanaco doido”! F 7- A curva. F 8- A curva vista no sentido contrario; observar as marcas das freadas dum camião ou ônibus.
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