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Capt.A330

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  • em resposta a: Ushuaia de Trailer-Relato #49487
    Capt.A330
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    16/03 Sábado. Sobre o Camping: regular, bom fora de temporada, quando tem pouca gente, ou seja, inicio de Março até Junho e de Agosto até Novembro; http://www.acamadryn.com.ar/ Saímos perto das 08:07, com o odômetro indicando 74.001 kms., para uma etapa mais curta, de aprox. 470 kms., pois queria ir devagar nesta etapa, porque já esperava encontrar os fortes ventos patagônicos, que no fim das contas, não aconteceu, sendo um percurso bem tranquilo. Puerto Madryn é uma cidade bonita, desde onde se pode avistar baleias nas épocas de procriação, tem pouco mais de 80.000 hab., e conta com a maior fabrica de alumínio do pais, e para entrar na cidade, em direção do Camping do ACA, tem que pegar a 3ra. entrada (2da. após o aeroporto), para não pegar o transito do centro. Bem, já na estrada, temos duplicada quase que todo o percurso até Trelew, perto de 65 kms., e abastecemos num YPF quase na frente da pista de Trelew, sobre a Ruta 3, à direita. Continuamos pela Ruta 3 em direção a Comodoro Rivadávia, a maior cidade de Chubut, perto de 180.000 hab. e daí para Rada Tilly, perto de 8.000 hab., a escassos 15 kms. de Comodoro, na qual, Rada Tilly, é uma cidadezinha de veraneio de Comodoro, e era lá nosso destino, o Camping Municipal de Rada Tilly. http://www.radatilly.com.ar/turismo-camping.html Passamos pela entrada a Punta Tombo, onde tem uma das maiores reservas de pinguins de Sudamerica, e eu já fui um par de vezes, e embora a maior parte é de asfalto, tem uns 40 kms. de cascalho, geralmente em boas condições, e você precisa de pelo menos 4 hrs., a partir da entrada na Ruta 3. Começamos a ver Guanacos, ainda poucos, porem mais do que perto de Sierra Grande. Na chegada em Comodoro Rivadávia, tem uma longa descida, de aprox. 18 kms., e as faixas duplas amarelas de não ultrapassar, olimpicamente ignoradas pela maioria dos locais :s (esto é regra, e não exceção na Argentina; CUIDADO!:@). De Trelew até Comodoro, são aprox. 375 kms, e embora eu carregava 2 galões de 10 lts. c/u de diesel para emergências, minha autonomia deu com sobras para fazer esta etapa, e é bom, porque no caminho praticamente não tem postos, que eu lembre! Dica: Sobre o comb. de reserva; sempre levei 20 ou 30 lts. de comb. de reserva em galões, e nunca me criaram problemas nas fiscalizações, mas lembrem que é terminantemente proibido entrar no Chile com comb. que não do tanque, e se você esquecer, tem que colocar a reserva no tanque de imediato, antes de entrar na território chileno. Comodoro é uma cidade de transito meio tumultuado, e infelizmente, tem que atravessar pela cidade para chegar em Rada Tilly, sempre se mantendo pela Ruta 3, na direção de Rio Gallegos. Dica: fazam as compras de supermercados em Comodoro, sem sair muito da Avda. principal, Hipólito Irigoyen, que é tambem a Ruta 3, pois em Rada Tilly tem um mercadinho que não é muito grande (embora dá para o gasto), e é mais caro, como toda cidade de veraneio. A rede mais importante de supermercados na Patagonia, é “La Anónima”. http://www.laanonima.com.ar/sucursales/sucursales https://plus.google.com/110580576842068294137/about?gl=br&hl=pt-BR No segundo link, vocês tem a que indica a melhor opção sem se afastar da rota, e eu marquei o quarterão para visualizar melhor. O Camping é bonito, embora com pouca grama (clima muito árido), tem tomadas, e como de praxe, poucas torneiras. Eu entrei e circulei por detrás dos banheiros, à esquerda, que tem mais espaço (pero no mucho!), e embora a torneira distante, aprox. 18 mts., de lá conseguia pegar wi-fi, incluído na diária de aprox. 24 US$. DICA importante: sempre entre a pé primeiro, para ver o local, e principalmente as arvores, com seus galhos “traiçoeiros”, que estos Camping em geral, são um pouco apertados para comboios de 14 mts., como no meu caso (quero ver como Odair vai se virar com o Imperial:-/:D) Nós bolamos o sgte.: temos 2 “walk-talk” da Motorola, baratos, porém muito eficientes, e uma das “gurias” vai na frente me avisando das árvores, e fica na retaguarda quando dou ré, e resulta extremamente pratico; além disso, quando vamos nos mercados, postos, alfandegas, etc., é muito pratico para manter o contato, principalmente sem celular! Sobre o cel.: se voce quer fazer um plano de “Roaming”, na patagonia funciona bem o Claro, mas o melhor é você ter um aparelho triband ou quadriband, e comprar um “chip” pre-pago lá e assim só sua família terá esse numero para emergências, sendo muito mais barato nas ligações locais. Quando quiser ligar para o Brasil, use o “Skype” a partir das lojas de conveniencias da YPF, Lan-houses, Camping, etc., ou utilize os “locutorios”, como era antigamente no Brasil, onde você entra numa cabine do locutorio ou lan-house, e é muito mais barato falar para casa. Bem, como era cedo, instalamos o Guanaquito, e fomos para a praia, distante 4 quadras, para passear, e colocar as mãos na água fria do Atlantico; o exercício deu fome, e voltamos para um jantar delicioso regado por…adivinha!:D E antes de me chamarem de “pau d’água”, aclaro que um cálice somente é a minha medida, pois um bom vinho é para degustar, e não para “encher a cara”, na minha modesta opinião. Bueno, a dormir, que amanha tem mais estrada! Foto1-Saindo do Camping de Puerto Madryn. Foto2-Chegando a Trelew, na Ruta 3. Foto3-A 1.691 kms. ao sul de Buenos Aires e 3.500 de Curitiba…:demais: Foto4-Perdido? É só seguir o avião; parada para o almoço, sem Navarro Correas…:-/ Foto5- Saimos da Ruta 3 e chegamos em Rada Tilly; muito bonita a entrada da cidadezinha![hr] OOOpppsss! Sabado 16/03 Pessoal, faltou o percurso no Google Maps: http://goo.gl/maps/HEbQa Já que estamos por aqui, mais umas fotos: Foto 6-Chegada em Comodoro; é uma pá de hélice de aero-gerador (onde será que eles acham vento por aqui?:D) Vai ver muitos pela região. Foto 7-Já viu no inverno o quê te espera… Foto 8- A entrada do Camping em Rada Tilly. Foto9- A praia de Rada Tilly. Foto10- Saindo cedo do Camping Municipal de Rada Tilly.

    em resposta a: Ushuaia de Trailer-Relato #49485
    Capt.A330
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    leandrovaranda wrote:
    Esto só “corujando” e tentando aprender um pouco. Se levar o feijão cozido, sem ser enlatado pode? Pelo que entendi o problema é com coisas que podem ser plantadas.

    Buenas Leandro; acho que não tem problema, mas eu não quis arriscar; inclusive minha irmã comprou um feijão que vem em pacote tipo “tetra pack”, caixinha, já pronto, e estava muito bom! Pode parecer bobagem eu postar esto, mas quem já ficou vários dias fora do Brasil, é quase unânime em sentir falta das nossas comidas, mesmo que no exterior sejam as mesmas, excelentes; é “saudade gastronômica”, no meu modesto entender, que se amplia pelo fato de você estar na tua casa (Trailer ou MH), e a comida é a que comemos em casa, que após alguns dias, nos faz falta. Abraços, Leandro![hr]

    pp5yy wrote:
    Estou adorando os relatos e fotos.:) Já me considero o quarto membro da expedição.:demais: Só não acelera muito se não eu fico zonzo.:-/ Já fico imaginando quando chegar a minha vez de pegar a estrada.:P Um abraço.

    Bem vindo, Jorge: inclusive, não esqueci que você me pediu mais fotos do MH de Capilla del Señor, e lá vai; a última não se enxerga muito bem a traseira do MH, mas era a única que tinha. Abraço![hr]

    Jairo wrote:
    Dardo, não sei se sem, cem ou mil palavras……muito show….que vontade de ir pra lá tb!!! Abraços e ve se não demora muito pra postar o restante….

    Oi Jairo, já vai, já vai…:D Lembro que temos viagem marcada para viajar com os dois Trailers juntos; abraços![hr]

    Dr. Green wrote:
    também to ligadão aqui

    Abraço, Dr. Palm…opss, Green!:D

    em resposta a: Ushuaia de Trailer-Relato #49478
    Capt.A330
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    15/03 Opss! Na pag. anterior, postei como 14/04, quando deveria ser 14/03. (Parafraseando o partido I.Sued, “Sorry, periferia”, embora o “Sorry”, é de desculpa mesmo!) Bem, acordamos cedinho, que a etapa seria longa, e lá fomos, com o Guanaco faceiro que só, de peito aberto para os pampas! (os dias que passei no Rio Grande pegaram…no bom sentido, claro!):D Faróis baixos sempre acessos, conforme manda a Ley Argentina, e poucos kms. após Bahía Blanca, encontramos a barreira zoofitosanitaria, que revistou o carro, e pediu permissão para revistar o Guanaco, tarefa que realizou a moça encargada, com supervisão atenta da “alemoa”, e cobraram 3,5 US$ pela desinfecção do carro e guanaco, que quando você passa por uma cavidade com produto químico, borrifa um pesticida para matar os possíveis germes, portanto, recomenda-se fechar bem as janelas ao sair. A Ruta 3, que tem seu inicio no km”0″, no Obelisco, bem no centro de Buenos Aires, seguimos por poucos kms., e só iriamos a retomá la muitos kms. depois, perto de San Antonio Oeste, pois é um percurso mais curto, ir pela 22 e depois a 251 até encontrar novamente a Ruta 3, que termina em Ushuaia, ou melhor, em Bahia Lapataia, pertinho de Ushuaia. Continuamos reto no trevo que separa a Ruta 3, que se divide à esquerda, e entramos na Ruta 22, que vai até Neuquén, e após 163 kms. da nossa saída, chegamos a Rio Colorado, após passar a ponte do rio do mesmo nome; neste lugar, nova vistoria, mas sem pagar agora. IMPORTANTE: a partir de agora, entrando na Patagonia, toda cidade que passar, e que diste mas de 150 kms. do seu ultimo abastecimento, encha o tanque, pois os postos são muitas vezes distantes, ou não chegou faz dias o camião que abastece, ou qualquer outra situação, e então, abasteça! Aproveitei, como sempre, para olhar os pneus do comboio, tocando nos pneus e nas rodas com o dorso dos dedos, pois pneu quente significa pouca pressão, e roda quente, freio presso ou rolamentos com problemas, entre outros; além disso, mesmo que por poucos minutos, todo mundo desce para espichar as pernas, descansar de estar sentado, se espreguiçar e outros, o que torna estas rápidas paradas muito produtivas, alem de dar “a volta do cachorro”, para ver se engate, correntes, claraboias, janelas, etc. estão em ordem. Fazíamos assim: eu era encargado de ver rodas, pneus, engate, correntes, etc., e as ladies, janelas, porta, tulhas, claraboias (sei lá, sobe numa escada do posto, vai naquele barranco, se vira, viu, “fia”!):D (não deixa a alemoa saber, senão…:s). A estrada é boa, tanto na 22 quanto na 251, que você pega à esquerda aprox. 28 kms. de Rio Colorado, e a paisagem vai ficando cada vez mais desértica, com longas retas (cuidado para não dormir!), e perto de San Antonio Oeste, você encontra a Ruta 3 novamente, e não sai mais dela até Ushuaia. Do posto YPF de Rio Colorado, até o ACA (Automovil Club Argentino, sempre associado a YPF, ou Yacimientos Petrolíferos Fiscales, ou “Jazidas Petrolíferas Fiscais”) de Sierra Grande, tem 356 kms., e se você tem autonomia para isso, abastece lá (mas bah, tchê, tu não me acabaste de falar que abasteça sempre que puder, vivente?) Acontece que em Sierra Grande, já é considerada a Patagonia propriamente dita, e tem redução de impostos nos combustíveis, e o preço do comb. cai para aprox. 1,22 US$ o litro de Euro diesel, o que vai acontecer até Ushuaia:P:) Em Sierra Grande, abasteça no ACA, que indo, é o segundo YPF, também do lado direito da estrada, e eu não gosto muito do primeiro, pois faz anos, não fui bem atendido, embora pode ter mudado; o ACA tem como desvantagens que sempre forma filas e se demora um pouco, e como vantagens, tem uma boa loja de conveniencias onde pode tomar um cafe com media lunas :P, e banheiros limpos, enquanto aguarda. Cuidado com as curvas perto de Sierra Grande, pois você vem tão acostumado com as retas enormes, que quando entra na primeira curva, está desacostumado!:exclamacao: Perto de Sierra Grande, ou até antes, podem a qualquer momento ver Guanacos perto da estrada; si estiverem muito perto, diminua a velocidade, que eles tem como calcular o teu deslocamento, e fogem em outra direção, coisa que não ocorre se você estiver em alta vel., pois o cérebro deles não avalia direito teu deslocamento, e pode se atravessar na tua frente, como acontece seguido com quem corre muito! De Sierra Grande até o Camping do ACA, temos aprox. 144 kms., embora no Google Maps indique mais, por um desvio fora da Ruta 3, o que é um erro do sistema; eu projeto meus percurso com o “Bing Maps”, muito bom, embora voce tem que ter o Internet Explores (IE) para visualizar; ex.: http://br.bing.com/maps/default.aspx?v=2&cp=44.023938~-99.71&style=h&lvl=4&tilt=-89.875918865193&dir=0&alt=7689462.6842358#Y3A9N3cydnlzOWtnenJmJmx2bD0xOCZzdHk9YiZydHA9cG9zLi00MS42MTExMzFfLTY1LjM1NDQxMl9uZWFyJTIwODUzMiUyMFNpZXJyYSUyMEdyYW5kZSUyQyUyMEFyZ2VudGluYV9fX2FffnBvcy4tNDIuNzgwNDI1Xy02NS4wMDA0MDdfX19fYV8mbW9kZT1EJnJ0b3A9MH4wfjB+ Chegamos de tarde no Camping, e tivemos que entrar por uma porteira lateral, pois o Guanaquito não passava pela principal; o Camping é bom, embora não tem grama, e as torneiras só nos piletones, como de praxe, embora com eletricidade perto de todo ponto de parada; como o Guanaquito e a L200 somam perto de 14 mts., estacionamos nua ruazinha do Camping, já que nessa época tem poucos acampantes,e nos instalamos, conforme vem na foto debaixo. Na portaria tem Internet, se você quiser levar o Note, pois não tem muito alcance de sinal. O custo total foi de aprox. 19 US$ para o pernoite. Na frente do Camping, tem um sitio histórico, a poucos metros da portaria, e uma bela vista da praia e o por do sol sobre Madryn; vale a pena ir para ver, e também, se a maré está baixa, caminhar entre o milhões de moluscos que ficam expostos, na frente dumas covas, que serviram de abrigo para os primeiros colonos do Pais de Gales que migraram da Europa para esta região. Bem, estamos na Patagonia, e a noite fresquinha, foi ótima para dormir muito bem. O mapa, embora o desvio da Ruta 3 em Sierra Grande, é errado; a dist. real é de 667 kms. http://goo.gl/maps/U0pmg Foto1-As retas intermináveis de Rio Colorado para Sierra Grande. Foto2-Chegando a Arroyo Verde, limite entre Rio Negro e Chubut; aqui tem o ultimo controle zoofitosanitario, até a fronteira com Chile. Foto3-Chegando em Puerto Madryn Foto4-El Guanaquito no Camping ACA de Puerto Madryn. Foto5-Puerto Madryn, indo para o Camping.

    em resposta a: Ushuaia de Trailer-Relato #49476
    Capt.A330
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    14/04 Neste dia, foi de descanso, reencontro com família e amigos, compras, entre elas, algumas garrafas de Navarro Correas, que ninguém é de ferro, e outros mantimentos; nota: se você após alguns dias estranhar o feijão, saiba que será extremamente difícil encontrar feijão, como nós conhecemos, na Argentina; mas, se grãos não podem passar no Chile, como fazer? Simples, compre no Brasil feijão e/ou feijoada em lata, já cozido, que então é permitido, como conservas industrializadas, e você tempera a gosto por lá mesmo, e enquanto o faz, o aroma vai atrair cachorrada (e pessoas!) num radio de 40 kms., perguntando quê aroma delicioso é esse! (fora que é mais rápido de preparar, sem necessidade de panela de pressão umedecendo o Trailer):P Nós fizemos isso em vários lugares, inclusive em Ushuaia, e as pessoas passavam olhando para o Guanaco e com água na boca…:D Para que não ficasse insosso, a gente adicionou cebola, alho, folha de louro, pimenta, linguiça, toucinho e “otras cositas mas” de lá mesmo, e acompanhado dum Navarro Correas, foi o bicho!:P Saudades de casa? Só até acabar a ceia…:P (me remito às provas, excelência, adjunto fotos) Dica: se você não tem um aquecedor elétrico, compre um por lá mesmo, daqueles com quartzo, de no max. 1200 w, para não desarmar disjuntores no Camping, que por lá são mais baratos que no Brasil, não ocupa muito espaço e são bem leves; mesmo um de 1200 w, esquenta o Trailer todo, não queima oxigênio quase, e se cair acidentalmente, se auto-desliga; IMPORTANTE: não esqueça de comprar adaptadores de tomadas de 3 pinos (argentinas) para as nossas tomadas dentro do Trailer! Você encontra os “calentadores” e os adap. elétricos (se não tiver lá, veja uma “ferreteria”, ou seja, nossa loja de ferragens) na Cooperativa Obrera, o maior supermercado da cidade, com varias sucursais: http://www.cooperativaobrera.coop/la-coope-hoy/sucursales http://www.cooperativaobrera.coop/la-coope-hoy/sucursales/buenos-aires/bahia-blanca Lembrete: vinho, só no jantar, ou deixar alguém que não beba dirigir, para não estragar as ferias!:) Segurança acima de todo, em especial para os nossos seres queridos! Bem, após o singelo jantar, a dormir que amanha adentraremos na Patagonia… Foto1-Feijão e Navarro Correas: a verdadeira integração do Mercosul! Foto2-Chegando no Aero Club. Foto3-Estacionamento para Guanacos e aviões. Foto 4- Aero Club. Foto5-Jantar singelo,mas…com Navarro Correas Merlot 2.010

    em resposta a: Ushuaia de Trailer-Relato #49471
    Capt.A330
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    Buenas Odair: Eramos três, mi esposa, nossa amiga, irma do coração, e eu. Que tal esta foto cruzando “El Estrecho de Magallanes”? Abraços, meu caro!

    em resposta a: Expedição Trailer Brasileiro ao Fin del Mundo #49470
    Capt.A330
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    Meus caros colegas de MaCamp, já estou publicando o relato detalhado da Expedição nesta seção, com o nome “Ushuaia de Trailer-Relato”. Nos vemos lá; abraços!

    em resposta a: Ushuaia de Trailer-Relato #49468
    Capt.A330
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    13/03: De manha, cedinho, perto das 07:10, saímos de El Veredon, que nos custou aprox. 18,5 US$ no total (20 Pesos por pax, 60, mais 35 pesos do Guanaco= 95 pesos), e tomamos o rumo para Bahia Blanca, onde vive meu único irmão, pelas Rutas 39, 6, 7, 5 e 33 até Bahia Blanca; a saída é um pouco complicada, em especial a saída da 7, autopista dupla que vai de Luján (famosa pela Virgen de Luján, equivalente a N. S. Aparecida no Brasil) até Baires, e a Ruta 6, está um pouco esburacada, embora estão arrumando. Se eu continuasse pela 6 até Cañuelas, seria mais perto, mas apos o cruzamento com a Ruta 7, a 6 está em péssimas condições (informações dadas pelos caminhoneiros com quem eu conversava sobre as estradas nos postos); a Ruta 5 é pedagiada (barato, são 3 peajes de aprox. 2 US$ cada um, em Olivera, 9 de Julio e Trenque Lauquen), e está de boa a muito boa, e em Trenque Lauquen, se vira à esquerda na 33 até Bahia Blanca, que mesmo sem pedágio, está boa. Entre Pehuajó e Trenque Lauquen, existem diversas lagoas pequenas perto da estrada, com uma enorme quantidade de belas aves aquáticas, e as mulheres queriam parar cada 3 kms. para ver patos, garças, cegonhas, cisnes, flamingos, etc.; realmente, muito bonita esta região, com trigais a perder de vista, e suculentas, perdão, lindas vaquinhas por todos lados:P Pegamos um pouco de chuva no caminho, mas muito leve, e viajamos com boa sombra das nuvens. Como a viagem era um pouco longa, não tirei muitas fotos no caminho, embora as pradarias mereciam. Após Pigué (se pronuncia pigu-é), se começa a ver a Sierra de la Ventana (Serra da Janela), e interessante ver elevações em estas “pampas” a perder de vista; ao se chegar perto de Tornquist, se pode admirar melhor as serras, muito bonitas. Bem, de tardinha chegamos no Aero Club de Bahía Blanca, e pelo fato de ser Piloto, tive livre estadia no patio do Aero Club, onde ficamos todo o dia sgte. para descansar e fazer compras, sem esquecer que no outro dia após o descanso, passaríamos 3 barreiras zoo-fito-sanitárias, na saída de Bahía Blanca, no Rio Colorado e no Arroyo Verde, na divisa de Rio Negro e Chubut, onde é proibido ingressar na Patagonia com frutas, verduras e carnes cruas, e até mesmo salames e similares; embora um pouco exagerado, no meu ver, o fato é que graças a isto, entre outros, eles erradicaram a mosca da fruta, febre aftosa, cigarrinha e outras doenças nas frutas e nos animais, então, a cumprir com as regras! Eles pedem com respeito para vistoriar o Trailer, assim como o carro, e então, no dia anterior, colocamos umas passarelas de pano para que quando entrassem com calçado (nós o tiramos antes de entrar no Guanaco!), não ficasse as pegadas dentro de “casa”. Estes “sites” esclarecem melhor as coisas: http://www.funbapa.org.ar/productos_restringidos.htm http://www.funbapa.org.ar/mapa-barrera/mapa-barrera.htm http://www.patagonia-argentina.com/e/content/funbapa.php Concluindo, em Puerto Madryn você pode comprar todo o que necessitar, lembrando que na hora de entrar no Chile, na Tierra del Fuego, novamente terá uma inspeção, e muito mais rigorosa que na Argentina! Bem, um bom banho, ceia e dormir. O percurso: http://goo.gl/maps/giuTj Foto1-Lugar onde virei para direita, entre O Trailer e os piletones Foto2-Senhores, façam suas ofertas! Ouvi 75.000 US$ para começar? (Coitado, já teve dias melhores; só não entendi para quê o salva-vidas…) Foto3-Bom, você fique quieto… Foto4-El Guanaquito, descansando longe de casa… Foto 5- Saindo cedo de El Veredon…

    em resposta a: Ushuaia de Trailer-Relato #49466
    Capt.A330
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    12/03; Acordamos um pouco mais tarde, tomamos um bom café, enquanto conversávamos sobre o fato de estar no estrangeiro, longe de casa, e ainda com tanta estrada pela frente, felizes e prontos para estrada, de novo! Perto das 08:30, saímos devagar de Bella Union, com cuidado, pois as ruas estavam um pouco esburacadas e com lama da chuva da noite, e tomamos a Ruta 3 (regular e pitoresca, aprox. 132 kms.), até as proximidades de Salto, onde se vira à direita, no rumo da ponte Internacional entre Salto, Uruguay, e Concordia, Argentina. O cruze se efetua sobre a barragem duma hidroelétrica, que serve como ponte, e é bem interessante. A Aduana é integrada, ou seja, no mesmo lugar você faz a saída do Uruguay e a entrada na Argentina; a dica é, enquanto você estaciona o comboio, alguém já vai na frente com todos os documentos, do carro, Trailer, identidades ou passaporte, etc., para ganhar tempo, e depois, você vai para assinar seu visto; dica importante, você pode imprimir e preencher antecipadamente seu visto de entrada para Argentina em: http://www.migraciones.gov.ar/accesible/?doc_viaje no lado esquerdo, em “Servicios” “Imprima su tarjeta migratoria” (TES), o que vai poupar seu tempo, em especial a TUM, para a fronteira Argentina-Chilena na Tierra del Fuego. Lembram da minha preocupação com a Carta Verde para o Trailer? Bem, meu corretor me informou que para MH ou a L200, sim, corresponde, porque é um seguro internacional somente contra terceiros, e como o Trailer não é autopropulsado, se você tiver qualquer incidente, o seguro paga como se for o trator que ocasionou o acidente; resumo da opera, em NENHUM lugar me pediram, seja Uruguay, Argentina ou Chile, a Carta Verde do Guanaco! Inclusive, na Argentina, as Casas Rodantes (Trailers), tem a mesma placa do carro que a reboca, acrecida do numero 1…e quando me pediam nas Aduanas e Imigraciones os doc. do carro e eu entregava o do Guanaco também, me perguntavam “Este es de otro auto?”, ao que eu respondia que era da CR (Casa Rodante), e eles só anotavam o da camioneta…que falta de respeito para com o Guanaquito!:@ Bom, estamos na Argentina, terra do bom vinho, do churrasco, dulce de leche, empanadas, media lunas e o tango, entre “otras cositas mas”!:P Saímos da Aduana, e seguimos em direção da Ruta 14, sentido Buenos Aires, e cuidado para não entrar antes na Ruta 28, que leva para o centro de Concordia, o que é muito demorado. A Ruta 14, é duplicada entre Concordia e Buenos Aires, o que permite manter uma boa velocidade de cruzeiro, e procure abastecer em Concordia nos postos YPF, onde o diesel é um pouco mais barato (aprox. 1,55 US$ o litro do Euro diesel, com S70, ou seja 70 partes de partículas de enxofre por milhão de partículas, recomendado para motores diesel de ultima geraçao, ou 1,35 US4 o litro de Ultra diesel XXI, com S500, ou seja, 500 partes por milhao de part. de enxofre; no Brasil, o diesel é S10, ou S500 ou S1800, rodoviário, para motores antigos); a Shell vende o Shell Nitro Diesel, que é o nosso S10, embora a diferença com o Euro da YPF seja pouca. Primeira vez, em muitos anos que viajo para a Argentina de carro, que o comb. está mais caro que no Brasil, embora esto no cambio oficial ou turismo, pois se o valor de um dólar é de aprox. 5,15 Pesos, no paralelo, as pessoas te pagam 7 ou ate 8 Pesos por dólar, em virtude de ser praticamente proibido para eles comprar dólares…:desconfiado: sem palavras… então, se você levar dólares, e trocar com particulares, o cambio é muito mas conveniente, mas existe o risco do dinheiro ser falso, entre outros problemas…LEMBRANDO, TODAS AS MINHAS CONVERSÕES DE PESOS PARA DÓLAR, SÃO NO CAMBIO OFICIAL. Passamos o “peaje’ (pedágio) de Colonia Elia, perto de Concepción del Uruguay, que custa aprox. 3,5 US$. Bem, passamos pela ponte de Zarate-Brazo Largo, que na realidade são duas pontes, sendo que a primeira, vindo do norte, divide as províncias (equivalentes aos nossos estados) de Entre Rios e Buenos Aires. Sobre as policias: em todas as viagens que já realizei para Argentina, nunca tive problemas, excepto pela policia de Entre Rios, a única que 3 ou 4 vezes, me pediu dinheiro, ameaçando com multas falsas, e eu nunca dei dinheiro, assim como no Paraná, perto de Guarapuava, uma vez a Rodoviária Federal me quis extorquir, e eu não aceitei. A Gendarmeria Nacional, é muito séria, e jamais insinuaram sequer sobre propina, assim como também os Caribeneros de Chile, são muito honestos, embora ambos são meticulosos nas suas revistas. Deixamos a Ruta 14, que muda o nome para 12, passamos sobre a ponte de Zarate (peaje de aprox. 6 US$). Continuamos reto pela Ruta 12 em direção à Ruta 193, e apos aprox. 6,5 kms. do peaje de Zarate, viramos à esquerda na Ruta 193, na direção de Capilla del Señor, que fica a aprox. 15 kms. da saida à esquerda, e 18 kms. da entrada do Camping “EL Veredon”, onde ficamos. http://www.clubveredon.com.ar/ O Camping é bem arrumado, com uma area pequena, mas limpa e muita grama, com luz e água, que provem das torneiras instaladas numa pia coletiva, com 6 torneiras, que eles chamam de “piletones”. A estrada de entrada para Capilla, está com remendos, e deve se trafegar devagar, e tem que atravessar a cidade (coisa que eu nao gosto),embora a cidade é pequena, e antes de chegar ao Camping, 3 quarterões, tem uma padaria com ótimas media lunas (Croissant):P Recomendo entrar a pé primeiro, para ver bem o terreno, em especial as arvores, e eu entrei virando em semi-circulo ,bem a esquerda e girando para direita, passando entre o Trailer da foto e os “piletones’; cuidado, que é meio estreito! Bom, a instalar luz, água, e após um banho reparador, uma excelente ceia!:P O percurso: http://goo.gl/maps/iNVpZ Foi um dia muito lindo, com um tempo excelente! Fim. Foto1- A ponte-barragem sobre o rio Uruguay; tem sinaleiro e barreira, pois você divide a estrada com o trem! Foto2- A ponte Zarate-Brazo Largo Fotos 3,4 e 5- Camping El Veredon, Capilla del Señor, prov. de Buenos Aires.

    em resposta a: Ushuaia de Trailer-Relato #49458
    Capt.A330
    Participante

    11/03; Lembrando, no RS, Uruguay e Argentina, a volt. é 220v, a ter em conta com os transformadores. Saímos cedo de PAlegre, 07:05, embora com transito meio caótico, e entramos na BR 290, boa, mas com pedágio, via pontes do Guaíba (aquele que forma o Atlântico! :P): Custos do pedágio: 11/03/2013-07:20:56 CONCESSIONARIA DA RODOVIA OSOR ELDORADO DO SUL – PORTO ALEGRE/ INTERIOR 8 17,00 11/03/2013-07:40:34 METROVIAS S/A CONCESSIONARIA D ELDORADO DO SUL – KM 129,5 DESCEDENTE 8 14,00 11/03/2013-08:55:05 METROVIAS S/A CONCESSIONARIA D PANTANO GRANDE – KM 224,3 ASCENDENTE 8 14,00 Abastecemos sempre que possível, no caminho, na estrada sempre nas cidades ou suas redondezas, pois é lá que os locais também abastecem, o que faz que os postos cuidem melhor do comb., pois caso contrario, os hab. do lugar reclamam e dá policia, portanto, os postos se cuidam mais do que na estrada no meio do nada, e que você vai descobrir o comb. adulterado muitos kms. depois, e provavelmente não vai voltar para reclamar! A BR 290, onde não é com pedágio, está de boa à regular, e é bastante deserta, com longas distancias entre cidades, embora não faltem postos. Em Uruguaiana, viramos à esquerda, pela BR 472, (regular) em direção de Barra do Quaraí, distante 73 kms., e que é a fronteira com o Uruguay. Eu tinha pensado sair por Uruguaiana-Paso de los Libres, mas um amigo de Curitiba que tem MH, me recomendou ir por lá para conhecer estos lugares que eu não conhecia. Recomendo abastecer em Uruguaiana, pois em Barra é mais caro, e no Uruguay, mais ainda. Na saída do Brasil, não existe tramite algum, e na entrada do Uruguay, os tramites são rápidos; aviso, não se pode entrar no Uruguay com frutas, verduras ou carnes cruas (mas bah, tchê, nem para o churrasco???), embora eu declarasse que tínhamos umas poucas frutas, para consumo pessoal, e eles não criaram caso. Esta foi uma das etapas mais longas, com 712 kms., e embora pensávamos dormir num posto, nos recomendaram na Aduana, ir dormir num parque na cidadezinha, e o guarda noturno, nos permitiu usar a eletricidade (220V), com tomada num poste de lado da rua, e dormimos tranquilos, na beira do rio Uruguay, vendo as luzes de Monte Caseros, Argentina, bem na frente. Embora fosse un lugar seguro, era um pouco barulhento, até perto das 23 hrs., quando tudo ficou quieto, excepto por uma chuva gostosa que batia no teto do Guanaco, e ninava à gente:P. O percurso: (lembro que se aprox. bem, pode-se ver os lugares exatos de partida e chegada no Google Maps) http://goo.gl/maps/59rPV http://goo.gl/maps/a1nnq , Foto1- BR 290, perto de Alegrete (Não me perguntes onde fica o Alegrete!):D:D:D http://letras.mus.br/os-fagundes/174085/ http://www.youtube.com/watch?v=uxkFt1WjkcE Foto2 e 3- Ponte Internacional sobre o Rio Quaraí, que divide Brasil e Uruguay. Foto4-Ingressando na Republica Oriental del Uruguay (Bella Union) Guanaquito Internacional! :)

    em resposta a: Ushuaia de Trailer-Relato #49460
    Capt.A330
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    Domingo 10/03: Saímos do Camping Lagoa da Pinguela, RS, e fomos só até Porto Alegre, pois tinha negócios pessoais para tratar; o pernoite foi num estacionamento, do “Seu” João Ritter (João Carlos Ritter Estacionamento R São Francisco, 865 Santana – Porto Alegre – RS – CEP: 90620-070 Tel: (51) 3217-0856 | Cel: (51) 9955-4151), pequeno, com luz, água e Internet, bem cêntrico (até demais, foi um sufoco entrar e sair de Palegre!) Neste percurso a estrada, muito boa, embora com pedágio :@ (aprox. 4US$) Como a viagem foi curta, não tirei fotos, pois estava muito ocupado com o transito :( (Mas bah, tchê, como que tu te abancas com esse baita bagual no centro, não desconfiavas que a grande Porto Alegre vai de Curitiba a Buenos Aires, e o que forma o Oceano Atlântico é o rio Guaíba? Te fresqueia, guri, tu e teu Guanaco faceiro!):D Almoçamos numa churrascaria a só 2 quarterões do est., muito boa, indicação do “Seu” João, e o pernoite para 3 pax e o Guanaco, foi de aprox. 25US$. Percurso de só 125 kms., feito em 3 hrs., passeando: http://goo.gl/maps/KrzQf Fim.

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