Capt.A330
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Capt.A330
ParticipanteCapt.A330
ParticipanteGreen, meu caro, o contraste do deserto, com o Riozinho que corre pelo leito dum antigo rio de aluvião, é muito legal, e permite reter a umidade (água) do local, e o pessoal do lugar, aproveita para plantar algumas arvores frutíferas e tem até uma horta comunitária, que embora pequena, é muito bonita. Continuando… Por falar em água, a situação de falta de água em San Pedro de Atacama vem piorando através dos anos, e se for de carro, pense na possibilidade de levar, se puder e tiver bastante lugar no mesmo ou no RV, água desde o Brasil, naquelas garrafas de 5 litros, por exemplo; por vezes, enquanto estávamos lá, experimentamos falta de luz e água, e espero que já tenha sido resolvido. Nesse dia, deixamos para passear pela cidadezinha, falar por telefone, preguiçar e mexer com Internet; almoçamos num pequeno restorant, que embora simples, a comida era boa e não tão cara, embora nada é barato por aquelas bandas, inflacionado, quiçá, além das distancias que encarecem muito os fretes de tudo, pelas dezenas de turistas europeus, norte-americanos, asiáticos e de todas partes do mundo que se encontram em San Pedro. https://goo.gl/maps/PQWub “Sites” relacionados: http://www.sanpedroatacama.com/pueblo.htm http://viagem.uol.com.br/guia/brasil/atacama/o-que-fazer/index.htm http://www.cartacapital.com.br/internacional/a-agonia-de-san-pedro-de-atacama-9875.html Fotos: Construções tipicas de San Pedro de Atacama.
Vista desde a escuridão interna do restorant, em direção à rua.
Ruas de San Pedro.
Centrinho e pracinha, à direita.
O Museu Arqueológico R. P. Gustavo Le Paige . http://museoarqueologicolepaige.blogspot.com.br/
Prefeitura de San Pedro.
Turistas brasileiras em San Pedro.
A Igreja de San Pedro, construída no seculo XVII.
Interior da Igreja Matriz de San Pedro.
Foto tirada desde o interior da Igreja, que parece muito mais escuro em função da alta insolação externa.
Continua…
Capt.A330
ParticipanteBonito, hein CCB? Bem, será que o tal de CCB é fiel reflexo, com esta atitude, de como está o País, onde parece imperar a malandragem, oportunismo e falta de vergonha? Se a diretoria do CCB for séria, o minimo que espero, é um pedido de desculpas por escrito, aqui no Fórum, se retratando sobre seu lastimoso proceder; seria o minimo, se forem gente respeitável, como presumo que sejam! Da minha parte, vou esperar um mês para ver a resposta; caso não se manifestarem, farei questão de escrever sobre a realidade dos Camping do CCB que conheço, incluindo fotos, para evitar que colegas do Fórum sejam lesados quanto as suas expectativas ao se dirigirem ao um Camping do CCB. Data da postagem: 14/08/2015. Dardo.
Capt.A330
ParticipanteContinuando… Acordamos cedo, e fomos para El Salar de Atacama http://chile.travel/pt-br/aonde-ir/deserto-de-atacama/arica-5/salar-de-atacama-3/ , em especial a Laguna Chaxa, para visitar este Parque Nacional, e realmente, foi um belo passeio, onde alem dos lugares lindos que vimos e fotografamos, pudemos observar e aprender sobre o importante eco-sistema do lugar; pensar que até menos de 50 anos, este era um deserto com escasso valor comercial, mas com a descoberta do lítio nele https://pt.wikipedia.org/wiki/L%C3%ADtio para as modernas baterias para celulares, similares eletrônicos, baterias para carros elétricos, etc., todo este deserto se transformou num dos principais depósitos de lítio do mundo, dentre outros minerais não-metálicos valiosos. Ficamos no lugar toda a manhã, desde cedo, até inicio da tarde, e foi um belíssimo e instrutivo passeio. https://es.wikipedia.org/wiki/Desierto_de_Atacama Fotos: Saímos da estrada principal para pegar uma estrada de terra em direção à Laguna Chaxa, e tivemos uma surpresa: formada por areia e sal muito compactada, a estrada de terra era melhor que a de asfalto! Depois que vim saber do uso da bischofita no caminho. https://es.wikipedia.org/wiki/Bischofita
A lagoa e seus habitantes mais comuns, os flamingos. Lagoa de Chaxa. Flamingos em voo, com a lua ao fundo. Vulcão Lascar; eu pensei que a fumaça era um incêndio na encosta do morro, mas Beti insistiu que era um vulcão ativo… E não é que ela estava certa? Na foto com zoom, dá para perceber que está mesmo em erupção. https://pt.wikipedia.org/wiki/Vulc%C3%A3o_Lascar Flamingo almoçando… A estrada de terra que é melhor que o asfalto. Voltando para San Pedro de Atacama, com o vulcão Licancabur ao fundo. Após tanto deserto, este pequeno oásis perto de Toconao, mostra o milagre da água no deserto. Alguns “sites” relacionados: http://www.visitchile.com.br/laguna-de-chaxa/ http://viagem.uol.com.br/guia/chile/atacama/ http://www.sqm.com/es-es/acercadesqm/recursosnaturales/salmuera.aspx https://www.gochile.cl/es/salar-de-atacama/ https://es.wikipedia.org/wiki/Toconao Continua…Capt.A330
ParticipanteObrigado Junior, e na verdade, quando alguém vai em lugares assim, é muito prático ter este tipo de informações que te ajudam conhecer mais e melhor dum determinado lugar, sem gastar a mais por isso. E acho que o intuito de todo Campista de verdade, deve ser ajudar ao colega do mesmo jeito que será ajudado um dia; grande abraço! Dardo.
Capt.A330
ParticipanteBuenas! Alex, Junior, Green, obrigado; no dia seguinte à nossa chegada, fomos para El Valle de la Luna, e aqui, cabe algumas dicas: 1- se você tem seu próprio carro, veja bem os atrativos do lugar e vai por conta, que se for numa excursão paga, os preços são tão salgados quanto as salinas do lugar 2- saia bem cedo de manhã, que você terá dois benefícios imediatos; a temperatura estará agradável, e todos os outros turistas, que estão em excursões pagas, vão chegar mais tarde, porque ficaram dormindo mais um pouco 3-parece obvio, mas lembre de andar com varias garrafas com água no carro, que mesmo no friozinho da manhã, você está no deserto mais seco do mundo, e perde muita água do seu corpo, então, hidratar-se é uma necessidade imperiosa! 4- sempre leve chapéu, com abas grandes de preferencia, que a radiação solar é impiedosa; o mesmo vale para óculos de sol. 5-não esquecer do protetor solar, e um casaco, que de manhã é friozinho, e se ficar até tarde no deserto, fica frio de novo. O passeio no deserto de areia e sal do Valle de la Luna é imperdível, e prepare-se para caminhar bastante, se curtir caminhadas; para os mais sedentários, pode se percorrer grande parte dele no carro, com vistas espetaculares em diversos lugares. Alguns “sites” do quê ver em San Pedro e redondezas: http://www.visitchile.com.br/san-pedro-de-atacama/atractivos.htm http://www.goldtrip.com.br/passeios-no-deserto-do-atacama/ https://pt.wikipedia.org/wiki/San_Pedro_de_Atacama Fotos. O estacionamento; veja que só tem dois carros…não achei ninguém falando “quer que cuide, tio?”
Beti e Neiva caminhando acima duma duna no Valle de la Luna. Parte do Valle de la Luna. La existe uma antiga salina, agora fechada, e o pessoal construiu seus refúgios e casas com blocos de sal. Os blocos de sal pura na parede da casa.Beti e Neiva percorrendo as fendas das ravinas.
Uma experiencia fantástica; andar pelo leito seco dos rios, que forma cavernas e fendas. Mina de sal no Valle de la Luna. Estradinha que corta o Valle. No passeio do Valle; tive que correr para tirar a foto no automático, e quase levo um tombo daqueles no terreno acidentado…não faça como eu, seja cuidadoso! Continua…Capt.A330
ParticipanteA chegada em San Pedro de Atacama, de tarde, foi muito comemorada, em função de que estávamos fazendo realidade um desejo de alguns anos, e tenho que confessar, foi mais por vontade de Beti e Neiva, pois eu queria ir para meu lugar sonhado no mundo, onde temos lagos, vegetação e montanhas altas…mas, o encanto da dura solidão do deserto me fascinou, e foi muito bom ter realizado esta viagem. Lembrando, o deserto de Atacama está localizado na região norte do Chile, com aproximadamente 200 km de extensão, e vale destacar que o deserto de Atacama é considerado o deserto mais alto e mais árido do mundo. Na chegada em San Pedro, fomos fazer nossa entrada oficial no Chile, que só lá que tem seu posto de Imigração, mais de 150 km. de distancia da fronteira entre Argentina e Chile; tramites feitos, sementes de linhaça sequestradas, que Neiva trazia para nosso cafe da manhã, e que tínhamos esquecido que não podemos adentrar no Chile com alimentos vegetais ou animais não processados, ou seja, in natura, não pode entrar (esto seria muito instrutivo no planejamento da viagem para Ushuaia como Guanaquito), e fomos para um Hotel que já tínhamos visto e reservado via Internet; claro, os Hotéis quase nunca são tão bonitos e bom quanto você vê na Internet (ponto para ir com sua “Casa” junto!), mas como era limpo, ficamos; engraçado, após só um dia de andar naquelas ruas poeirentas e muito quentes durante o dia, nosso hotelzinho passou a ser muito mais agradável e lindo…questão de perspectiva! Por falar no Hotel, assim que chegamos, encontramos uma família de Santa Catarina, que tinham vindo de carro para ver a passagem do Rally Dakar, e que nos convidaram para ir com eles para um lugar nas proximidades, onde tudo mundo (turistas) ia para curtir a pôr-do-sol, e assim fizemos, sem nem sequer desarrumar as malas; foi muito lindo o espetáculo, ficamos muito agradecidos aos Catarinenses, excelentes pessoas! Chegando em San Pedro de Atacama, Chile.
O inicio do “Valle de la Luna” (Vale da Lua). Entardecer, com o Licancabur ao fundo. Lugar para curtir o entardecer. Pôr-do-sol na Valle de la Luna. Foi um belíssimo espetáculo… Deserto imponente. Mas ir para o deserto e não sair do asfalto com um 4×4, não é aventura, é quase passeio na cidade… Por falar em isso, muito cuidado, nunca saia das trilhas por onde outros carros já passaram, sob pena de ficar encalhado na areia, principalmente se for só um carro! Contornando a entrada oeste do Valle de la Luna. Subida de Las Salinas, entrada oeste do Valle de la Luna. Continua…Capt.A330
ParticipantePois é Green, e lembras quando tu pensavas que era uma Lhama?…e sem contar ainda que agora, a imensa maioria dos participantes do MaCamp, sabem o quê que é um Guanaco…Fórum MaCamp também é cultura! Abraços! Dardo.
Capt.A330
ParticipanteContinuação: Na divisa entre Argentina e Chile, no Paso de Jama, a foto mostra no sentido leste, em direção à Argentina, onde se visualiza o terreno já percorrido.
Ponto de maior altitude que registrei no Paso de Jama…quase 5.000 metros sobre o nível do mar…para fumantes, uma ótima oportunidade de largar o vicio, ao perceber o que custa respirar nesta altura! Já na Carretera 27 em Chile; o deserto de Atacama toma conta da paisagem totalmente. https://goo.gl/maps/fe0HG Os vulcões Licancabur e Juriques com sus neves eternas; naquela região, bem perto da nossa estrada, o limite entre Chile e Bolivia. https://goo.gl/maps/3wwZu https://goo.gl/maps/MAQow http://www.viajeros.freeservers.com/fotos/Volcanes/lican1sg.htm Uma das poucas lagoas na região próxima da estrada, quase sempre salgadas. Parada para almoçar na frente dos vulcões Licancabur e Juriques…com uma vista dessas, até o sandwich era um banquete…se estivesse com o Guanaquito, ficaria o dia inteiro e a noite também, para curtir o lugar e as estrelas. Vista mais próxima do vulcão Licancabur, com suas neves eternas. E não é que encontramos um guanaco na estrada? E o bichinho, embora selvagem e arredio, parou para olhar nós…Para quem acredita em predestinação… A cadeia de montanhas em direção à Bolivia, na Cordillera de los Andes, onde muitas destas montanhas, são vulcões. Começa a longa descida para San Pedro de Atacama; lá longe, no horizonte e abaixo, a cidadezinha de San Pedro. Tem uma longa descida, que torna imperioso o cuidado ao descer nela com um Trailer. Continua… Abraços. Dardo.Capt.A330
ParticipanteBuenas Rodrigo! Legal ver tuas melhoras, e como é bom o conhecimento que adquiriste na construção do teu Mini-Trailer, pois sem duvida, te deu excelente preparo e experiencia para deixar o KC 330 em ótima forma. Grande abraço! Dardo.
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