Eugenio Tramontini
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Eugenio TramontiniParticipante
Meu motorhome (plataforma mercedes de motor trazeiro) quando o recomprei de volta, a primeira coisa que fiz foi retirar o dito suporte trazeiro de moto, motivo: impedia o acesso rápido ao motor e a moto mesmo com capa sempre acabava sujando. O que fiz foi modificar a lateral do motorhome, construido uma porta maior e basculando um beliche onde ficou uma garagem limpa e com local para uma verdadeira sala de jogos (lá se joga tudo para dentro). Mas o assunto principal são os MACACOS NIVELADORES: Estes devem tem um cuidado todo especial ao serem instalados, obedecendo certos critérios que vão evitar muitos aborrecimentos. Nos veículos equipados com motor trazeiro deve-se instalar somente 3 macacos , sendo dois trazeiros e um na parte central do eixo dianteiro. Qual a vantagem deste sistema? Muitas, a principal delas é que se evitará a torção da carroceria (tres pontos de apoio nunca torcem a extrutura da carroceria e facilitam em muito o acerto do nível do veículo. Já vi muitos motorhomes com 4 macacos que após o nivelamento a sala lateral móvel não abria, justamente pela torção da extrutura que os 4 macacos acabam fazendo. Este tema eu gostaria de aprofundar com outros companheiros experientes. Forte abraço.
Eugenio TramontiniParticipanteAtenção proprietários (inesperientes) de SAFARI. Muitos por serem leigos no assunto e irem na conversa de vendedores de pneus que não tem critérios técnicos para isso, acabam vendendo aos safaristas pneus inadequados a Safari, esta deve usar pneus expecíficos para veículos de carga (originais da Kombi) para garantir boa estabilidade, economia e durabilidade do motor. O que ocorre muitas vezes é que os mesmos acabam comprando e equipando a Safari com pneus de automóveis ( já vi muitas com pneus de OPALA), estes pneus não tem extrutura reforçada para rodar redondos e ainda agravando em muito o famoso jogo lateral, deixandoa Safari dançando na estrada, por serem muito macios e com extrutura muito frágil, acabam aumentando o consumo, diminuido a segurança e exigindo mais esforço do motor para empurar o conjunto. Espero ter colaborado. Forte abraço Eugênio Tramontini
Eugenio TramontiniParticipanteA melhor maneira de agradar o gerente do posto, sem dúvidas é sempre reservar uma cota do tanque para abastecer no fim da tarde ao chegar nos postos, conversar com o mesmo, explicar sua intenção de pernoitar e abastecer o motorhome (parcialmente) para fazer aquele agrado, depois se instalar num local seguro e fora da área de circulação de veículos, eu particularmente procuro la no fundo próximo da borracharia, ofereço uma gorjeta ao borracheiro (normalmente ficam de plantão a noite) e este ajuda na segurança. Nunca tive problemas e eles adoram uma graninha extra, aproveito para ligar a tomada da luz, pagando para isso. Outro cuidado são com os tanques, nunca derramar liquidos pelo chão. Fica assim aqui a minha humilde opinião.
Eugenio TramontiniParticipantePrezados amigos Após uns 15 anos sem Motorhome, também pensei em importar um usado dos USA, mas cheguei a mesma conclusão dos amigos. Daí resolvi procurar um usado por aqui mesmo, não foi fácil pois os MH que estão a venda ( numa faixa de preço em torno de 100 a 200 mil) geralmente não transmitem segurança, salvo ser for de algum conhecido. Após muitas buscas acabei por encontrar o último MH que eu tive (dos 6 que eu tive). Comprei por um bom preço e praticamente refiz o mesmo de “cabo a rabo”. Internamente dei uma modernizada, trocando todos equipamentos, por fora também fiz algumas alterações e entre elas fiz uma garagem para moto em baixo dos beliches, troquei o parabriza por uma lâminado de 10 mm que trasmite mais segurança e outras coisas mais. Mas o maior gasto foi na mecânica, embora ele tenha rodado menos de 100 mil km após ter sido transformado e que na época tinha sido tudo zerado, voltei a fazer tudo de novo ( e aconselho a todos que não queiram ter incomodações futuras, que façam também). Trata-se de um chassis Mercedes-Bens 362 1976 que foi escolhido com muito capricho, na época (comprei em 1987, guardei até 1992 quando fiz a montagem com toda carroceria nova), mesmo assim no último ano fiz revisão completa como segue: Sistema de freio troquei Servo, Válvulas, tanques de ar, alguns canos, estacionário, cilindros, tambores, lonas, aproveitando para trocar também rolamentos e outras miudezas. Câmbio: revisão completa com troca de rolamentos e sincronizadores. Diferencial: Revisão completa. Motor: Sómente a perfumaria pois está ainda semi-novo. Direção: Revisão, alinhamento, geometria e balanceamento. Após tudo isso, estou viajando tranquilo e curtindo meu velho amigo que já me custa mais de 160 mil, nada demais pela segurança que ele me transmite, com sua simplicidade de todos Mercedes mais antigos. Posso dizer que não me arrependi pelo investimento que fiz e aconselho a quem deseja começar com um MH antigo, que compre por um bom preço e reserve uma parte do investimento para fazer o que eu fiz. Forte abraço a todos. Eugênio
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