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Lsmjunior

Respostas no Fórum

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  • em resposta a: Esquema elétrico Motorhome em construção #63536
    Lsmjunior
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    Estou pensando em comprar um Inversor de 3000W ao invés de 4000W. Como pretendo importar o equipamento, esta alta do dólar salgou bastante meus planos. Será que um inversor de onda senoidal pura de 3000w vai dar conta deste meu projeto?

    em resposta a: Esquema elétrico Motorhome em construção #59143
    Lsmjunior
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    Obrigado pela explicação. A resposta do técnico me deixou bem confuso, até porque não entendo nada de LEDs, mas me garantiu que deveria ter potência superior no Motorhome para que as lampadas funcionassem perfeitamente. Uma coisa que me deixou preocupado é quanto a essa efeito estroboscópio que ele comentou, caso a lampada de 6w fique com menos que isso de potência, talvez o Led não funcione direito. Ja vi em fotos alguns Motorhomes e Trailers usando lampadas e spots parecidos, não sei se é esta mesma ideia que tenho. Teoricamente um spot de 3w funcionaria dentro da faixa de tensão da bateria. 3_LEDs_3W_300lm_White_Light_LED_Ceiling_Light_with_LED_Driver_AC_85-265V_5000-6500K_LT00122014.jpg

    em resposta a: Esquema elétrico Motorhome em construção #62534
    Lsmjunior
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    Daniel Felisbino wrote:
    Essa que vc postou sim irá direcionar a luz para o chão sim num formato cônico, porem hoje vc encontra luminárias quadradas e redondas, de placa de led, essas sim espalham a luz mellhor pq nao tem foco direcional e sim projetadas para esse fim. painel-plafon-luminaria-embutir-led-slim-spot-30x30-25-watts-12459-MLB20060077900_032014-O.jpg[hr]

    Pois então, estou vendo estes plafons slim de 6W para colocar no teto e alguns spots de Led de 3w para colocar embaixo dos armários. Eu tinha duvidas quanto a tensão desses LEDs, pois eles vem acompanhados de um drive que transforma 110/220V na tensão de funcionamento deles. Notei que quanto maior a potência da luminária em LED, maior a tensão de saída do Drive. O Drive da de 3W dizia Output de 3-12V, já o de 6W diz que é de 6-12V, os de 18W que vi dizia ja 36-48V e isso me deixou em duvidas. Entrei em contato com uma fabricante deste tipo de lampada e o técnico me informou que posso liga-la sem problemas diretamente na rede 12V do Motorhome sem o drive, a unica exigência é que a rede fornecesse potência superior a da lampada para que ela funcione sem efeito estroboscópio. Vamos ver no que dá.

    em resposta a: Esquema elétrico Motorhome em construção #62463
    Lsmjunior
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    GustavoN wrote:
    Disjuntor tri-fásico pra 12V DC? Acho que não estás olhando o equipamento certo.. disjuntores de 100/200/300A ou mais são comuns. Seria bom pedir para um eletricista experiente dar uma olhada no sistema final. Esse tipo de carga facilmente incendeia o veículo.

    Os unicos que encontro são aqueles disjuntores automotivos, mas até onde sei não são confiáveis, não são normatizados e não desarmam corretamente. Os únicos disjuntores que vi que possuem especificação para corrente contínua são os Siemens, conforme catálogo: https://w3.siemens.com.br/buildingtechnologies/br/pt/produtos-baixa-tensao/protecao-eletrica/minidisjuntores/5sx1/documents/disjuntor%205sx%205sp_ca_c01_ind3.pdf A questão é, da Siemens não há disjuntor mono para corrente 150A e nem espaço para fixar um cabo de 70mm², por isso minha ideia era usar um trifásico de 50A dividindo o cabo em 3, mas não sei se conseguirei dividir a corrente igualmente nos 3 cabos.

    em resposta a: Esquema elétrico Motorhome em construção #62459
    Lsmjunior
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    Ja estou estimando a fiação para cima para que não tenha problemas. Bom, estou procurando por disjuntores da Siemens que tem especificação para corrente contínua com tensão baixa. Meu problema é encontrar disjuntor de 150A, 200A monofásico (com certeza não existem). Se eu utilizar um disjuntor trifásico de 50A dividindo a fiação, será que vai dar certo ou é muita invenção? Esta difícil achar uma solução para isto. E sobre as lampadas, alguém tem ideia?

    em resposta a: Esquema elétrico Motorhome em construção #62404
    Lsmjunior
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    Desculpe a demora em responder, me ausentei alguns dias. Bom, vou fazer o seguinte. Vou manter a bateria de arranque (150Ah) ligada ao sistema quando a fonte estiver ligada para ajudar a dividir a corrente e vou adicionar mais uma bateria estacionária de 185Ah. 150Ah + 115Ah (Ja possuo) + 185Ah = 450Ah de baterias. O que acha? Outra coisa que vou fazer é trocar o inversor de 3000W para um de 4000W (vou adicionar mais um microondas ao sistema) e vou trocar a fonte de 120A para uma de 150A. A corrente da fonte vai representar mais ou menos 33% da carga das baterias. Acho que está bom né? Vou montar um painel para comandar a elétrica, fiz correndo um esquema aqui, o que acham? Tenho duvidas quanto aos disjuntores para esta capacidade de corrente. [hr] Outra duvida que tenho, que quem é mais experiente deve saber me ajudar. Pretendo colocar lampadas 12V ao sistema. Estou pensando em colocar somente aquelas spot de LED embutidas (Pé direito é muito baixo para lampadas expostas) de 3W. Elas são 110/220v com fonte que transforma para 12v. Pretendo liga-las direto na rede 12V sem Fonte. spot-ar70-super-led-5w-completo-direcionavel-emb-sanca-gesso-14023-MLB3138394216_092012-F.jpg A minha duvida é: será que a iluminação não ficará muito direcionada para baixo (teto escuro)? Alguém já instalou este tipo de lampada em trailer/motorhome? Se alguém tiver alguma sugestão.

    em resposta a: Esquema elétrico Motorhome em construção #61919
    Lsmjunior
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    Obrigado Gustavo, Carlos, Odair e Edin pelas respostas. Sinceramente não vejo uma grande vantagem em se utilizar o conversor, não me agrada muito, principalmente por questão do preço de um de boa qualidade. A ideia de utilizar a Fonte e um inversor mais potente para alimentar tudo é justamente para se ter um sistema que fique mais automático e com tensão estabilizada, visto que a Fonte é bivolt automático e aguenta uma variação de tensão muito grande, entregando sempre a mesma tensão estabilizada. Não me preocupo muito com as perdas, visto que pretendo já comprar os equipamentos superdimensionados, até mesmo para que não esquentem muito dentro do motorhome. Gustavo, li tudo que me mandaste, penso praticamente igual a você. Vejo que meu maior problema hoje mesmo seria quanto ao carregamento da bateria com corrente alta. Bom, posso colocar mais uma bateria no sistema, mas isso certamente não ira resolver o problema. A outra solução que me deste é controlar a corrente de carga, bom, não sou nenhum especialista em elétrica, mas como eu faria isso e que tipo de equipamento eu utilizaria? Não pretendo no momento utilizar placas solares ou gerador eólico, mas se eu conseguir montar um sistema que deixe essa possibilidade em aberto será melhor ainda. Grato pelas respostas de todos.

    em resposta a: Esquema elétrico Motorhome em construção #61836
    Lsmjunior
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    Odair Teixeira wrote:
    Você não é o Luismj de Brasilia ?

    Não não, sou do RS.

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