Publicidade:

Marcos Pivari

Respostas no Fórum

Visualizando 10 posts - 1,571 até 1,580 (de 1,790 do total)
  • Autor
    Posts
  • em resposta a: reforma geral do meu brilhante turiscar #48234

    estamos ansiosos para ver as fotos e comentários

    em resposta a: Sr. Pedro Scheid QEPD #48224

    Para ficar marcado neste tópico, segue matéria no MaCamp e logo após um pequeno texto do cunhado de Sr. Pedro. O Campismo está de luto. O pioneiro do campismo e caravanismo brasileiro, Sr. Pedro Scheid – Fundador da Turiscar – nos deixou hoje aos 85 anos de idade. Homem de visão e do campismo utilizou seus conhecimentos técnicos, ousadia e principalmente afeto pelo campismo através de suas próprias necessidades intrínsecas à prática para fundar aquela que seria a primeira e maior fábrica de trailers e motor homes de todos os tempos. O MaCamp lamenta profundamente esta perda e trará aqui mesmo mais detalhes desta triste notícia que pegou os campistas de surpresa. Marcos Pivari Através de seu familiar Mário Cesar Búzian, a quem relatou o ocorrido, reproduzimos singela mensagem deixada em homenagem ao pioneiro: “O dia é lindo, ensolarado, próprio para uma viagem rumo ao paraíso. Como de costume, o roteiro já estava preparado. Carro em cima, o trailer abastecido. Seu Pedro precisa ir. E foi. Nesse momento, engatou seu Turiscar no Galaxie e seguiu à frente, rumo ao seu último destino. Boa viagem, Seu Pedro. Muito obrigado por tudo o que senhor fez aqui nesses 85 anos de vida. Um dia a gente se encontra, em um dos campings espalhados pelo céu.” – Marío Cesar Buzian [attachment=1593] Na foto: Os Pioneiros em 2012 Presenciar nossos três pioneiros na fabricação de trailers no Brasil e na América Latina em um delicioso bate-papo de algumas horas, relembrando tantos feitos importantes para a Turiscar e a história do campismo, definitivamente não tem preço !!!


    Sim, foi muito dura a perda do nosso querido Pedro, mas ao mesmo tempo ficamos aliviados em ver que ele partiu descansando em um sono profundo, em casa, rodeado de seus parentes. Como muito bem disse um amigo no Facebook, vai-se o dia-a-dia do convívio nosso para entrar definitivamente na história. Sinto um grande orgulho e uma enorme alegria em ter contribuído para que a memória do meu querido sogro pudesse ao menos ser lembrada da forma certa, e todo o sentimento ruim que se enraizou por conta da saída dele da Turiscar há trinta anos atrás se dissipou com o tempo, tornando-se uma fonte inesgotável de histórias, fotos, documentos, imagens e causos sensacionais, de um homem que foi muito à frente de seu tempo, e que sempre lutou para que a natureza pudesse prevalecer sobre o lazer do homem, de um modo prático e confortável. Ele sempre se orgulhou de poder colocar a alcance de muita gente o sonho de poder abrir uma janela de frente para o mar, para a serra, para a natureza. E que essa paisagem pudesse se modificar SEMPRE. Seu legado está em cada um dos equipamentos de campismo e caravanismo já construídos nesses quase cinquenta anos do hobby que ele mesmo ajudou a fundar e difundir, como poucos. Sim, ele sempre nos fará falta, mas a saudade nos faz ter forças para ir adiante e continuar aquilo que Seu Pedro sempre defendeu: a união familiar em torno da natureza. Continuaremos com o projeto do livro e da coleção de trailers, a sua memória merece mais essa homenagem, de nossa parte. E outras virão com certeza. Mário César Buzian – Família Scheid [attachment=1592]


    Sobre Pedro Scheid: Pedro Luiz Scheid foi o pioneiro na fabricação de trailers e motor-homes no Brasil e contou na entrevista de Andréa Pirajá, como tudo começou. Scheid idealizou a fábrica em 1964 e em 1965 ela foi concretizada. Ainda em 1964, ele construiu o protótipo que foi exposto no salão do automóvel no Ibirapuera e que até hoje se mantém em excelente estado de conservação. Desde 1965 até 1983, Scheid exerceu o cargo de diretor-presidente da Turiscar. Naquele último ano ele vendeu todas as suas ações. Nos momentos de descanso por volta de 1960, Scheid, que trabalhava na Varig, e sua esposa Toni, iam para a praia de Pernambuco no Guarujá. Como naquela época a praia era quase virgem, o casal praticava o camping selvagem e segundo ele era uma delícia. Um ponto negativo dessas viagens era a subida congestionada da Serra. Daí a idéia de construir um trailer onde o casal pudesse ficar acampado à noite e subir nas madrugadas de segunda feira sem trânsito. Na época falava-se na estatização da Varig e isto forçaria a saída de alguns funcionários. O vice-presidente da Varig, o comandante Bordini, sabia das intenções de Scheid e ofereceu sociedade na abertura da fábrica, onde Scheid dirigiria. Após voar para a Alemanha e visitar a fábrica de Knaus e com seus conhecimentos, arregaçou as mangas após voltar ao Brasil e começou a construir seu primeiro trailer. A suspensão tipo Porshe, ele assimilou da Volkswagen. A carroceria “monocoque” era familiar dos tempos de professor de inglês técnico da Varig. Em todos os fins de semana na casa dos pais em novo Hamburgo, Scheid se dedicava inteiramente à construção de seu protótipo. Ele contou com a ajuda de dois marceneiros. Uma corrida contra o relógio se iniciou, pois começara a fabricar seu trailer em outubro e o salão do automóvel seria em fins de novembro. Imprevistos aconteceram. Com o entusiasmo da construção, ninguém percebeu que a porta da fábrica não comportaria a largura do trailer pronto. Não teria como sair sem destruir parte do escritório da firma. Então demoliram o muro dos fundos e saíram pelo terreno da vizinha, após o pagamento da indenização de todos os pés de aipim sacrificados da sua plantação. O caminhão levando o trailer só parou para reabastecimento e junto a dois motoristas, chegou a tempo da abertura do salão. O trailer já chegou com a marca Turiscar e foi um sucesso em termos de visitação, ao contrário das vendas. Em vista disso, Scheid lembrou-se do diálogo que teve com o Sr. Knaus na Alemanha: Sr. Knaus: -Sr. Scheid, diga-me. Quantos campings existem no Brasil? Scheid: -Nenhum. Sr. Knaus: -E quantas fábricas de barracas existem lá? Scheid: -Não conheço nenhuma. Sr. Knaus: -E o senhor tem coragem de fabricar trailers no Brasil? Que Deus o proteja!! No primeiro ano, Scheid conseguiu colocar 36 trailers nas revendas Volkswagen, que assumiram a revenda. No segundo ano, só conseguiu vender 18 trailers. Ele “agitou” o mercado organizando ralis para Bariloche, na Argentina, Santiago e Porto Montt, no Chile, Águas quentes, em Goiás, passando por Brasília, onde foi recebido pelo presidente Médici. Na frente do palácio, os 26 trailers alinhados e o presidente Médici os recebendo na rampa principal. Na foto abaixo, seu momento histórico: Pedro Scheid com o presidente Médici e o futuro presidente do país, o General João Figueiredo. A turiscar começou a fabricar motor-homes em 1976 e no auge, a marca chegou a fabricar 73 trailers em um mês. Pedro Scheid se afastou da Turiscar em 1983. de lá p’rá cá, a empresa foi caindo e fechou as portas perto do final de 1999. No final da entrevista, Scheid fez uma comparação do mercado externo ao interno. Disse que não há comparação. Os americanos têm mais de 11 milhões de veículos de recreio e isso tende a crescer. O mercado interno não para de cair Devido aos “desincentivos”. Muitas fábricas fecharam, assim como as grandes: Turiscar e Karmann Ghia. Nos EUA, o veículo de recreio é encarado como moradia altamente ecológica e o imposto é menos de 1%. Se nos EUA não houvesse trailers e motor-homes, milhões de hectares de mata seria destruída para dar lugar a tantas casas de veraneio. Scheid fecha a entrevista dizendo que em termos ambientais, o veículo de recreação é altamente benéfico e satisfatório. Deixando no ar a alta potencialidade que o Brasil possui para o campismo e quantos benefícios poderiam surgir. Um célebre funcionário da Turiscar que ajudou a construir o primeiro trailer e trabalhou por mais de 30 anos na linha de produção foi o seu Oscar. A foto mostra o profissional junto ao primeiro trailer que foi, anos depois, readquirido pela fábrica. O mesmo fora reformado após de três décadas e 60.000km de uso. Em todos os anos de trabalho, Seu Oscar diariamente era o primeiro a chegar e o último a sair do parque industrial. Simplesmente porque amava o seu trabalho e era extremamente competente. A empresa o chamava de: A personificação do espírito da Turiscar, por ter experiência, conhecimento, capacidade de trabalho e de se adaptar às últimas tecnologias de produção de trailers e Motor Homes.

    em resposta a: Sr. Pedro Scheid QEPD #48222

    era mesmo uma lenda viva……. sei que existiam projetos de um livro e coleção…. e parece que seu genro dará continuidade aos trabalhos. Bela homenagem Capt…

    em resposta a: reforma geral do meu brilhante turiscar #48213

    Olha…. um novo tópico de reforma….. é sempre bom vermos trailers sendo recuperados. Mas diga…. este trailer já era seu? O Green também tinha trailer lá no Maranduba. Diga-se de passagem numa das melhores vagas do camping. O trailer parece ótimo. Que ano é? Vamos acompanhar este processo. abraços Marcão

    em resposta a: Aquecedor turiscar #48204

    esses aquecedores são que nem a geladeira a gás…… tem um monte de gente que fala mal…. diz que arrancou e jogou fora……. que não presta…. mas a gente nunca vê nenhum deles oferecendo o “lixo” de presente….. Geladeira a gás é sempre assim….. falam que arrancaram aquela “m…” pq nao presta… mas quando eu peço a dita… sempre tem aquela desculpinha que foi colocada na churrasqueira….. na casa da praia….. e etc… rsrs

    em resposta a: Mais reformas Eldorado 1978 #48202

    se interessar ao pessoal, arrumei uma maneira mais barata de montar um misturador bem parecido com esse do chuveiro.. que a turiscar utilizava na época e que hoje sai beirando uns 300 paus

    em resposta a: Carreta Trailer #48195

    essa dica do matheus é fundamental….. na minha pajero também já tem esse parafuso… sem apertar ele fica um barulho muito insuportável e chato…… só que geralmente depois de uns 200km de viagem ele já está solto de novo… tenho sempre que ficar reapertando… WM, sobre o 4×4….. acho que não tem relação não……. a questão é bem sobre a relação de peso do rebocador e reboque…… agora.. sobre o que vc falou eu imagino que no 4×4 seja bem melhor de dirigir mesmo…… eu não posso fazer isso na pajero sport, pois nela (como na maioria das caminhonetes) o 4×4 só pode ser usado em piso arenoso…….(ou neve que nao é nosso caso)…. porque quando engatamos o 4×4 o eixo dianteiro já está com diferencial bloqueado. a sua tr4 tem a caixa “super select” que permite isso… e deve ser muito bom mesmo….. Quanto ao seu problema no engate…… uma vez tive um carro com isso e quando vi a bola que tinha a circunferencia um tantinho menor que as comuns….. troquei e parou….

    em resposta a: Carreta Trailer #48188

    WM.. nao entendi sua pergunta sobre a relacao do 4×4 com o lance do porta greens … opsss.. malas…… sobre o “manual”da carreta é algo que nunca havia pensado que poderia existir…rsrs.. mandei fazer na época…… tinha nao…

    em resposta a: Carreta Trailer #48166

    Então WM. Falei da borracha no teto, porque passei por isso na carretinha…. como a superfície é totalmente reta e plana, diferentemente dos carros que cujo teto é arredondado, meio que a água fica mais parada lá ou abaula um pouco….. daí é que a ferrugem ou oxidação começava…… no meu caso, como tenho o rack na carretinha…. coloquei a borracha pra proteger da carga e para parar com o problema da ferrugem…… o mesmo fiz nos paralamas onde acontecia a mesma coisa. Quanto ao porta malas….. nos trailers muito pesados… quanto mais “pesado” e carregado estiver o carro maior a sua dirigibilidade….. isso é visível no meu caso….. sempre abarrotei o carro de tranqueiras…… mas há um mês fomos passar apenas um final de semana em Itu então nao levei tranqueira nenhuma…… inclusive pq agora temos nossa filhota e o espaço no carro é para o carrinho dela e outras coisitas…… o carro ficou tao leve que senti a diferença enormemente… sacoleja muito mais….. Mas acho que no teu caso isso nao fará tanto efeito, já que seu trailer será bem leve……. entao se vocês são capazes de resistir ao espaço sobrando pra tranqueiras….rsrsrs. aproveitem pq eu nao consigo…kkkk abraços

    em resposta a: Algumas reformas turiscar eldorado1978 #48165

    Muito bom Matheus. Gosto muito deste aquecedor original da turiscar. É claro que tem suas desvantagens para os aquecedores de passagem, mas estamos falando especificamente de boiler….. Acho muito compacto e prático, além de simples de se consertar. Um ótimo “invento” da turiscar. Se eu tivesse um desses, acoplaria uma resistência elétrica dentro dele… nem precisaria ser forte… 500w ja seria suficiente para aquecer a água em algumas horas….. se precisasse de velocidade…. ligaria o gás. Outra coisa que acho muito legal nos turiscar são esses misturadores…. pequenos que combinam com o trailer… Parabéns pelo trabalho e poste sempre fotos….

Visualizando 10 posts - 1,571 até 1,580 (de 1,790 do total)