Thiago Fernandes
Respostas no Fórum
-
AutorPosts
-
Thiago FernandesParticipante
Salve amigos campistas!
Venho mostrar um novo upgrade que fiz, bem como as fotinhos do encontro de campistas que teve em Bom Princípio/RS, agora no feriado de 15 de novembro até o dia 18. Basicamente fiz algumas leves melhorias internas, como o suporte ajustável da tv, uma borracha extra para vedar a poeira pro compartimento da cozinha, e a troca dos rolamentos do eixo, mas principalmente instalei um cabo de 35mm² do alternador do carro até a bateria do trailer, podendo assim carregar a bateria estacionaria enquanto o carro está com o motor ligado.
O cabo de 35mm. A bitola precisa ser grossa por causa da distancia entre baterias. 25mm² já seria suficiente, mas em eletricidade sempre é bom ter uma boa margem.
Os bornes da bateria estacionaria tem 3/8″, e esses conectores tem 8mm..nada que uma broca não resolva.
Pra quem quer fazer igual, comprem esses extensores de cabo de solda…como o nome diz, servem para aumentar cabos de solda kkkkk. Conheço dois modelos, esse de 300 amp que é menor, e um com o dobro de tamanho para 500 amp…o pequeno serve perfeitamente. Bom que ele tem um encaixe do tipo pluga e gira, ou seja, ele fica muito firme mesmo, não há risco de desconectar com a trepidação.
Instalei a femea no carro, acima da tomada da sinalização, e o macho fica no reboque.
E aqui a prova que funciona, o carro ligado, mandando 13,8v pra bateria estacionaria. Só pegar a estrada sem medo de a geladeira descarregar tudo kkkk.
No meu caso eu fiz a ligação direto de uma bateria na outra, bem básico, mas com isso eu tomo o cuidado de sempre desconectar as duas baterias quando não estou em transito, pois caso contrário, as duas baterias seriam usadas, e eu correria o risco de ficar sem poder dar partida no carro. Há várias soluções possíveis para evitar isso, desde relés de potencia (100amp ou mais) para só mandar energia para o trailer, quando o carro estiver ligado…bem como disjuntores automotivos, que serviriam como uma chave liga/desliga entre as baterias, de forma manual.
Como pretendo ter outro carro mais equipado para rebocar o trailer, posteriormente farei uma ligação melhor, mas por enquanto só tomar cuidado e viajar qualquer distancia sem medo.
Thiago FernandesParticipanteMais umas…
Pretendo agora arrumar alguns acabamentos, fazer um suporte ajustável para a tv (pois o angulo de visão dela é péssimo), e trocar os rolamentos da rodas, pois foi algo que acabei não fazendo na reforma (fui idiota nisso) e um dos rolamentos estourou na viagem de volta, pois já estava meio ruim mesmo.
Mais adiante quero fazer um rack te teto para ele, para que possa colocar uma barraca de teto também. No mais é só curtir agora!
Thiago FernandesParticipanteFinalmente a estreia do mini! Fui para Torres-RS, cerca de 120km da onde estou, com uma estrada de chão HORRÍVEL no início (moro na zona rural), mas foi tudo bem!
Thiago FernandesParticipanteObrigado Marcos, vou fazer isso então.
Obrigado também gvcurcio, construa mesmo, e poste aqui para a gente ver!
Thiago FernandesParticipanteValeu Marcos! No inicio eu usava já pelo upload direto, mas ele não fica muito dinamico né…mas na próxima postagem farei assim então.
Thiago FernandesParticipanteGalera, notei que praticamente todas as fotos da postagem não estão mais aparecendo na postagem…isso é culpa do site postimage, que era usado pelo forum para armazenar as imagens.
A ultima postagem aparecem as fotos, pois o site postimage mudou a extensão de “postimage.org” para “postimage.cc”. Ai todas as fotos que tem “.org”, simplesmente não abrem. Uma maneira seria editar as postagens e trocar o “.org” de cada foto, pelo “.cc”, ai elas abririam normalmente. Fiz o teste clicando com o botão direito nas fotos que não aparecem mais, mandando abrir em nova guia, e trocando o “.org” que aparece no link por “.cc”, aí funciona normalmente.
Contudo não posso editar as postagens antigas…pergunto ao administrador, há alguma maneira de reverter isso? Pois quase todo esse topico ficou prejudicado…
Thiago FernandesParticipanteA elétrica finalmente foi terminada, agora independente da rede elétrica, o trailer terá uma pequena autonomia, com tomadas 220v e tudo. O sistema é automático entre a bateria e a rede, consiste basicamente em 3 relés universais – 1 de 70A para cortar a alimentação do inversor quando a rede estiver conectada, e 2 de 40A para separar a saida do inversor da rede elétrica. Um contator tripolar com saida auxilia NF, faz o jogo automático. Não vou postar este sistema, pois é fácil achar pela internet, e não consegui desenhar de forma bonita para postar aqui.
Adicionei um medidor de tensão que eu já tinha guardado faz anos. Além de monitorar a voltagem da bateria, também tem termometro interno e externo ao trailer e relógio. Consegui deixar a instalação elétrica bem limpa. As luzes do carregador de baterias deixei amostra, assim posso controlar quando ela está realmente carregando ou já carregada. O que acho que vou fazer num futuro próximo, é uma chave de fácil acesso para desligar o inversor, pois a ventoinha fica ligada direto, e é um pouco ruidosa. Instalei também uma chave geral junto a bateria, assim posso desligar ela completamente do sistema de maneira rápida, evitando o consumo dos equipamentos em stand by, quando o trailer ficar parado.
Notei que a privacidade dentro do trailer estava comprometida com a claraboia no alto…com a luz acesa, qualquer um enxergaria tudo dentro…ai não da né hahahha. Providenciei tecido, e resgatei a velha máquina de costura do galpão. Não sou um gênio do corte e costura, mas ao menos saiu como eu previa.
Coloquei duas molás a gás de 120 N na tampa do armário da pia, de maneira que ela fique na horizontal, e usarei ela como uma pequena mesa para coisas leves. Um prato de comida para eu sentar e almoçar ali com certeza aguenta. Comprei também utensílios para a cozinha, como pratos, copos, talheres e potes. Optei tudo por plástico, para evitar surpresas depois de passar por alguma estrada esburacada desse nosso Brasil.
Pequenos detalhes agora nesta semana, pois dia 27 de abril pretendo me deslocar até o festival de balonismo em Torres-RS. Será a estreia e as primeiras noites dentro do trailer.
Thiago FernandesParticipanteGuilherme, muito obrigado pelas palavras. Realmente pensei em por os canos de pvc, mas fico com medo de em alguma estrada de chão, ter problemas com pedras…mas pode ser um projeto pro futuro, com certeza me traria um espaço a mais, que como tu disse, nunca é demais hahaah
Thiago FernandesParticipanteRealmente foi triste e assustador na hora…mas como tu disse, a gente aprende com essas coisas. Esse projeto vai longe ainda, mas final do mes de abril quero estrear indo no festival de balonismo de Torres -RS, ta perto!
Thiago FernandesParticipanteInstalei luminarias na tampa da cozinha, bem como o forro dela
Mas nem tudo são rosas…após colocar o forro e prender no lugar, a tampa não ficou fechando direito. Logo eu retirei um dos amortecedores para a tampa entortar propositalmente, enquanto eu reapertava os parafusos do forro. Isso alinhou a tampa e ela fechou normalmente, porém, ao começar a fechar a tampa e encerrar o dia de trabalho, o amortecedor esquerda praticamente explode…fazendo um furo na parede no trailer. Para piorar, no dia seguinte, o amortecedor direito quebra o terminal, e atravessa o teto…as fotos falam por si só.
Agora as coisas boas! Já comprei amortecedores novos, pois aqueles ficaram inutilizáveis, além disso comprei fogareiro, um inversor de 3000w onda modificada, uma tv 16″ 12v, um carregador de bateria, um contator para fazer escolha automática entre bateria e rede, e também uma bateria estacionária de 115Ah.
Já fiz a elétrica também, tirando a parte da bateria e inversor, que farei nos próximos dias. Também troquei o terminal esférico onde os amortecedores se encaixam, a fim de obter um melhor encaixe e evitar o transtorno novamente.
-
AutorPosts