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Washington de Mendonca

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  • em resposta a: Carreta Trailer #48153

    Olá, amigos que acompanham a execução do projeto do TRANSFORMER. Vou postar mais algumas fotos para atualizar a situação atual e espero contar com os pitacos de todos: Esta soma de inteligências e experiências não tem preço (acho que daria um bom comercial de cartão (rsrsrsrsrs). [attachment=1532] Esta é a estrutura do toldo. Vai ter um na cozinha e o outro na sala (rsrsrsrs). Ainda não comprei a lona, mas deve ser na cor azul celeste. [attachment=1532] Quando não tiver onde fixar as hastes do toldo vou apoiá-lo na carreta e aí ele fica com 2 m X 1,30 m. Quando tiver espaço posso abri-lo totalmente e vou precisar desta base para tanto. O tamanho máximo é de 2 m x 3 m. [attachment=1534] [attachment=1535] [attachment=1536] Acho que ficou um conjunto interessante, não? [hr] Iiiiiiiii. A foto da base ficou em baixo, desculpe-me não sei arrumar. [attachment=1537] [attachment=1538] Praticamente a seção transversal do carro é a mesma do TRANSFORMER e isto é muito bom! [attachment=1539] [attachment=1540] Vistas atualizadas do TRANSFORMER com o teto içado. [hr] [attachment=1542] Vou precisar dos Especialistas de plantão. Nivelei o TRANSFORMER e há um desnível de 7,5 cm em relação ao engate. [attachment=1543] O quê devo fazer? Preciso de alguém especializado e confiável. Tirei o TRANSFORMER da garagem pela primeira vez para dar uma volta no quarteirão. [attachment=1544] [attachment=1545] Acho que não terei maiores problemas com a resistência do ar.[hr] [attachment=1546] [attachment=1547] [attachment=1548] Agora vou levá-lo para fazer a pintura externa. Não tenho a menor intimidade com este assunto. Na verdade eu odeio um pincel! Já acabei com o piso da garagem com a minha serralheria, imaginem como ficaria as paredes se eu pegasse numa pistola de pintura! Até comprei o equipamento, mas … Vou deixar o meu lado Picasso se revelar no interior na “casa” (rsrsrsrs). Depois que voltar da pintura vou fazer as instalações elétricas e hidráulicas e colocá-lo na estrada. Não vejo a hora. Um abraço a todos. Tom

    em resposta a: Flip-Pac camper nacional para nossas picapes #48141

    Eu também não estou conseguindo visualizar!

    em resposta a: Flip-Pac camper nacional para nossas picapes #48128

    Olá Nilton! Obrigado pela aula. Vou estudar o assunto neste final de semana e voltaremos a conversar. Gostei muito desse último compacto e completo. Sendo intercambiável (camper) acredito ter grandes chances de sucesso. A parte textil é pequena e fica bem alta. Dá uma sensação (mesmo que teórica) de mais segurança, principalmente porque a cama fica embaixo, no nível dos bancos. É só colocar um biombo externo para uma ducha e está completo. Um abraço. Tom

    em resposta a: Flip-Pac camper nacional para nossas picapes #48119

    Nada melhor que falar com um especialista! Eu posso usar uma bateria estacionária para ser carregada pelo alternador do carro? O wc químico custa aqui em torno de R$ 650,00. É fácil e seguro a importação da China? O que faz o isolador de bateria, mestre? O chaveamento manual para mim funciona 100%, pois é a Carol que faz o check list no inicio e fim de dia (rsrsrsrsrs). Fazer furos, rebitar, cortar e soldar também não é a minha praia, mas na falta que alguém para fazer estamos aprendendo. Um abraço. Tom

    em resposta a: Flip-Pac camper nacional para nossas picapes #48115

    Muito Bom, Nilton. Vc acredita que apesar da Náutika (fabricante da ecocamp) ter sua fábrica em Guarulhos, para comprarmos este vaso químico temos que procurá-lo em lojas do interior? (informação passada pela atendente da Náutika). Só uma dúvida: Este botijão P5 não é difícil de fazer a reposição quando estamos em locais longe dos grandes centros? Não é usual termos este modelo e passar gás de um outro modelo para este não é uma operação aconselhável. Acho incrível o teu esquema elétrico. No TRANSFORMER penso no seguinte esquema: Rede 110V: Disjuntores na entrada, Transformador 110 V / 220 V, uma lâmpada interna, duas externas (uma em cada toldo) e uma na cozinha. Uma tomada na cozinha, uma para a geladeira e outra no banheiro. Rede 12 V: Uma bateria de 60 A, alimentada pelo alternador da Pajero, com um chaveamento para sempre manter uma bateria carregada para a partida. Fusíveis na entrada e em cada equipamento. Uma lâmpada na cama, uma no maleiro e uma na cozinha. Uma tomada para a geladeira e uma para a TV. Como plano B devo incluir um gerador a gasolina para eventualmente carregar a bateria e um lampião a gás. Basicamente é o que tenho no meu Motor Home. Nestes anos de estrada, só tive que dar partida para carregar a bateria uma única vez em Buenos Aires, pois no estacionamento que fiquei (atrás da Casa da Cristina Kirchner) não tinha energia elétrica. (rsrsrsrs) Obviamente estou adotando este esquema, pois é o único que conheço e consigo facilmente fazer sua manutenção, além de encontrar peças de reposição em qualquer lugar da América do Sul (por onde tenho viajado). Um abraço. Tom

    em resposta a: Carreta Trailer #48114
    macamp wrote:
    uhm.. foi mal….. achei que iria colar a borracha no fundo da geladeira….. apaga tudo…rs

    Ao contrário, foi bem. Vc me alertou quanto ao piso da geladeira que é de madeira, como no meu MH, e vou providenciar uma chapa galvanizada para proteger, apesar de terem a canopla. Obrigado. Tom

    em resposta a: Rebocando Trailer com Carro Automático #48110
    macamp wrote:
    a Tr4 é ótima…. pq tem a caixa de tração super select, deixando você andar em qualquer piso ou velocidade no modo 4×4…… conheço quem puxe 380 e 450 com ela e é só elogios……. parabéns pelo roteiro……. lençóis deve ser lindíssimo.. assim como todo o caminho que fará…

    A uns quatro anos atrás fiz este roteiro subindo pela Belém Brasília e descendo pela BR101. Foi uma viagem muito boa, pena que para enfrentar o areião tive que comprar pacotes ou utilizar transportes 4 X 4 do local. Se tudo der certo e a coragem permitir vamos de Pajero desta vez. Um abraço. Tom

    em resposta a: Carreta Trailer #48109
    macamp wrote:
    WM….. agora fiquei encucado com esse “piso” de borracha…… nao esqueça que bem pertinho dalí existe a chama do sistema…. na minha geladeira…. bem no cantinho da traseira com o fundo da caixa tinha muita marca de fuligem, já que o fogo é bem alí e é o unico local que a canopla de proteção não cobre……. seria legal ao menos dobrar um pedacinho de zinco alí naquela virada, ok?

    Olá Marcos! O piso de borracha é apenas para a escada, internamente só tem piso no banheiro e é um estrado de madeira para facilitar a coleta da água. Onde vai a geladeira é de madeira e a sua dica foi muito boa pois, ainda não tinha pensado nisso. Obrigado. Tom [hr]

    Nilton wrote:
    Piso de borracha Usei este aqui no interior do baú de meu reboque off-road, do tipo “moeda”, tem inclusive em várias côres, coisa de R$ 30,00 o metro quadrado. Vem em rolo e compra-se por metro linear com largura padrão de 1 metro. Fácil de lavar e amortece as pancadas dos objetos dentro do casulo. pastilhadacolorida.jpg Manta%20Moeda%20em%20Rolo.jpg

    Olá Nilton. Muito boa a sua sugestão. Vou colocá-la na escada de acesso ao trailer. No interior, como já disse ao Marcos, só tem piso no banheiro e é um estrado de madeira para coletar água do banho. Obrigado. Um abraço. Tom

    em resposta a: Flip-Pac camper nacional para nossas picapes #48105
    Nilton wrote:
    Capt.A330 wrote:
    Buenas; si eu tivesse muito dinheiro, montaria uma fabrica com Odair e Nilton, para fabricar Campers e afins, com alta tecnologia e baixo custo, e esto seria o “pulo do gato” para popularizar o campismo num mercado que nem ele mesmo sabe que existe, mas que tem, com certeza, tem! Seriamos os “Knaus” da America do Sul! http://www.knaus.de/ Sei que é um sonho, mas…se não sonhasse, estaria morto à muito tempo… Abraços!

    Capitão, boa noite! Nos próximos posts de minha carretinha vou narrar a minha experiência como campista, foi intensa entre meus 20 a meus 29 anos. Isto entre 1980 a 1989. Depois acabou… Pelo que estou lendo em diversos lugares e pelo que o colega Tom também escreveu, que a maioria dos campistas tem carros populares 1.0, vejo que existe um abismo entre as barracas de chão de algumas centenas de reais e os motor-vans de 100 a 200 mil reais. Evidente que há neste gap o mercado de construtores de carretinhas com barraca no teto, como a minha, tem os automóveis com barraca no teto como a viatura do Green, tem os trailers usados e bem conservados como o seu, mas todos eles somados, a quantidade ainda é ínfima e insignificante… Eu vejo que o mercado necessita de algo com preço bem mais em conta e penso que é possível em se fabricar coisas econômicas com qualidade e tecnologia embarcada, pois o preço dos componentes estão caindo ano a ano; geladeiras 12 Vdc por mil e poucos reais, painéis solares flexíveis por R$ 400,00. Com imaginação em se fabricar seja um camper ou um mesmo um trailer de baixo custo como o do Tom (que ainda não divulgou quanto vai sair este seu projeto, mas assumo que seja tb de baixo custo como meu ainda imaginário camper), cujo processo de montagem seja bem racionalizado em suas etapas, e com um lucro honesto por meio de um preço de venda compatível com os anseios do mercado, com certeza é possível lançar algo novo que surpreenda e encante o mercado em funcionalidade, qualidade e com tecnologia embarcada. E dentro de patamares comerciais adequados à nossa realidade. É a filosofia do falecido Itamar, fabricar milhares de fusquinhas por 10 mil reais. Mas com air-bag, abs, dh e ar! Saúde!

    Olá Nilton, Capitão e amigos do Macamp. O custo do meu projeto para mim mesmo é uma grande interrogação. A ideia é fazer uma carreta trailer de baixo custo que não ultrapasse os 350 kg, sendo possível ser puxado por qualquer veículo e ocupar pouco espaço na garagem. Sei que a partir da primeira versão poderemos diminuir custos em quase todos os itens e melhorar a qualidade utilizando outros materiais que hoje ainda não conheço. Acredito que depois de colocá-lo à prova neste final de ano (viagem dos Lençóis Maranhenses até o Recreio dos Bandeirantes(RJ)), poderemos avaliar o projeto e decidir se vale a pena continuar ou não. Por enquanto, não vejo a hora de terminar e pegar a estrada. Um abraço a todos. Tom

    em resposta a: Rebocando Trailer com Carro Automático #48104

    Olá pessoal! A minha experiência em puxar trailer é praticamente zero. O máximo que fiz foi ir de São Paulo ao Recreio dos Bandeirantes (RJ) puxando uma carretinha de camping. Isto nas férias de 1985, com uma Variant que meu pai tinha. Se a minha memória não me trair, foi uma experiência legal. Se o TRANSFORMER ficar pronto até o final do ano eu e a Carol (minha esposa) pretendemos percorrer o litoral dos Lençóis Maranhenses até o Recreio dos Bandeirantes sendo que vou utilizar um carro automático (Pajero TR4) para isso. Agradeço as informações prestadas neste tópico pelos Especialistas no assunto e espero contar com a ajuda de todos na nossa próxima viagem. Um abraço. Tom

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