Ideia genuinamente brasileira, constituída de um caminhão que conta com uma infraestrutura de hotel, um hotel sobre rodas itinerante, com trinta e duas camas, cozinha, sala de estar. Conforme reportagem do portal EcoViagem.com.br. com o jornalista Cesar Greco, o brasileiro Flavio Melo, responsável pelo projeto informou que se inspirou há cerca de dez anos nos overlands, caminhões que transportam turistas em safáris na África. Baseado em tal idéia e aprimorando de tal forma que resultou no Exploranter, idealizado em Itu, interior de São Paulo duraram cerca de doze meses para se fosse idealizado e concluído com uma quantia próxima de quinhentos mil reais de investimento.
Os turistas que embarcam para uma viagem de Exploranter são acomodados em 32 poltronas revestidas de couro dispostas em sala de estar com ar condicionado e música ambiente. Durante a viagem, que possui intervalos de 200 quilômetros cada trecho, são servidos água, refrigerante, doces, balas, bombons e chocolate. O equipamento é composto por três banheiros com total infra-estrutura, inclusive banho quente com sistema pressurizado e 3600 litros de água bi filtrada para consumo. (ECO REPÓRTER, 2007)
Conta com um forno moderno para as refeições que são servidas ao ar livre, as camas no dormitório são numeradas e têm seu enxoval de banho também numerado para que haja uma divisão clara de uso pessoal. Tais camas são o que mais causam curiosidade uma vez que são dispostas em quatro andares tais quais beliches. E ao que mais vale na viagem são as paisagens externas.
Para aprovar seu projeto, o empresário precisou até conversar pessoalmente com o Ministro do Turismo Carlos Meles. Segundo ele, o Exploranter teria “morrido” nos balcões paulistas responsáveis pela regulamentação do veículo hoteleiro. “Conversamos com o ministro e ele nos disse assim: `Todo mundo vem aqui pedir dinheiro, o moço está pedido para trabalhar, vamos ajudar’, e logo se pôs ao nosso auxilio com o processo do caminhão”, lembra Flavio. Hoje o Exploranter possui documentação semelhante a qualquer outro meio de transporte com as considerações de veículo especial, e ainda é reconhecido pela Embratur como meio de hospedagem.(ECO REPÓRTER, 2007)
O foco dos serviços prestados pelo Exploranter parte da prerrogativa de um ecoturismo alocêntrico que objetiva o não usual e que segundo o idealizador do projeto surgiu para causar um impacto no turismo de massa brasileiro. Tal idéia apoiada reconhecida pelo ministério mostra ser viável tal atividade em âmbito turístico desde que inicialmente haja uma disponibilidade dos idealizadores em recursos financeiros.
Concordante com a ideologia apresentada no trabalho do senhor Flávio Melo ainda discorre,
O Exploranter é dotado de acomodação com baixo impacto à natureza e ainda utiliza a mão-de-obra de guias locais nos passeios de ecoturismo. Além disso, dependendo da região visitada, oferece ao turista a oportunidade de saborear comidas típicas. A idéia é promover parcerias e proporcionar ao visitante um modo diferenciado de se fazer turismo de forma curiosa e inusitada a locais tão atraentes e ricos de beleza quanto os mais badalados e mais conhecidos no Brasil. (ECO REPÓRTER, 2007)
Este conceito apresentado pelo Exploranter intensificar a intenção da viabilidade do motor-home como ferramenta do turismo no Brasil, aproveitando uma história de persistência do segmento desde a década de setenta e valendo-se de idéias internacionais bem sucedidas a modalidade pode se tornar viável a ponto de oferecer um serviço que possa ser mais vantajoso do ponto de vista financeiro, uma vez que no caso da entrevista, “Uma viagem de 10 dias com roteiros definidos custa R$ 1.875”. (ECO REPÓRTER, 2007)
Conforme reportagem e consultas ao sítio na internet do produto são oferecidos pacotes destinados a grupos de amigos, passageiros individuais e coorporativos, tal idéia pode e deve ser copiada, oferecendo ao mercado nacional uma alternativa de qualidade positiva em que se diz respeito a viagens mais corretas ecologicamente e que oferecem vantagens como a troca de paisagens conforme a vontade e disponibilidade do viajante.