Idosos e PCDs já podem emitir credencial de estacionamento via aplicativo Carteira Digital de Trânsito e Portal da Senatran. Documento, que antes precisava ser impresso para exibição no painel do veículo, passa a ser digital e é importante atentar para algumas regrinhas. Para que a emissão possa ser feita, é preciso que a conta do sistema GOV.br do titular seja prata ou ouro.
Antes era um pouco mais trabalhoso e burocrático emitir o certificado de estacionamento para idoso ou PCD, já que se tratava de um papel impresso geralmente com validade determinada. Agora pode ser feito pelo APP da Carteira Digital de Motorista, tendo validade indeterminada para idosos mas com dois pontos a serem atentados. Primeiramente, para acessar o sistema da E-CNH é preciso ter uma conta de login no GOV.BR. Porém, este acesso possui três níveis de perfil de cadastro, onde somente o “prata” e “ouro” liberarão a função da emissão do certificado. Outro ponto a ter atenção é a vinculação do certificado a um único veículo de sua propriedade, porém pode ser mudado ou alternado livremente via APP. Portanto, se caso você possua um carro no dia a dia vinculado a este certificado e, por acaso, sair pra viajar com o motor home, poderá na mesma hora fazer a troca de vínculo pelo celular. É comum que idosos façam uso do certificado para gozar de vagar especiais nas cidades turísticas durante uma viagem de motor home, ou mesmo em alguns casos, este isentar taxas como de zona azul, por exemplo. (Verifique sempre as regras locais)
Se a tecnologia facilitou o acesso, também se torna mais “eficiente” a punição em caso de descumprimento. Isto porque agora os fiscais possuem também sistemas móveis para consultar ali na rua mesmo, se aquele veículo possui algum certificado vinculado. Caso não possua, o responsável estará sujeito a multas e sanções. A infração, classificada como gravíssima, resulta na adição de 7 pontos à CNH e na aplicação de uma multa de R$ 293,47, além da remoção do veículo.