A indústria brasileira de Motor Home produziu em 2015 cerca de 230 Veículos – a maioria de forma personalizada –, gerando faturamento da ordem de R$ 70 milhões na venda direta ao consumidor, ou seja: preço médio unitário de R$ 304.348,00. Porém, dependendo do chassi e da montagem, existem unidades OKM no valor de R$ 200.000,00 e seminovos (modelos antigos) na faixa de R$ 45.000,00 a R$ 50.000,00.
No acumulado, desde 1999, foram produzidos algo em torno de 5.000 Veículos Motor Homes no Brasil (excluindo-se os adaptados como os trailers).
Estima-se que 5% da população economicamente ativa do país possui Motor Homes ou já ouviu falar desses Veículos de Lazer porque têm interesse em adquiri-los. O número de brasileiros interessados nesse tipo de experiência nos EUA e no Canadá aumenta em torno de 20% ao ano. Segundo a maior empresa de locação de Motor Home do continente norte americano, Cruise America, as locações para brasileiros aumentaram acima de 50% somente no primeiro trimestre de 2016.
ACONTECERÁ EM NOVEMBRO A EXPO MOTOR HOME SHOW
Finalmente uma feira dedicada ao Caravanismo e o Campismo. E o MaCamp participará da produção. A Exposição acontecerá na cidade de Novo Hamburgo, região metropolitana de Porto Alegre-RS nos dias 25 a 27 de novembro de 2016.
O evento será no pavilhão da FENAC e a região escolhida se deu pela maior concentração de indústrias de Motor Homes e veículos de recreação no Brasil. Serão mais de 10.000m² de área interna com as maiores empresas da indústria de veículos de recreação e fabricantes de acessórios. Para adaptar o projeto da EMHS Brazil aos padrões internacionais, há a efetiva colaboração dos Serviços de Promoção Comercial de diversas Missões Diplomáticas brasileiras no exterior (multi-stakeholder | público estratégico e multissetorial). A organização espera a presença de 10.000 visitantes e mais de 80 expositores.
Assim, a EMHS Brazil (Expo Motor Home Show) será realizada no período de 25 a 27 de Novembro próximo, tendo como local o Pavilhão da FENAC em Novo Hamburgo (RS) – área interna de 10.000 metros quadrados e externa de 40 mil m2. De forma paralela & integrada, vários eventos serão promovidos (workshops, encontro de presidentes de clubes de usuários, mega camping e palestras).
Para adaptar o projeto da EMHS Brazil aos padrões internacionais, tivemos a efetiva colaboração dos Serviços de Promoção Comercial de diversas Missões Diplomáticas brasileiras no exterior (multi-stakeholder | público estratégico e multissetorial).
A iniciativa acolherá a presença de 10.000 visitantes, incluindo-se os proprietários de motor homes e compradores em potencial, além de empresários, profissionais e técnicos do setor e das inúmeras áreas correlatas. No que diz respeito aos expositores: 80 fabricantes desses veículos, auto parts, insumos & acessórios e toda a cadeia produtiva subsequente em função do poder aquisitivo e/ou perfil de consumo do público do evento.
CONFIRA NO SITE: http://expomotorhome.com/