Na era dos 4×4 e ainda na espera dos modelos de pequenos caminhões com tração integral de série como Sprinter e Iveco, a Volare em parceria com uma encarroçadora trabalhou em um projeto de motor home médio com 4×4. O V8L utiliza a plataforma off road já utilizada pela Volare em micro-ônibus escolares com tração para todo o terreno. A montagem não leva as características consolidadas do mercado de motor homes brasileiro, mas pode servir de inspiração para as fábricas.
O título de “pioneiro” é exagero. Alguns motor homes brasileiros já foram construídos com tração nas 4 rodas, mas este modelo vem atender a uma demanda ainda persistente de mercado de motor homes médios feitos no formato de micro-ônibus. O modelo possui seletor de tração que permite o uso de 4×2 nas rodovias asfaltadas, 4×4 e também reduzida. Assim como o modelo de passageiros, possui altura em relação ao solo e ângulos de entrada e saída grandes.
Dotado de um propulsor Cummins ISF 3.8, puxa 152CV com torque de 450Nm e ainda possui câmbio automático.
Dentro oferece dormitório fechado, beliches, banheiro com box separado, cozinha e sala sem dinete. Ainda se pode ver poltronas de ônibus dentro da casa. Não foi divulgado o peso total.
Fotos: Gelson Melo da Costa
Achei o projeto interno mau desenhado e feio….
Parabéns pela iniciativa de ser a primeira montadora acreditar no mercado de montorhome.
Vamos ver se tem preço competitivo.
Se puder manda catálogo e preço pelo gmail agradeço
Projeto interno ta feio mesmo. Pode melhorar bastante.