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A independência quase que total da internet a bordo iniciou há poucos anos quando a SpaceX lançou a primeira internet via satélite de órbita baixa no mundo. A Starlink viria ser não só a salvação para os locais rurais e longínquos, como também a enfim conexão quase que permanente em trailers, motorhomes e outros veículos em viagem. Após algumas versões de antenas, chegou ao mercado a “Mini StarLink” que, além de já preparada para ligar direto no 12V e possuir dimensões menores, também veio com sugestões de uso muito atrativas, porém que pode trazer problemas para o seu bolso.

As primeiras imagens que vieram para demonstrar a praticidade e usabilidade da versão Mini da antena, sugeriam um uso seguro e prático de fixação da mesma anterior ao para-brisa utilizando um suporte de ventosas. A questão é que não demorou para vir a tona no Brasil a fiscalização de trânsito com suas multas e alertas de que o dispositivo não pode ocupar a área de visão dos vidros do carro que possuem restrições na lei.

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Apesar de trailers e motor homes geralmente utilizarem outros locais para a fixação das antenas da Starlink, é sempre importante precaver.  O Código de Trânsito Brasileiro (CTB) considera infração grave obstruir a visão do motorista com objetos no para-brisa, como a antena Starlink. A infração acarreta multa de R$ 195,23 e 5 pontos na CNH, além da retenção do veículo para regularização, ou seja, a remoção da antena.

Version 1.0.0

 

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Marcos Pivari
CEO e Editor do MaCamp | Campista de alma de nascimento e fomentador da prática e da filosofia. Arquiteto por formação e pesquisador do campismo brasileiro por paixão. Jornalista por função e registro, é fundador do Portal MaCamp Campismo e sonha em ajudar a desenvolver no país a prática de camping nômade e de caravanismo explorando com consciência o incrível POTENCIAL natural e climático brasileiro. "O campismo naturaliza o ser humano e ajuda a integrá-lo com a natureza."