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Quem acampa usando carro, reboque ou veículo de recreação sabe que multas podem fazer parte da lista de despesas quando todo o cuidado não é suficiente. Em cidades ou rodovias mais distantes e desconhecidas não é incomum sermos flagrados em alguma infração de trânsito. Agora o prejuízo será maior.

Na semana passada o Código Nacional de Trânsito foi alterado tendo aumento no valor das multas. Em 6 meses elas entrarão em vigor. A partir de agora estes valores poderão ser corrigidos sem que seja necessário todo o processo que levou à ultima correção. Agora o Contran poderá corrigir as multas pelo IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor) bastando divulgar tal determinação 90 dias antes.

Valores:

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– Leves: passarão de R$ 53,20 para R$ 88,38 (3 pontos);

– Médias: passarão de R$ 85,13 para R$ 130,16 (4 pontos);

– Graves: passarão de R$ 127,69 para R$ 195,23 (5 pontos);

– Gravíssimas: passarão de R$ 191,54 para R$ 293,47 (7 pontos).

Dentre as infrações gravíssimas estão o ato de falar ao celular e estacionar irregularmente em vagas destinadas a deficientes físicos. Outro quesito importante que pode afetar alguns motor homes o excesso de peso. Agora além da multa tradicional existirá um valor adicional por peso excedente. Com as alterações, os valores passam a ser especificados em reais, o que facilita o entedimento. Então, o infrator deverá pagar R$ 130,16, por estar cometendo uma infração média, mais a sanção equivalente ao peso da carga excedente:

– R$ 5,32 até 600 kg;

– R$ 10,64 de 601 kg a 800 kg;

– R$ 21,28 de 201 kg a 1.000 kg;

– R$ 31,92 de 1.001 kg a 3.000 kg;

– R$ 42,56 de 3.001 kg a 5.000 kg;

– R$ 53,20 acima de 5.001 kg.

Também há mudanças para o bafômetro.

O motorista que se envolver em acidente e, após determinação das autoridades de trânsito, se negar a fazer o teste do bafômetro, exame clínico ou perícia para identificar consumo de álcool ou drogas, cometerá infração gravíssima. A multa, acrescida de dez vezes, será de R$ 2.934,70 e o condutor terá o direito de dirigir suspenso por um ano.

Outros pontos:

As novas deliberações também ampliaram os prazos mínimos da suspensão do direito de dirigir dificultando ainda mais quem atinge os conhecidos 20 pontos na carteira.

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Marcos Pivari
CEO e Editor do MaCamp | Campista de alma de nascimento e fomentador da prática e da filosofia. Arquiteto por formação e pesquisador do campismo brasileiro por paixão. Jornalista por função e registro, é fundador do Portal MaCamp Campismo e sonha em ajudar a desenvolver no país a prática de camping nômade e de caravanismo explorando com consciência o incrível POTENCIAL natural e climático brasileiro. "O campismo naturaliza o ser humano e ajuda a integrá-lo com a natureza."

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