Memorial Numerado >> KG – Safari
1979 (ano de fabricação)
Proprietário: BRAULINO DE SOUZA SANTOS
Cidade: Brasília – DF
Tipo: TOURING (sem cama superior à cabine)
Motorização Original: Motor TL (mesa encostada na parede)
Texto escrito pelo proprietário Braulino em 2012:
Minha Turing é 1979, número de série 182 e está comigo a mais de 15 anos.
Caixa dágua: o lugar original dela é em baixo da geladeirinha que fica sob o armário guarda roupa e se não me engano comporta 80 litros; É de aço inoxidável.
Fogão: Na minha, substituí o original – embora funcionando bem – por um Semer de igual tamanho e igualmente com forno, devido aos botões do original ficarem do lado da porta de entrada e o Semer ter os mesmos do lado de dentro (de frente para a porta do banheiro). A substituição é simples pois tem as mesmas dimensões.
Toldo, a minha nunca possuiu. Improvisei um toldo simples com um plástico lonado bem resistente, preso na parede lateral com dobradiças adaptadas daquelas que são usadas para colocar proteção contra insetos debaixo das portas de nossas residências. Retirei as borrachas, encaixando no lugar a extremidade da lona (claro que tive que colocar mais de uma até completar a extensão da lona), grampeando no local com rebite pop.
Na extremidade oposta da lona, grampeei igualmente com rebite pop um cano galvanizado, sobre o qual enrrolo a lona que quando em movimento fica presa com cordinhas de nylon na lateral superior frontal da Turing. Acampado, é só desprender, desenrolar e com o auxilio de dois canos inoxidável extrategicamente encaixados em furos praticados nas extremidades do cano onde se enrola a lona, estaiá-la no solo, mantendo a inclinação desejada.
Pronto. Aí está meu toldo leve, prático e funcional sendo utilizado por mais de dez anos!
Claro que um comercial ficará bem melhor, porém, na época tive receio do peso adicional, uma vez que o fabricante não o colocou.
O site MaCamp possui o maior acervo sobre Karmann Ghia Safari da internet mundial. Conheça todas as características em nossa seção específica. Infelizmente este tipo de motor home não é mais fabricado tendo a montadora Karmann Ghia encerrado suas atividades de veículos caravanistas na dácada de 1990. Ainda é possível encontrar exemplares usados a venda no mercado e o quesito originalidade é fator preponderante na sua valorização.
Este veículo não se encontra a venda. Esta exposição faz parte de um memorial para eternizar cada exemplar já fabricado no Brasil.
Marcos Pivari