O Brasil foi eleito o melhor destino de turismo de aventura no mundo segundo o portal US News & World Report. A lista de 2024, elaborada em parceria com a Wharton School da Universidade da Pensilvânia, baseia-se em uma pesquisa com quase 17 mil pessoas ao redor do mundo. Mas o que o Campismo tem a ver com isto? Tudo! A modalidade de hospedagem que mais preserva e tem maior contato com a natureza possui potencial imenso em nosso país continental e tropical frente ao resto do mundo. Tanto no campismo quanto no turismo, o Brasil possui um enorme desafio de fazer crescer suas culturas e preparar suas infraestruturas para receber o mundo.
Entre 89 países analisados em 10 categorias como qualidade de vida, mudanças climáticas e aventura, o Brasil se destacou na liderança de Turismo de Aventura, superando destinos icônicos como Itália, Grécia, Espanha e Tailândia. Segundo o Ministério do Turismo, estados como Rio de Janeiro, Pernambuco e Mato Grosso do Sul são os mais procurados por viajantes aventureiros. Entre as atividades mais populares estão escalada, arvorismo, asa-delta, mergulho, paraquedismo e trilhas. Além de ser o número um em aventura, o Brasil se posicionou bem em outras categorias da lista: 11º em Influência Cultural, 12º em Mudanças (economias emergentes), e 12º em Herança Cultural, evidenciando a diversidade e o potencial turístico do país. Este reconhecimento reforça o Brasil como destino imperdível para quem busca adrenalina e contato com a natureza!
O Campismo: Em 2018, a antiga Adventure Sports Fair realizou uma pesquisa de nichos, onde listou diversas modalidades de esportes e atividades de aventura e até mesmo setores como vestuário, calçados e automóveis. O Turismo, atividade que contempla todos os outros, ganhou a primeira posição, mas foi o CAMPISMO que liderou todos os demais nichos, modalidades, atividades e setores da indústria. Além do retrato do interesse do público, o Campismo no Brasil tem potencial para ser até maior do que Europa e América do Norte, já que não só possuímos um país continental, com mais de 9.000km de litoral, imensas áreas naturais, culturas e gastronomias, também possuímos uma posição tropical com diversos climas e possibilidade de “Verão o ano todo”