Publicidade:
 

A tão aguardada estação do ano chegou no último dia 21/12. É sinal de sol, calor, férias e festas que começam no natal e se estendem até o carnaval. Sem dúvida a época mais procurada por todos os turistas do país, também é a zona de maior concentração de campistas e caravanistas pelos apoios e campings do Brasil. Das férias escolares, coletivas ou apenas na busca de pequenas datas para você aproveitar esta época, vale sempre seguir algumas dicas especiais.

SAZONALIDADE: Mesmo que alguns campings que somente funcionam em temporadas derem exatamente no verão, é legal se informar das datas de abertura, encerramento e principalmente do estado de conservação e obras no camping.

Publicidade:

RESERVAS: O campismo é uma modalidade conhecida por não depender muito das ditas “reservas obrigatórias”. Porém com o crescimento da procura pelo campismo e caravanismo e também aumento da demanda, muitos campings e apoios exigem reservar ou mesmo já se esgotam para o réveillon antes mesmo do verão começar. Portanto se antecipe e não deixe de consultar.

VALORES e PACOTES: Como qualquer mercado, os estabelecimentos também aproveitam a alta procura para organizar pacotes (preço fixo por período que abrange uma estada mínima com data de início e fim, independente de ser aproveitada ou não) e também praticar valores de maior custo. Pesquise.

TEMPO / CLIMA: Como ocorre na maioria dos destinos turísticos procurados, seus climas apresentam maiores concentrações das conhecidas “chuvas de verão”, precipitações caudalosas que geralmente vêm após um calor intenso. Por esta razão, o tempo que você poderá enfrentar poderá ser complicado e estar preparado para isso é imprescindível. Desde levar lonas, boas barracas e montar os equipamentos conforme as instruções, seus cuidados devem se estender à boa escolha de um local bem drenado e que não conte com galhos ou árvores perigosas logo acima da cabeça. O mesmo serve para o sol intenso, procurando por sombras seguras e estendendo coberturas que bloqueiem o sol intenso sobre a barraca.

COMO SERÁ O CLIME ESTE ANO?

Temperaturas:

  • Região Norte: Espera-se que as temperaturas médias fiquem até 0,5°C acima da média histórica.
  • Região Nordeste: Prevê-se temperaturas mais de 1°C acima do normal, especialmente no Maranhão, Piauí, Pernambuco e Bahia.
  • Região Centro-Oeste: A previsão indica temperaturas acima da média em toda a região.
  • Região Sudeste: As temperaturas devem ficar acima da média histórica.
  • Região Sul: As previsões indicam valores predominantemente acima da média durante os meses do verão.

Precipitação:

  • Região Norte: Chuvas abaixo da média no sudeste do Pará e centro-oeste de Rondônia; no restante da região, incluindo Acre, Amapá, Amazonas e sul de Rondônia, a tendência é de chuvas próximas ou acima da média.
  • Região Nordeste: Previsão de chuvas abaixo da média no centro-leste da região, com destaque para a Bahia; o noroeste do Nordeste, como Maranhão e Piauí, pode registrar chuvas acima da média.
  • Região Centro-Oeste: Tendência de chuvas irregulares e próximas à média, com exceção do oeste do Mato Grosso, onde os volumes podem ser ligeiramente superiores.
  • Região Sudeste: Chuvas ligeiramente abaixo da média, apesar de o período ser tradicionalmente chuvoso, principalmente com a atuação da Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS).
  • Região Sul: A previsão indica condições favoráveis para a ocorrência de chuva abaixo da média em toda a região, com exceção do leste do Paraná e nordeste de Santa Catarina, onde os totais podem atingir valores próximos da climatologia.

É importante notar que o fenômeno La Niña pode influenciar o clima durante este período, afetando os padrões de chuva e temperatura em diversas regiões do país.

DE OLHO NAS CRIANÇAS: Acampar é sinônimo de liberdade e convivência sadia. Portanto aproveite o ambiente favorável para a diversão dos pequenos sem deixar de prestar atenção neles. Também é importante cuidar da proteção solar e examinar a pele e os pezinhos, pois pequenas doenças e bactérias de areia e solo poderão resolver aparecer.

RESPEITO AO PRÓXIMO: Principalmente quando estamos em grupos, as vezes podemos esquecer que nossos vizinhos não estão a fim de escutar nossa música ou tolerar nossas gritarias o dia todo. Conviva, observe quem está em volta, seja solidário e respeite a tranquilidade e a liberdade de todos.

FOGOS DE ARTIFÍCIO: Sabemos que os fogos são muito tradicionais durante a virada do ano, mas lembre-se de que o barulho e estampidos assustam e desesperam os animais silvestres. Pássaros também sofrem muito com os rojões, se estendendo até mesmo para a maioria dos PETs. Por isso, se estiver em locais de natureza abundante, parques e reservas ambientais, não será mal evitar os fogos. Eles podem inclusive iniciar incêndios não só na mata como também nos equipamentos de camping compostos de lona altamente inflamável (barracas e coberturas) e madeira e espuma (veículos de recreação).

Publicidade:
Marcos Pivari
CEO e Editor do MaCamp | Campista de alma de nascimento e fomentador da prática e da filosofia. Arquiteto por formação e pesquisador do campismo brasileiro por paixão. Jornalista por função e registro, é fundador do Portal MaCamp Campismo e sonha em ajudar a desenvolver no país a prática de camping nômade e de caravanismo explorando com consciência o incrível POTENCIAL natural e climático brasileiro. "O campismo naturaliza o ser humano e ajuda a integrá-lo com a natureza."

2 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!