Muitos locais passarão dos 40ºC na próxima estação quente. Locais tradicionais como o Rio de Janeiro, o Piauí e o Tocantins poderão ter temperaturas 4ºC acima das médias segundo os meteorologistas. Consequência disso serão as “tempestades de verão” que prometem vir fortes.
Tudo isso porque estamos sempre sob efeitos de dois personagens muito ilustres nos últimos anos: El Niño e La Niña. O menino é a bola da vez. Nosso planeta quase redondo está sendo influenciado pelo aquecimento da superfície do oceano pacífico que muda as massas de ar alterando o clima pelo mundão. Seja por culpa do homem, seja por um fator natural de oscilação, a Terra está 0,8ºC mais quente e 2015 promete. Quer mais? Os especialistas estão batizando o menininho este ano de “Super El Niño”!
Ah tá! Mas e aí? O que isto afetará nas minhas tão sonhadas férias? Respondemos: Sudeste com temperaturas acima da média. Chuvas acima da média no Sul. Forte Seca no Nordeste e na Amazônia. A pergunta que fica e que precisaremos aguardar para saber é sobre como serão essas chuvas no Sul. No Sudeste ainda é uma incógnita se haverão. Para nós campistas é importante saber interpretar direito as previsões do tempo. Isto porque além delas nunca serem tão confiáveis, deve-se atentar para quais dias serão realmente chuvosos ou sofrerão com as pancadas tradicionais vespertinas. Muitas vezes vemos a previsão de maneira errada. Portanto, atente para o descritivo no texto que indica principalmente o tempo durante a manhã, tarde e noite. Daí veja a probabilidade (em %) de chuva e qual a previsão de quantidade (mm). Sempre há um jeito se saber se o dia será daqueles ultra aproveitáveis com aquela refrescante chuva de verão ou se será aquele dia nublado e/ou chuvoso – vilão de nossas mais desejáveis acampadas.
Vamos juntos. O MaCamp está com vocês nessa.
Marcos Pivari