Publicidade:
 

Seguindo um efeito dominó de várias cidades no Brasil, Palhoça (SC) prepara o Projeto de Lei 0020/2025 que visa limitar o uso de pernoite em vias públicas em seus domínios. Os motivos que mais levam os municípios a estas iniciativas – Os maus usos e comportamentos dos caravanistas – estão bem claros no 3º artigo do PL, onde destaca a proibição de esvaziamento de caixa de esgoto em locais públicos, o que deveria ser algo totalmente subentendido. O texto fala da proibição de estacionamento em vias, praças, praias e até dunas, além de outros locais não delimitados pela administração pública para este fim. A matéria está em tramitação na câmara dos vereadores e tem como prazo fixado a data de 10/08/2025. E Confira abaixo o texto de justificativa do Projeto de Lei:

A proibição do estacionamento de ônibus de turismo, motorhomes e veículos similares em vias públicas fundamenta-se em razões de ordem pública, preservação do espaço coletivo, mobilidade urbana e questões sanitárias e ambientais.

Por conta da sua dimensão, substancialmente maiores do que os veículos tradicionais, estes podem obstruir a visibilidade de motoristas e pedestres, além disso, sua presença em locais não adequados podem dificultar e prejudicar a circulação de veículos de emergência, como ambulâncias e carros de bombeiros.

Publicidade:

Na esfera da saúde pública, o descarte inadequado de resíduos que podem gerar contaminação e causar transtornos à saúde e ao bem estar coletivo, além da poluição sonora e atmosférica.

Por fim, as vias públicas são destinadas ao trânsito e à circulação de pessoas e veículos, não ao uso prolongado como área de permanência e moradia. Essa permanência por longo prazo pode configurar apropriação indevida de espaço público, causando imensos prejuízos coletivos à comunidade.

Pedro Paulo dos Passos Freitas

O MaCamp fomenta há alguns anos a campanha #NARUAESTACIONONÃOACAMPO. É preciso entender que um veículo de recreaçãoé um bem que traz elementos que garantem muita praticidade e autonomia aos caravanistas, mantendo reservas de energia elétrica e água na proporção certa para que durem a estada sem que haja incômodo para o entorno. Uma série de regras de boa conduta são listadas para que a modalidade não cause interferências nos locais de destino.

—baixe nosso folheto em PDF—

Denuncie as más práticas de outros caravanistas, postando no instagram as suas fotos com a hashtag: #naruaestaciononaoacampo

Publicidade:
Marcos Pivari
CEO e Editor do MaCamp | Campista de alma de nascimento e fomentador da prática e da filosofia. Arquiteto por formação e pesquisador do campismo brasileiro por paixão. Jornalista por função e registro, é fundador do Portal MaCamp Campismo e sonha em ajudar a desenvolver no país a prática de camping nômade e de caravanismo explorando com consciência o incrível POTENCIAL natural e climático brasileiro. "O campismo naturaliza o ser humano e ajuda a integrá-lo com a natureza."

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!