No último mês de novembro de 2024 o município de Pinhais ganhou um reforço de 1.000 leitos de hospedagem em seu quadro turístico. Isto significa um aumento de 40 vezes a oferta local. A é cidade conhecida por seu turismo de eventos e também desponta no cenário das belezas naturais de suas áreas de proteção. Mesmo que em uma hospedagem temporária, a estruturação da área de camping da Expo Motorhome que ocorreu de 11 a 17 de novembro de 2024, abriu mais mil leitos de hospedagem para a anfitriã. Países como da Europa, Oceania e da América do Norte contabilizam vagas de camping como leitos de hospedagem oficiais, dada a importância da modalidade que se fez exemplar no caso do evento ocorrido. O Camping da Expo recebeu durante os dias do evento um total de 686 equipamentos entre barracas, trailers, motor homes e outros veículos de recreação, chegando num total de 1.500 pessoas.
O Brasil possui um potencial incrível para o campismo e caravanismo. Por ser um país continental, tropical e com enorme cenário turístico, ambiental e cultural, pode ser até maior e mais amplo do que mercados como de países do hemisfério norte. Porém diferente de lá, nosso país não costuma considerar o camping como leito de hospedagem – um erro. A modalidade considerada comumente como “alternativa”, pode reforçar a oferta turística das cidades. Um bom exemplo foi na copa do mundo de 2014, onde o Brasil amargava baixíssimos números de leitos de hospedagem nas cidades sede apontado pela mídia estrangeira, o que poderia ser facilmente reforçada com campings e pontos de apoio a motor homes mesmo que temporários.
No caso de Pinhais-PR, O município possui oficialmente 25 leitos de hospedagem, claro que não contando as vagas de Airbnb que certamente faria parte de outra pauta sobre este tema. Com a organização do Camping da Expo durante a semana do feriado de novembro, mesmo que de forma temporária, a cidade ganhou um reforço de 40 vezes o seu número de leitos. Durante o evento, passaram mais de 1.500 pessoas, a bordo de 686 equipamentos dentre barracas e veículos de recreação. Levados em consideração a rotatividade, pelo menos 1.000 leitos podem ser contabilizados durante o evento. Em contagens informais, considerando os equipamentos que estavam acampados na Expotrade e os demais em Postos, Havan, Madalosso e outros locais, passaram de mais de mil veículos de recreação na cidade.