Dometic 728×90

Entre 16 e 18 de agosto, a cidade de Quixadá (168km de Fortaleza), no Ceará, sediará o II Festival de Cinema Sertão & Diversidade. A programação inclui três mostras: uma competitiva (internacional) e duas itinerantes; além de debates, oficinas, exposições, intervenções, performances e apresentações culturais. A mostra competitiva será realizada na Casa de Saberes Cego Aderaldo.

As duas mostras itinerantes irão circular por 10 cidades da Região do Sertão Central e do Maciço de Baturité. Uma das mostras terá filmes do festival “For Rainbow”, e a outra de filmes produzidos por estudantes da Faculdade Arte dos Meios de Comunicação Audiovisual do Instituto Superior de Artes de Cuba.

De acordo com Geraldo Cavalcanti, um dos organizadores do evento, o Festival “se efetiva como o primeiro evento audiovisual competitivo com temática LGBTTI (lésbicas, gays, bissexuais, transsexuais, travestis e intersexuais) realizado no estado do Ceará”.

“No Festival, o audiovisual é usado – enquanto linguagem e ferramenta – como veículo de expressão, na busca pelo diálogo entre as diferentes camadas sociais com foco na afirmação de uma ambiência plural onde as diferenças e as singularidades de cada sujeito, não sejam apenas toleradas, mas sobretudo respeitadas”, acrescentou o organizador.

O Festival deste ano tem uma novidade: a realização da I Residência de Roteiro Sertão & Diversidade. Através de edital, serão escolhidos cinco projetos de curtas-metragens com temática LGBTTI. Também estreia este ano, o concurso “1 Minuto, Apenas”, que levará a discussão acerca de gênero e diversidade para as instituições de ensino. O concurso escolherá filmes de 1 minuto, com temática LGBTTI, nas categorias Ensino Médio e Universitário.

Regulamentos

Residência de roteiro

Os selecionados ficarão confinados no Mosteiro Santa Cruz, localizado no alto da Serra do Estevão, sob a orientação e a coordenação do cineasta Bertrand Lira. Lira é professor de Roteiro e Documentário do curso de Mídias Digitais (Demid) e do Programa de Pós-graduação em Comunicação (PPGC) da Universidade Federal da Paraíba.

Troféu

O troféu Galinha Choca será entregue aos melhores das mostras competitivas e do festival “1 Minuto, Apenas”. O troféu é uma criação do artista plástico Guaraci Gabriel, autor da obra Guerra e Paz, maior escultura de ferro do mundo segundo o Guinne’s Book.

Estrutura de hospedagem

Área de camping

Outra novidade é a área de camping com estrutura de banheiros e de segurança que será criada para receber pessoas de outras localidades do Ceará e do país. Tudo gratuito.

Locais de atividades

Casa de Saberes Cego Aderaldo (mostra competitiva, território livre)

Fundação Rachel de Queiroz (oficinas)

FECLESC (palestras, mesas-redondas e master classes)

O evento é realizado pela Associação Cultural Teatro da Boca Rica e o Instituto Assum Preto, coordenado pelo NAVI – Núcleo de Pesquisas e Experimentos Audiovisuais do IFCE campus Quixadá e apoiado pela SECULT/Governo do Estado do Ceará,  Casa de Saberes Cego Aderaldo, Prefeitura de Quixadá, FECLESC, 12º CREDE e SEBRAE.

fonte:cosmonerd.com.br

ACHR Seguros 728×90
CEO e Editor do MaCamp | Campista de alma de nascimento e fomentador da prática e da filosofia. Arquiteto por formação e pesquisador do campismo brasileiro por paixão. Fundador do Portal MaCamp Campismo sonha em ajudar a desenvolver no país a prática de camping nômade e de caravanismo explorando com consciência o incrível POTENCIAL natural e climático brasileiro. "O campismo naturaliza o ser humano e ajuda a integrá-lo com a natureza."