Publicidade:
 

Internet a bordo tem sido o assunto mais recorrente dos último anos. A necessidade de comunicação, fluxo de trabalho e entretenimento faz com que a conectividade seja algo imprescindível em qualquer local, mesmo que remoto. Há seis anos atrás iniciamos os testes e aplicações de soluções rurais para o uso embarcado, o que se tornou extremamente comum no meio. Mas a necessidade de uma potência maior e resultados ainda mais efetivos nos moveram a buscar soluções ainda mais parrudas. Eis que testamos a dupla de equipamentos mais conceituados do mercado para levar internet aos locais mais remotos do Brasil. Utilizados em âmbito industrial, tanto o roteador TELTONIKA quando a Antena POYNTING estão entre os aparelhos que equipam os veículos autônomos das mais modernas mineradoras e do mercado agro. Os equipamentos que serão apresentados mais a frente foram enviados pela OUTBASE, representantes das marcas.

Apesar de existirem opções de internet via satélite, tanto mais limitadas e lentas como Hughes, como mais modernas, rápidas e igualmente onerosas como a Starlink, ambas ainda não fecharam 2022 com ampla cobertura ou efetividade na usabilidade. Ambas também ainda não contam com possibilidade de uso em movimento, como ainda ocorre com a internet 3G, 4G e agora, 5G. A internet móvel por operadoras de celular é a fonte de comunicação que já funcionava em todas as opções que já testamos e implantamos no campismo e no caravanismo e ainda é a realidade para quem busca soluções.

Publicidade:

O MaCamp realizou diversos reviews com aparelhos da internet de uso rural, com aplicação em 12V e instalação em veículos de recreação, o que vinha sendo as melhores soluções para obter sinal do seu plano eleito de internet móvel. Agora era hora de buscar tecnologias que, apesar de onerosas, ampliassem a potencialidade de estar conectado pro trabalho, comunicação ou simples entretenimento nos lugares mais distantes deste Brasilzão. Por isso fomos buscar o que de mais moderno, potencial e conceituado existe no mercado.

MODEM/ROTEADOR: Apesar do celular fazer o papel de modem e até mesmo de roteador, ele não conta com uma potência tão grande como aparelhos de internet rural que inclusive possuem entradas para antenas externas. Porém com a necessidade de ampliar este poder, fomos buscar um modem/roteador industrial que superasse a potência das soluções rurais que já fizeram parte de nossos testes. A marca que mais tem nome neste segmento é a TELTONIKA e ela que será representada neste nosso review. Trata-se do RUTX12, com 2 chips independentes que contam com funcionamento paralelo e tecnologia MIMO que ainda podem ser somadas com auxílio de tecnologia Bonding. Além de funcionar de 9V a 50V, ainda possui roteador com função de repetidor e antenas externas igualmente MIMO, além de saídas de GPS e Bluetooth.

ANTENA: Com a fama e a reputação comprovada de ser a melhor marca de antenas do mundo, a Sul Africana POYNTING tem não só opções de antenas de alto ganho e muiti-vias para internet Rural, como também soluções completas para o uso embarcado. O modelo escolhido para nossos testes não poderia ser mais completo, com tecnologia de domo externo, de 8 vias (Mimo LTE1 (2x), Mimo LTE2(2x), Mimo Wifi (2x), Bluetooth (1x) e GPS (1x). Ambos os aparelhos foram enviados pela OUTBASE, que são representantes de ambas as marcas, sendo da POYNTING os importadores e representantes oficiais e exclusivos no Brasil.

USO NO TRAILER: Até agora com as soluções mais “populares” de internet rural para serem usadas no nosso trailer, topamos com as principais dificuldades: 1- Não possuir aparelhos para serem embarcados externamente; 2- Não possuírem antenas específicas para uso contínuo no teto; 3- Não possuírem função “repetidor de wifi” integrado. Com estas carências, sempre nos pegávamos em situações onde não estávamos 100% preparados quando chegávamos, tendo que instalar ou ajustar de alguma forma o equipamento para um resultado mais efetivo:

APARELHOS ANTERIORES: Apesar de um deles ser externo, não estava preparado para estar disposto no teto do veículo andando em alta velocidade na rodovia. Os demais sendo de uso interno, dependem de uma antena externa para uma melhor comunicação com as torres de celular espalhadas pelo país. Apesar de já oferecer muito mais capacidade e potência do que celulares, ainda existem outras soluções que podem ultrapassar tal potencial, ao que apresentaremos a seguir.

ANTENAS: Além das antenas de uso interno ou de aparelhos que já são a própria antena, mas ainda não podem estar permanentes no teto do veículo, toda a solução cabeada ainda depende de adaptações ou apontamentos e ajustes depois que estamos estacionados. Na busca por algo efetivo e que já estivesse disposto no teto do trailer, buscamos a solução deste review.

REPETIDOR: Apesar de buscarmos soluções de internet 3G, 4G e 5G que garantem alcances maiores em lugares inóspitos, este tipo de plano de dados ainda é limitado em franquias de download. Por esta razão, sempre que existe uma opção de internet WIFI local é conveniente usa-lo. O que acontece no mundo dos caravanistas e campistas, é que nem sempre o sinal wifi alcança o nosso equipamento, ainda mais no interior dele. Por esta razão, o uso de repetidor é fundamental, mas o ideal é tê-lo integrado ao nosso hardware, composto com antenas externas potentes e ainda de alimentação 12V para que se torne ainda mais autônomo e constante. Não são poucos os campings ou mesmo postos de combustível, onde podemos utilizar o WIFI lá da portaria ou do salão do restaurante de maneira ilimitada. O difícil é o sinal alcançar dentro do trailer. Completando esta gama de necessidades, podemos apresentar a dobradinha que elegemos ser a mais efetiva para a nossa configuração.

TELTONIKA RUTX12: O roteador industrial que figura o topo do catálogo da TELTONIKA oferece dois docks para SIM CARD, o famoso chip de celular. Podendo escolher duas ou mais operadoras da sua escolha ou de uma gama que compreenda uma chance maior de obter sinal em locais inóspitos, o RUTX12 não é só um aparelho “Dual Sim”. Isto porque ele não terá a sua capacidade de receber ou transmitir dados através de antenas internas ou externas – uma de cada vez. Ele possui transmissores, receptores e antenas para ambos os chips simultâneos, podendo alterná-los de acordo com suas maiores capacidades locais ou então somá-los garantindo uma velocidade e carga maiores através de serviço de “bonding”. Além disso, o sistema WIFI que igualmente possui tecnologia MIMO (duas antenas que duplicam a capacidade de dados), também conta com antenas dedicadas a ela, não tendo que compartilhar com os dados de 4G. Um universo de possibilidades está presente no sistema de configuração do aparelho, onde podemos adicionar fontes de internet aos LTE1 e LTE2, sendo o Wifi local e até mesmo uma fonte WAN cuja porta RJ-45 está presente na interface do RUTX12. Dentre inúmeras funções, é possível acessá-lo remotamente através da função RMS. A função Bluetooth é mais uma tecnologia a ser explorada, com direito a antena específica e independente que acompanha o produto. Por fim, a função de GPS é dispensada para nosso uso, mas imprescindível para os veículos autônomos que se guiam através desta tecnologia e que igualmente conta com saída de antena externa. O roteador trabalha tanto na tecnologia 2Ghz quanto 5Ghz.

POYNTING MIMO 3-17: A mais potente dentre as opções omnidirecionais e veiculares, possui 7 vias com suporte a: Mimo LTE1 (2x), Mimo LTE2(2x), Mimo Wifi (2x) e GPS (1x). Está preparada para bandas entre 450mhz e 3.500Ghz, resistência a intempéries IP 69K. O ganho dela está em 6.2 dBi para LTE, 7dBi para Wifi e 21dBi para GPS. Ela possui cabo de 2m de extensão e conectores já preparados para serem rosqueados no teltonika. Ela pode ser instalada diretamente no teto com opção de perfurá-lo para fixação e passagem dos cabos ou então com opção de parafusar na base e saída lateral do cabeamento.

 

UNBOXING / ENVIO DOS APARELHOS: Foram enviados ambos os aparelhos pela OUTBASE, sendo exemplares de pré-testes, não completos, mas com tudo que necessitávamos. O Roteador veio apenas com fonte e 2 antenas LTE + 1 Wifi + bluetooth e gps, apesar da versão completa acompanhar toda a gama das 8 antenas das suas saídas. A antena também veio de certa forma incompleta, dentro da caixa e faltando alguns suportes de perfuração que não utilizamos.

APLICAÇÃO DA ANTENA: Como buscamos sempre uma aplicação acima do normal, desenvolvemos uma ideia de aplicar a antena 3-17 da Poynting instalada sobre a nossa antena de TV de sinal aberto Winegard Sensar IV. Apesar de termos “sacrificado” a sua carcaça perfurando-a, não tiramos a sua função original que continua sintonizando canais, mas aproveitamos a sua capacidade de elevação de 80cm e comando de giro para que possamos não só projetar a Poynting à maior altura, como também girá-la 360 graus com comando interno, mesmo debaixo de chuva com todo o conforto. Para isto foi necessário desmontar nossa WINEGARD para furar e fixar p domo da Poynting sobre sua carcaça. Remontada no local original, bastou descer o cabeamento de telecomunicações junto da haste da SENSAR e construir uma nova passagem para os 7 cabos. Esta nos deu o maior e mais tenso trabalho, já que furar o teto de um trailer é uma das mais difíceis tarefas, psicológica e tecnicamente falando.  Os 2 metros de cabos foram justos e suficientes para chegar ao local que gostaríamos. Muita sorte.

APLICAÇÃO DO ROTEADOR: Nossa intenção era mesmo de dispô-lo dentro do guarda-roupas para que ficasse totalmente acessível e ao mesmo tempo protegido. Ali temos acesso aos chips, LEDs indicadores e suas portas RJ-45 e USB. Sim, ainda não mencionamos que, além da porta WAN, ele possui mais 4 portas de rede (LAN) e mais uma USB. Como tivemos a sorte do cabo de 2 metros da antena ter chegado até lá, pudemos prender o roteador com uma cinta e presilhas de fácil remoção e ainda ligar a alimentação que bem da bateria. O fato da bateria partir dos 11V e poder chegar aos 14,4V do carregador e até mesmo 16V do sistema solar, nada afeta o roteador da Teltonika que trabalha de 9V a 50Vdc. Não se iluda, pois “menino” puxa energia quando é preciso.

Apesar de ter dado trabalho, a instalação da dupla não causou grandes estresses e correu tudo conforme previsto. Tanto em nosso sítio na área rural de Paraty, quando durante nossa viagem até Brasília no final de 2022, a antena seguiu firme sobre a Winegard recolhida em movimento e içada quando estávamos estacionados nos destinos. O fato da antena estar externa, não só dá alcance às torres de celular e aos wifi’s locais, como também nos dá liberdade de uso de nossa rede privada dentro e fora do trailer e isto inclui a viagem dentro do carro que podemos contar com sinal de internet mesmo quando nosso celular não acusa nenhuma sinal em seu alcance.

INSERÇÃO DOS CHIPS: O RUTX12 possui pequenas gavetinhas que facilitam a colocação dos chips sem aquele medo de estragar como acontece em celulares e outros aparelhos. A ferramenta “alfinete” para abrir o dock fica guardada no próprio painel do roteador que facilita o uso e evita que o percamos. O aparelho inclui dois adaptadores para os diferentes tamanhos de chips, já que utiliza o tamanho maior. Após acomodá-lo na gavetinha, basta pressioná-la para que o chip seja instalado. Cada um deles possui LEDs indicadores de nível de sinal e tecnologia utilizada (2G, 3G e 4G) independentes, já que funcionam em paralelo e ao mesmo tempo.

CONECTORES ANTENAS: O roteador possui 8 conectores no padrão SMA (mini roscas). Apesar das roscas serem do tipo “macho”, o miolo delas são de pinos fêmea para as saídas LTE e GPS e Macho para Wifi e Bluetooth. Isso tudo segue os padrões universais das antenas dessas aplicações. No caso da Poynting 3-17, os conectores já vêm todos no padrão preparado para aplicar ao Teltonika. Ele pesa 540g e possui 13,2cm de comprimento, 9,50cm de profundidade e 4,5cm de altura.

CARCAÇA: Todo em metal (Alumínio), já vem preparado para dissipar o calor que o aparelho gera no funcionamento. Sua rigidez e qualidade surpreendem e nos passa uma enorme confiança. Sua configuração industrial não foge dos desafios como de costume nos produtos mais populares do mercado. Em suas especificações, permite trabalhar em uma variação de -40ºC até +75ºC com umidade relativa de 10% a 90%.

PLUG ALIMENTADOR: A entrada de alimentação vem com plug de 4 vias, sendo dois para o positivo + negativo da voltagem de entrada, mais dois plugs de entrada e saída de comandos externos para outros aparelhos. Tudo vem indicado no próprio corpo do roteador tirando qualquer limitação de aplicações como é de costume. No nosso caso, nós cortaríamos o cabo da fonte que acompanha o produto, que já nos chegou cortado. Aplicamos o 12V do trailer diretamente nele. Vale lembrar que até mesmo o plug do roteador possui uma trava que evita que ele se solte na viagem.

PAINEL: Além da entrada de alimentação e dos conectores RJ-45 e chips, o roteador possui botão RESET e LEDs indicadores. Além dos lá mencionados dos chips, temos um conjunto acima a esquerda para indicar a ação dos chips 1 e 2, do WIFI interno e da Ethernet. Já na parte mais central e inferior do painel, temos a indicação do funcionamento das duas bandas de funcionamento do WIFI: 2.4Ghz e 5Ghz.

PORTA USB: A porta no painel traseiro do roteador possui inúmeras funções. Dentre elas, adaptador serial, compartilhamento de dispositivos, ligação de HDD externa e ainda conectar uma impressora. Como na nossa aplicação não utilizamos nenhuma dessas opções, podemos contar com esta porta USB para alimentar qualquer aparelho ou carregá-lo sem a necessidade de aplicar mais um adaptador. Pratico, não?

USO EM MOVIMENTO: Durante a viagem o resultado foi satisfatório. Assim como acontece frequentemente o sinal oscila muito nos locais com e sem a presença das torres de celular. Porém a maior prova da efetividade do sistema é mesmo quando vemos na tela do celular que não há sinal algum no aparelho, mas no wifi ainda continuamos navegando. A grande vantagem é fazer uso disso com todos os aparelhos de todos os ocupantes conectados em nosso WIFI privado, incluindo o mídia center do carro.

USO ESTACIONADO: Estacionado podemos ter mais noção da potência da dobradinha Teltonika + Poynting, principalmente com a possibilidade de projetar a antena ainda mais alto e girá-la. Também fizemos uso do repetidor do WIFI local em locais onde o do próprio celular não alcançava.

MOVIMENTAÇÃO DA ANTENA: Mesmo sendo de configuração omnidirecional, toda antena deste tipo possui comportamento diferente de acordo com seu posicionamento, apesar da variação ser menor. Portanto o fato de termos instalado sobre a antena SENSAR IV da Winegard nos deu não só um reforço a mais da sua elevação em relação ao teto do trailer e dos demais equipamentos vizinhos, como também uma possibilidade de ajuste fino em relação à rotação da antena. Esta leitura é facilmente obtida graças ao firmware acessado via browser a partir do IP configurado, onde podemos ver o ganho de sinal enquanto vamos girando a antena. Enquanto onde há sinal de sobra, este ganho apenas resultará em mais velocidade, em locais remotos e quase sem sinal pode significar a conexão ou não. Vale lembrar que nenhum equipamento é milagroso. Portanto, onde não há sinal, não será possível conectar, mas sabemos que estamos com a melhor solução a bordo.

WIFI 2.4G e 5G: Não devendo ser confundido, o WIFI 5G não é o mesmo que o sistema 5G de celular. Na verdade, no caso do WIFI é a banda de frequência do roteador que trabalha nos 5Ghz. O Teltonika trabalha em ambas as frequências. Além desta, o tradicional 2.4Ghz. O que devemos saber na hora de escolher em qual iremos nos conectar é sobre suas realidades. O de maior frequência (o 5Ghz) nem sempre é a melhor opção, tendo como maior indicação a aplicação de maior velocidade e sinal livre de interferências que o menor. Porém, o 2,4Ghz possui maior alcance, sendo por este motivo, nossa escolha quase sempre para conectar o aparelho celular que acabamos tendo acesso até dezenas de metros distante do trailer. Durante a feira expo motorhome  em Brasília, não era incomum estarmos do outro lado do pavilhão e vermos que nosso celular ainda continuava conectado em nosso wifi. Veja que quando falamos desta conexão, estamos tratando da frequência de conexão no roteador local e não dos celulares e computadores em nosso roteador.

REPETIDOR WIFI: Em nossa opinião, um dos itens mais importantes que ainda não figuravam as opções de internet rural que já tínhamos testado nos reviews MaCamp. Apesar de encontrarmos hoje em dia diversos repetidores no mercado, são todos de ligar direto na tomada e sem a possibilidade de conexão de antena externa. Com esta função no Teltonika, temos um repetidor ligado permanentemente ao 12V, alimentando automaticamente nossa rede privada e conectado à antena externa para o melhor alcance possível do roteador local. Para ativar basta entrar no Menu da rede wireless e escanear uma das redes (2,4G ou 5G). Geralmente escolhemos a 2.4 por dois motivos. Primeiro que geralmente existem mais opções de WIFI’s locais nesta frequência e também porque o alcance desta banda é maior (o que tem tudo a ver com nossa necessidade no camping ou num posto). Após procurar as opções, é só escolher e “conectar”. Caso necessite, coloque a senha. Importante salientar que o Wireless da lista que representa o seu WIFI privado será configurado como “Access Point”. Já para o Wifi que será “repetido” e agregado à sua rede, estará configurada como “AP Client” Uma grande vantagem é que todos estes “clientes” poderão ser guardados na sua lista e podem ser desligados. Desta forma, os WIFI’s dos lugares que você vai frequentemente, já estarão ali sem a necessidade de nova configuração (assim como acontece com repetidores comuns)

 

SERVIÇOS DE SMS: Hoje em dia para operar planos de dados, principalmente exclusivos que nem mesmo possuem voz ou ligações, será necessário o recebimento, envio e interação via SMS para que a operadora se certifique que o proprietário é mesmo quem está operando as solicitações. Para isso, o Teltonika possui em seu menu um local específico para as mensagens SMS. No meu principal “SERVICES”, no sub-menu “MOBILE UTILITIES”, você encontrará as mensagens e mais algumas opções mais técnicas. Ali você poderá obter e ler a lista de mensagens recebidas, uma aba específica para enviar e também uma aba “storage” para escolher se guarda as mensagens na memória do roteador ou no chip da operadora.

CENTRAL DE ADMINISTRAÇÃO: O menu do Teltonika é vasto. São tantas as configurações técnicas que até nos perdemos. No Menu de STATUS temos um “overview” que é o que mais nos ajuda em obter os dados e intensidade de sinal dos chips e também do estado dos Wifi’s. Ainda temos informações de sistema, das redes móveis e locais: wireless e LAN. Ali também se pode ter acesso aos dados de tráfego local e móvel e LOGs. No Menu NETWORK podemos ter acesso às configurações de LAN, WAN, MOBILE e principalmente os dados de WIRELESS, onde configuramos nossa rede privada tanto 2.4Ghz quanto 5Ghz. É possível também configurar uma rede paralela “guest” para seus convidados temporários. Ali também, podemos adicionar redes Wireless locais existentes para alimentar a sua rede privada de internet, fazendo a preciosa função de repetidor. No Menu SERVICES temos administração de pacotes, soluções em nuvem (como acesso RMS), VPN, SMS, Auto reboot (que pode ser agendado) e NTP. Finalmente no Menu SYSTEM temos todas as configurações de administração, Firmware, login, backups, inserção de scripts personalizados e reiniciação (reboot). É muita coisa!

BONDING: O serviço BONDIX é pago, mas pode potencializar a internet de quem depende dela profissionalmente. De forma simples, ele canaliza toda a velocidade e franquias dos dois chips ao mesmo tempo, somando tudo na sua ponta. Além disso, pode inclusive adicionar as fontes LAN e WAN conectadas. Quando testamos, bastou entrarmos em contato com o pessoal da OUTBASE para remotamente eles configurarem tudo. Eles também representam o serviço.

RMS: O sistema RMS permite que você opere toda a parte administrativa dos seus aparelhos Teltonika remotamente. Isto facilita muito,, pois podemos acessá-los via WEB (através do site RMS) ou mesmo do APP instalado no celular.

CARACTERÍSTICAS: MOBILE:Módulo móvel 2 x 4G (LTE) – Cat 6: até 300 Mbps, 3G – até 42 Mbps; Troca de módulo SIM/móvel entre 2 cartões SIM, um para cada módulo móvel; casos de troca automática: sinal fraco, limite de dados, limite de SMS, roaming, sem rede, rede negada, falha na conexão de dados; Força do sinal de status, SINR, RSRP, RSRQ, Bytes enviado/recebido, banda conectada, Agregação de operadora, IMSI, ICCID, Módulo móvel em uso; SMS:  status de SMS, configuração de SMS, enviar/receber SMS via HTTP POST/GET, Email to SMS, SMS to Email, SMS to HTTP, SMS to SMS, SMS auto replay; Black/White list Operator black/white list; Múltiplos PDN Possibilidade de usar diferentes PDNs para múltiplos acessos e serviços de rede; Gerenciamento de banda Bloqueio de banda, exibição de status de banda usada; Auto APN; Modo ponte (bridge); Conexão direta de wireless (ponte) between mobile ISP and device on LAN; Modo Wireless: 802.11b/g/n/ac Wave 2 (WiFi 5) com transmissão de dados até 867 Mbps (Dual Band, MU-MIMO), 802.11r transição rápida,; Access Point (AP), Station (STA); Segurança WiFi: WPA3-EAP, WPA3-SAE, WPA2-Enterprise-PEAP, WPA2-PSK, WEP; AES-CCMP, TKIP, Auto Cipher modes, client separation; ESSID ESSID modo furtivo; Usuários WiFi: até 150 simultâneos conectados. Wireless Hotspot; ETHERNET Captive portal (Hotspot), internal/external Radius server, built in customizable landing page WAN 1 x WAN port (can be configured as LAN) 10/100/1000 Mbps, compliance with IEEE 802.3, IEEE 802.3u, 802.3az standards, supports auto MDI/MDIX crossover LAN BLUETOOTH 4 x LAN ports, 10/100/1000 Mbps, compliance with IEEE 802.3, IEEE 802.3u, 802.3az standards, supports auto MDI/MDIX Bluetooth 4.0 NETWORK Bluetooth low energy (LE) for short range communication Routing Static routing, Dynamic routing (BGP, OSPF v2, RIP v1/v2, EIGRP, NHRP) Network protocols TCP, UDP, IPv4, IPv6, ICMP, NTP, DNS, HTTP, HTTPS, FTP, SMTP, SSL v3, TLS, ARP, VRRP, PPP, PPPoE, UPNP, SSH, DHCP, Telnet client, SNMP, MQTT, Wake on LAN (WOL), DLNA VoIP passthrough support H.323 and SIP-alg protocol NAT helpers, allowing proper routing of VoIP packets; Connection monitoring Ping Reboot, Wget reboot, Periodic Reboot, LCP and ICMP for link inspection; Firewall Port forwards, traffic rules, custom rules; DHCP Static and dynamic IP allocation, DHCP Relay, Relayd; QoS / Smart Queue Management (SQM) Traffic priority queuing by source/destination, service, protocol or port, WMM, 802.11e; DDNS Supported >25 service providers, others can be configured manually; Network backup VRRP, Mobile, Wired and WiFi WAN options, each of which can be used as an automatic Failover; Load balancing Balance Internet traffic over multiple WAN connections; SSHFS Possibility to mount remote file system via SSH protocol; SECURITY; Authentication Pre-shared key, digital certificates, X.509 certificates; Firewall Pre-configured firewall rules can be enabled via WebUI, unlimited firewall configuration via CLI; DMZ; NAT; NAT-T; Attack prevention DDOS prevention (SYN flood protection, SSH attack prevention, HTTP/HTTPS attack prevention), port scan prevention (SYN-FIN, SYN-RST, X-mas, NULL flags, FIN scan attacks); VLAN Port based and tag based VLAN separation; Mobile quota control Custom data limits for both SIM cards; WEB filter Blacklist for blocking out unwanted websites, Whitelist for specifying allowed sites only; Access control; VPN Flexible access control of TCP, UDP, ICMP packets, MAC address filter; OpenVPN Multiple clients and a server can run simultaneously, 12 encryption methods OpenVPN Encryption DES-CBC, RC2-CBC, DES-EDE-CBC, DES-EDE3-CBC, DESX-CBC, BF-CBC, RC2-40-CBC, CAST5-CBC, RC2-64-CBC, AES-128-CBC, AES-192-CBC, AES-256-CBC
IPsec IKEv1, IKEv2, with 5 encryption methods for IPsec (DES, 3DES, AES128, AES192, AES256); GRE GRE tunnel; PPTP, L2TP Client/Server instances can run simultaneously, L2TPv3 support; Stunnel Proxy designed to add TLS encryption functionality to existing clients and servers without any changes in the program’s code; DMVPN Method of building scalable IPsec VPNs; SSTP SSTP client instance support; ZeroTier ZeroTier VPN client support
WireGuard; MODBUS TCP SLAVE WireGuard VPN client and server support; ID filtering Respond to one ID in range [1;255] or any; Allow remote access Allow access through WAN
Custom registers; MODBUS TCP MASTER Modbus TCP custom register block, which allows to read/write to a file inside the router, and can be used to extend Modbus; TCP slave functionality; Supported functions 01, 02, 03, 04, 05, 06, 15, 16; Supported data formats
MQTT GATEWAY 8 bit: INT, UINT; 16 bit: INT, UINT (MSB or LSB first); 32 bit: float, INT, UINT (ABCD (big-endian), DCBA (little-endian), CDAB, BADC), HEX, ASCII; Gateway DATA TO SERVER Allows sending commands and receiving data from Modbus Master trough MQTT broker; Protocols IoT PLATFORMS HTTP(S), MQTT, Azure MQTT, Kinesis; Clouds of things Allows monitoring of: Device data, Mobile data, Network info, Availability; ThingWorx Allows monitoring of: WAN Type, WAN IP Mobile Operator Name, Mobile Signal Strength, Mobile Network Type; Cumulocity Allows monitoring of: Device Model, Revision and Serial Number, Mobile Cell ID, ICCID, IMEI, Connection Type, Operator, Signal; Strength, WAN Type and IP; Can send device IP, Number of bytes send/received/ 3G connection state, Network link state, IMEI, ICCID, Model, Manufacturer, Azure IoT Hub Serial, Revision, IMSI, Sim State, PIN state, GSM signal, WCDMA RSCP, WCDMA EC/IO, LTE RSRP, LTE SINR, LTE RSRQ, CELL ID, Operator, Operator number, Connection type, Temperature, PIN count to Azure IoT Hub server; MONITORING & MANAGEMENT: WEB UI HTTP/HTTPS, status, configuration, FW update, CLI, troubleshoot, event log, system log, kernel log; FOTA Firmware update from server, automatic notification; SSH SSH (v1, v2); SMS SMS status, SMS configuration, send/read SMS via HTTP POST/GET; CALL Reboot, Status, Mobile data on/off, Output on/off; TR-069 OpenACS, EasyCwmp, ACSLite, tGem, LibreACS, GenieACS, FreeACS, LibCWMP, Friendly tech, AVSystem; MQTT MQTT Broker, MQTT publisher; SNMP SNMP (v1, v2, v3), SNMP trap; JSON-RPC Management API over HTTP/HTTPS; MODBUS MODBUS TCP status/control; RMS
SYSTEM CHARACTERISTICS Teltonika Remote Management System (RMS); CPU Quad-core ARM Cortex A7, 717 MHz; RAM 256 MB, DDR3; FLASH storage 256 MB, SPI Flash; FIRMWARE / CONFIGURATION; WEB UI Update FW from file, check FW on server, configuration profiles, configuration backup; FOTA Update FW/configuration from server; RMS Update FW/configuration for multiple devices at once; Keep settings Update FW without losing current configuration; FIRMWARE CUSTOMIZATION: Operating system RutOS (OpenWrt based Linux OS); Supported languages Busybox shell, Lua, C, C++; Development tools; LOCATION TRACKING SDK package with build environment provided; GNSS GPS, GLONASS, BeiDou, Galileo and QZSS; Coordinates GNSS coordinates via WebUI, SMS, TAVL, RMS; NMEA NMEA 0183; Server software Supported server software: TAVL, RMS; Geofencing: USB Configurable multiple geofence zones; Data rate USB 2.0; Applications Samba share, USB-to-serial; External devices Possibility to connect external HDD, flash drive, additional modem, printer; Storage formats; INPUT/OUTPUT FAT, FAT32, NTFS; Input 1 x Digital Input, 0 – 6 V detected as logic low, 8 – 30 V detected as logic high; Output 1 x Digital Output, Open collector output, max output 30 V, 300 mA; Events SMS, Email, RMS; I/O juggler Allows to set certain I/O conditions to initiate event; POWER; Connector 4 pin industrial DC power socket; Input voltage range 9 – 50 VDC, reverse polarity protection, voltage surge/transient protection; PoE (passive) Passive PoE. Possibility to power up through LAN1 port, not compatible with IEEE802.3af, 802.3at and 802.3bt standards; Power consumption Idle: <4 W, Max: <22 W; PHYSICAL INTERFACES (PORTS, LEDS, ANTENNAS, BUTTONS, SIM); Ethernet 5 x RJ45 ports, 10/100/1000 Mbps; I/Os 1 x Digital Input, 1 x Digital Output on 4 pin power connector; Status LEDs 4 x connection status LEDs, 6 x connection strength LEDs, 10 x Ethernet port status LEDs, 4 x WAN status LEDs, 1x Power LED, 2 x 2.4G and 5G WiFi LEDs; SIM 2 x SIM slots (Mini SIM – 2FF), 1.8 V/3 V, external SIM holders; Power 1 x 4 pin DC connector; Antennas 4 x SMA for LTE, 2 x RP-SMA for WiFi, 1 x RP-SMA for Bluetooth, 1 x SMA for GNNS; USB 1 x USB A port for external devices; Reset Reboot/User default reset/Factory reset button; Other; PHYSICAL SPECIFICATION 1 x Grounding screw; Casing material Full aluminium housing; Dimensions (W x H x D) 132 x 44.2 x 95.1 mm; Weight 540 g; Mounting options; OPERATING ENVIRONMENT DIN rail (can be mounted on two sides), flat surface placement; Operating temperature -40 C to 75 C; Operating humidity 10 % to 90 % non-condensing.

PREÇO: Na data deste review a antena custava entre R$ 2.887,00 + frete na INTERNET. O  Roteador Teltonika RUTX12 não possuía valor aberto em compra direta com empresa brasileira e por isso ambos os produtos deverão ser cotados junto à OUTBASE.

REVIEW – PRODUTO e Local: Estes equipamentos foram enviados pela OUTBASE que confiou no know-how do MaCamp para testar seus produtos na seção de Reviews. A instalação e testes foram feitos junto ao nosso próprio trailer em nossa propriedade rural do município de Paraty no Estado do Rio de Janeiro e testado pela primeira vez em viagem para Brasília-DF, passando pelos Estados de SP, MG e GO.

CONTATOS:

SITE: www.outbase.com.br
facebook.com/OutbaseNextGenSolutions

linkedin.com/outbase-next-gen-solutions
Telefone: (11) 3042-0820
E-mai: contato@outbase.com.br

Publicidade:
Marcos Pivari
CEO e Editor do MaCamp | Campista de alma de nascimento e fomentador da prática e da filosofia. Arquiteto por formação e pesquisador do campismo brasileiro por paixão. Jornalista por função e registro, é fundador do Portal MaCamp Campismo e sonha em ajudar a desenvolver no país a prática de camping nômade e de caravanismo explorando com consciência o incrível POTENCIAL natural e climático brasileiro. "O campismo naturaliza o ser humano e ajuda a integrá-lo com a natureza."

9 COMENTÁRIOS

    • pode ser uma ótima opção, porém a starlink ainda não possui equipamento para uso em movimento, alem de poder nao funcionar em locais com muitas arvores ou montanhas

    • Concordo. Já está disponível a StarLink para viagens e está previsto para breve a em movimento.

      E no meio do nada, é a forma mais barata de se comunicar, depois do sinal de fumaça e dos pombos correios.

    • Não é difícil não ser possível usar a Starlink, é só estar acampando em um lugar legal com árvores por perto. Dependendo do lugar nem mesmo é possível encontrar um lugar por perto, um pouco afastado do RV, onde a Starlink funcione bem. Starlink vai bem durante a viagem, já que na estrada normalmente não vai ter muita coisa obstruindo, e ela já está liberada para ser usada em movimento. No entanto, uma boa adaptação para colocar a antena no teto do veículo, como a Move2Go, é bem cara… E a mensalidade é cara também. Dependendo pode valer mais a pena deixar a assinatura da Starlink pausada e usar o 4G, tendo bons planos de 4G.
      No final, cada uma tem suas vantagens e desvantagens em casa situação, e a solução mais robusta é ter as duas opções, Starlink e 4G, ou melhor, 3, porque com essa opção 4G tem também a opção do Wi-fi.

      Obs.: A Outbase ainda está funcionando e vendendo esses produtos? Não tem informação no site e eles não me responderam nem mensagem pelo site, nem e-mail, nem WhatsApp, nem ligação.

  1. Marcos, vocês ainda estão usando está solução? Estão satisfeitos com a instalação da antena no topo da antena de TV? Fariam alguma coisa diferente? Estou comprando essa antena e esse roteador e pensando em instalar da mesma forma.

    • usamos sim. mesmo com a starlink da move2go, quem trabalha com internet precisa de redundância. ALém disso, locais cobertos ou com muitas arvores nao contam com o satelite e ai o 4g amplificado se faz muito importante.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!