Trailer ou Motor Home significa liberdade em levar uma casa completa para onde for. A cozinha é um dos fatores importantes de um veículo de recreação e o espaço minimalista que divide os ambientes em um mesmo lugar pode receber cheiro e vapor do preparo da comida. A RV PARTS, nova marca de equipamentos para RV’s fez questão de nos enviar o seu modelo de exaustor para fogão para testarmos.
Exaustor ou Depurador? Existe uma grande diferença entre estes dois equipamentos mesmo na cozinha de casa. Enquanto um DEPURADOR suga os vapores sobre o fogão, faz uma espécie de filtragem e devolve o ar para o ambiente interno, um EXAUSTOR (ou COIFA) manda todo este ar sugado para fora do ambiente. Sem dúvidas que um exaustor faz um trabalho muito mais eficiente na cozinha, mas este depende de uma “chaminé”. O que é mais difícil de se implantar em uma residência, se faz mais simples em um trailer ou motor home, já que basta fazer uma abertura no teto bem próximo do aparelho.
A coifa da RV PARTS se trata definitivamente de um exaustor, já que possui saída da chaminé, que diga-se de passagem, acompanha o produto com todos os elementos para instalação incluindo o duto e chapéu externo.
APLICAÇÃO NESTE REVIEW: Nosso cenário de instalação será nosso motor home que está recebendo diversos upgrades. Originalmente ele vinha equipado com uma coifa bastante grande e que realmente não caberia mais no design que buscávamos na nova cozinha. Ela já contava com chaminé de saída, o que facilitou ainda mais a nossa vida. Com dimensões bem menores e partes a serem embutidas, poderemos ter um exaustor bem mais discreto e moderno. Para isto, buscaremos embutir parte dela no armário aéreo logo acima do fogão.
MODELO RVDP-0001: O modelo do catálogo enviado pela RV PARTS conta com acabamento em inox, painel digital frontal, dois motores com três níveis de velocidade, temporizador e luz. Ele conta com filtro metálico retirável e lavável e já vem com o kit da chaminé composto do duto flexível, base, chapéu e abraçadeira. Possui 50cm de largura e 30cm de profundidade com alimentação em 220V.
UNBOXING: Na caixa de papelão e protegida com isopores laterais, a coifa vem envolta em um plástico transparente juntamente com os kits de instalação e manual de instruções.
PRIMEIRAS IMPRESSÕES: A qualidade surpreendeu. O Inox está presente em todo o aparelho e não somente nas partes que ficarão expostas. A saída para a chaminé possui boa bitola e também conta com um sistema de comportas que se fecham quando o aparelho está desligado, evitando que entre poeira ou sujeira pela chaminé. O duto sanfonado também agradou por ser bastante maleável e chegar em um ótimo comprimento quando esticado.
INSTALAÇÃO: Após retirada a coifa antiga, a situação do armário não estava tão boa em volta da saída da chaminé, mas não importava, pois todo o fundo seria recortado para embutir a nova coifa. Antes disso finalizamos todo o acabamento da parede. Como a coifa antiga era gigante, parte dela ocupava uma porção sobre a sanca da cortina, o que agora não mais seria necessário. Assim, prolongamos a grossura da sanca até o armário, fizemos um detalhe decorativo logo abaixo para aumentar a reflexão da iluminação e aproveitamos a largura menor para ganhar uma tomada extra na cozinha (que não será para a coifa, mas sim para uso geral na bancada).
Recortado o fundo do armário nas medidas corretas, foi hora de encaixar o aparelho no lugar e calçá-lo na posição até que pudesse ser fixado. Como nosso caso é bastante específico, fizemos alguns furos nas laterais da coifa para poder parafusá-la nas paredes. Neste momento pudemos certificar da qualidade do material da coifa, pois não foi fácil vencer a broca no inox. Na lateral esquerda utilizamos uma cantoneira de alumínio para dar acabamento, já que nosso recorte feito ali mesmo no local do armário não havia ficado com bom acabamento. Vale ressaltar que, para projetos novos de marcenaria, o aparelho da RV PARTS já conta com furações originais e parafusos com porcas que acompanham o produto.
LIGAÇÃO ELÉTRICA: Apesar da coifa vir com plug para tomada, optamos por cortar o cabo e fazer uma ligação direta, já que tudo ali seria embutido. Emenda feita, bastou recolher tudo para posteriormente ser coberto pelo acabamento do armário.
LIGAÇÃO DA CHAMINÉ: Como o motor home já contava com sistema de exaustão, optamos por manter a chaminé original da Turiscar. Desta forma, não instalamos a base e o chapéu do kit. O duto plástico serviu perfeitamente para fazer a leve quebra de prumo da chaminé em relação à saída da coifa. Os encaixes são precisos e facilitaram muito o trabalho desta instalação.
ACABAMENTO INTERNO: Há um sobressalto extra na parte “de embutir” da coifa, o que demandou mais trabalho para dar acabamento no armário. Para não perder espaço, optamos por fazer um “degrau” no acabamento. Por fim, outro acabamento recobriu o duto da chaminé deixando tudo oculto e pronto para receber os pertences de costume.
FUNCIONAMENTO: A operação do exaustor é super simples e prática. Com o painel na altura dos olhos, basta ligar o aparelho para que se acendam as luzes dos botões “touch” que estarão aptos a comandar a coifa. Cada uma das três velocidade pode ser escolhida pelos seus respectivos botões. Para desligar a ventoinha, basta apertar o botão da velocidade correspondente ou então desligar o aparelho com um toque no no botão central de “power”. Este é preciso que esteja ligado para que as funções sejam acionadas. Além da iluminação que é acionada pelo botão correspondente, ainda podemos ativar o modo “temporizador” da exaustão. Assim você pode largar a coifa exaurindo os últimos gazes e cheiros sem se preocupar em ter que ir desligá-la. Durante nossos testes no dia a dia, tivemos um efeito excelente da coifa, exaurindo fumaças, vapores ou mesmo o calor emanado do fogão e forno.
NÍVEL DE RUÍDO: Nenhuma coifa é muito silenciosa, pois o serviço de se aspirar o ar de uma superfície muito grande torna o trabalho de succção muito puxado. Mas em velocidade baixa o ruído é bastante baixo e razoável. Já a velocidade máxima faz bastante barulho, mas o menor dos problemas quando precisamos daquela força extra de tirar vapor, fumaça ou então aquele cheiro forte de quando deixamos queimar alguma coisa na panela.
ILUMINAÇÃO: A iluminação tem um tom decorativo em uma luz roxeada que pode sim iluminar o fogão em um momento da noite que não se deseja atrapalhar o sono de quem dorme ao lado. No nosso caso ela casou perfeitamente com a luz decorativa do ar condicionado de teto, compondo com ele uma iluminação “de penumbra” bastante interessante no motor home.
Alternativas: A praticidade da coifa no trailer pode se estender ao uso restrito do fogão. Como o ambiente é pequeno, costumamos utilizar a coisa ligada no mínimo quando estamos usando o forno. Assim, o calor que o fogão emana pro ambiente interno pode ser aliviado sendo expulso para fora.
CARACTERÍSTICAS: Dimensões: 50cm X 30cm. Alturas: Painel externo = 5,5cm; Maixo Interno = 14cm; Médio Interno = 16cm; Máximo Interno= 19cm; Voltagem: 220V; Modelo: CXW-190-M3, Potência: 218W; Vazão de ar: 480m³/h; Bitola de saída: 100mm (4″); Ruído máximo: 52db; Peso: 6kg.
PREÇO: Na ocasião do envio pela RV PARTS, O valor declarado era de R$ 1.590,00 9valor apenas de referência para este artigo).
ONDE COMPRAR: No show-room da RV PARTS ou nos diversos revendedores na internet e de lojas físicas pelo Brasil.
REVIEW – PRODUTO: Este equipamento foi enviado pela RV PARTS que confiou no know-how do MaCamp para testar seus produtos na seção de Reviews. Testes foram feitos em nosso motor home Turiscar Caribe 1992 no Estado do Rio de Janeiro.