Após equiparmos nosso trailer com a última geração de baterias (Lítio-Technomaster) e incluir um novo método de carregamento seguro pelo alternador do carro, através do Gerenciador GCA 60A, chega a hora de equipá-lo com algo “básico”, porém tecnológico. Trata-se do sistema de carregamento das baterias pela eletricidade externa e também do inversor que nos dará a possibilidade de ligar o ar condicionado quando não houver energia local. Além disso, precisamos de um equipamento que trabalhe com as duas voltagens Ac (110V e 220V). Para este desafio, a TECHNOMASTER nos recomendou e enviou o seu modelo Náutico, para que pudesse nos atender a todas estas demandas.
Voltagens 110V e 220V: Para algumas regiões brasileiras pode parecer muito estranha a necessidade de trabalhar em 110V. Um bom exemplo é o Sul do Brasil, onde sequer existe a opção desta voltagem. Ocorre que em alguns Estados brasileiros, é o 220V que pode não existir ou quase. O mapa abaixo ilustra este cenário, porém é importante lembrar que principalmente nos Estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais, há localidades ou mesmo estabelecimentos que , mesmo que exista a opção do 220V na entrada, culturalmente são disponibilizadas tomadas de 110V. Nestes locais, que incluem a maior Capital do país, São Paulo, 90% dos eletrodomésticos dos usuários é de 110V. Já na cidade de Santos, a 50km dali, não existe rede 110V, onde apenas rede 220V é distribuída através de um neutro e uma fase integral. Em resumo, um campista ou caravanista que deseja rodar pelo Brasil, deve estar preparado para visitar locais cuja tomada externa poderá ser de ambas as voltagens.
NOSSO CASO NAS VOLTAGENS: Além de toda a diversidade exposta acima, nosso trailer também carrega questões culturais e também técnicas sobre a voltagem. Como todos sabem, todos os nossos equipamentos do trailer funcionam em 12V, exceto o Ar Condicionado. Este foi escolhido cuidadosamente em 110V por um motivo muito simples. Para que quando plugado em 110V do camping, não houvesse necessidade de um transformador dobrando a voltagem para alimentar o aparelho. Também porque neste universo é extremamente comum a oscilação e principalmente a BAIXA VOLTAGEM extrema, principalmente em feriados, onde o “trabalho” de reduzir a voltagem de ≅160V a 220V para 110V seria muito mais fácil para um estabilizador do que o contrário. Diante deste cenário, a TECHNOMASTER entendeu a nossa necessidade real, nos indicando o seu modelo náutico do TM31, já que possui tanto entrada 110V e 220V, como também as saídas em ambas as voltagens tanto na comum quanto na do inversor. Uma outra preocupação nossa seria de poder utilizar o ar condicionado no inversor, mesmo que por poucas horas. A Technomaster prometeu que sim.
AS BATERIAS: Tanto faz se é de lítio ou de chumbo ácido. O importante é sempre mantê-las totalmente carregadas, já que a qualquer momento da aventura podemos estar desplugados ou mesmo (o que é muito comum) a qualquer instante pode acabar a luz do camping. Principalmente se você faz uso do inversor para geladeira, eletrônicos e outros equipamentos, estar com as baterias sempre cheias é fundamental. A função de carregador do TM31NT é imprescindível, pois sempre que o trailer estiver plugado na rede externa, a bateria estará sendo carregada ou então mantida a sua carga no processo de “flutuação”. No nosso caso, utilizamos a bateria de Lítio-Technomaster, porém o carregador funciona com baterias de Chumbo Ácido e gel também.
SOBRE A TECHNOMASTER: A empresa possui 29 anos de mercado e, para muitos caravanistas, já está na memória afetiva, antiga ou de infância. Ficou conhecida por seus “conversores” que equipavam (e equipam até hoje) trailers e motor homes. O que antigamente se restringia a transformadores de energia aliados a carregadores de bateria, evoluíram com a tecnologia ganhando outras funções e também aparelhos ou combos como inversor e estabilizador. O convite de uma renomada montadora para participar de um projeto que aprimorasse a qualidade de energia dos seus veículos foi um incentivo histórico que mantém as engrenagens da empresa na busca por aperfeiçoamento e inovação. Hoje engloba também a indústria Naval e de Energia Solar.
O TM31NT: O equipamento reúne três funções básicas para um veículo de recreação. O TRANSFORMADOR faz a função de transformar 220V em 110V e voce-versa. O CARREGADOR transforma a voltagem externa de corrente alternada (aC) em contínua (dC) e carrega a bateria. Popularmente, o aparelho que detém destas duas funções é conhecido como “Conversor”. Por fim, o Technomaster também possui mais a função integrada do INVERSOR, que faz o papel de transformar o 12VdC da bateria em 110VaC e 220VaC. Mais do que estas simples funções isoladas, ele faz um gerenciamento eletrônico de todas elas, desde a ligação na rede até o funcionamento e comutação automática dentro do RV. Além de possuir saída para painel remoto, também possui porta de comunicação MODBUS RTU para monitoramentos mais complexos e modernos. Ambas são através de portas RJ-45.
UNBOXING: O TM31NT chegou junto dos outros produtos por transportadora, enviada pela TECHNOMASTER, em embalagem hiper segura. A caixa de papelão grossa com as estampas da marca veio toda protegida por uma estrutura de caixote de madeira, o que também facilita no manuseio e transporte do produto. Dentro da caixa, o conversor veio todo envolvido em plástico bolha juntamente ao manual. Junto do produto, acompanhava também a caixa do PA – TM-R2 – PAINEL CONTROLE P/ TM41M – ECOBAT para podermos monitorar e operar o inversor da porta do trailer. Um cuidado muito incomum que a Technomaster possui com os produtos, é que eles acompanham os terminais do tipo “olhal” em todos os conectores de rosca. Isto não só livra o cliente de ter que ir atrás de adquiri-los, como também garantem que as ligações serão executadas com excelência.
INSTALAÇÃO: A instalação do conversor no trailer demandou a escolha de um novo espaço para ele no baú da elétrica do trailer. Por ser um trailer de tamanho muito pequeno (segundo menor da linha Karmann Ghia), tivemos que instalá-lo de uma maneira um pouco mais confinada. Como ele ficará deitado de lado e existem grelhas de ventilação em ambas as laterais, tratamos de fazer duas tiras de sarrafos para apoiar o aparelho deixando um túnel de ventilação. Aproveitamos para fazer um friso onde encaixaremos uma das abas de fixação lateral para que o conversor fique imóvel. Após acomodado na base, bastou apenas um parafuso na aba da outra extremidade (que ficou para cima) para que o conversor ficasse totalmente fixo.
Iniciamos então as ligações dos terminais, que são totalmente explicativos no próprio painel. Nos extremos, ficam as ligações da bateria. Elas são as mais parrudas, onde utilizamos cabos de 35mm² para interligar o acumulador ao TM31NT. Seguindo do “-” para o “+”, temos os dois terminais da entrada da rede – os fios que chegam da extensão que é ligada na tomada externa. No nosso caso, antes de chegar no conversor, a fiação passa pelo estabilizador e por um relógio de medição de energia elétrica interno. Para esta entrada, utilizamos cabos de 6mm². Por último, é hora de fazer a ligação das saídas 110V e 220V que alimentarão todas as tomadas e aparelhos do trailer. Para esta seção, temos três terminais de rosca, “0”, “120” e “220”, tendo o esquema de ligação seguinte: Para a saída 110V, devemos ligar nos terminais “0” e “120”. Já para a saída 220V, ligamos os terminais “0” e “220”. Simples assim. Existe também o terminal de fiação “terra”.
PRIMEIROS USOS: Sem grandes segredos, após tudo conectado, são poucos os ajustes para sair usando. Temos primeiramente dois disjuntores bipolares, um deles conecta e protege a conexão com a bateria e o outro com a entrada de corrente alternada no aparelho da TECHNOMASTER. Com ambos ligados, temos mais dois botões de ajuste. O do carregador “CAR” possui duas posições “liga” e “desliga”, operando isoladamente a função de carga inteligente da bateria. O último com três posições opera as funções do INVERSOR. Na posição do meio, desliga e isola totalmente o inversor. As outras posições acionam o mesmo na função plena ou na função “ECOBAT” que falaremos mais adiante. Com tudo funcionando, fizemos testes do inversor cortando a alimentação da rede e acompanhando a operação e suas etapas através dos LEDS indicadores no painel principal.
FUNÇÃO TRANSFORMADOR: Ao entrar energia no TM31NT, ele passa alguns segundos fazendo uma varredura na rede. As vezes passa dos 10 segundos e as vezes um pouco antes. Nesta varredura, o LED “TRAFO” pisca enquanto o LED grande da “REDE” está aceso, mas com nenhum dos LEDs acesos de “110V” ou “220V”. Depois deste processo, a energia é liberada, indicando a voltagem da rede de entrada no respectivo LED pequeno e o LED do “TRAFO” fica aceso. Nas saídas, já estão liberadas as duas voltagens diferentes para alimentação, além do carregador da bateria, caso acionado.
FUNÇÃO CARREGADOR: Após a liberação da saída da rede, o carregador já está apto a funcionar. O que irá depender da posição da chave “CAR” que dá a opção de desligá-lo. Caso acionada, o carregador entrará no modo automático de carga. Ele faz uma leitura do estado da bateria (seja Lítio, seja chumbo-ácido – requer configuração) e define um dos 4 estágios de carga, variando de mais forte para bateria muito descarregada, até o processo de flutuação, onde o carregador entende que a bateria já está com carga máxima e passa a aplicar pequenas e espaçadas doses de energia pequena para mantê-la e fazer novas leituras.
FUNÇÃO INVERSOR: Esta função também depende da posição de escolha da chave. Quando ligado, dá sempre preferência de saída para a energia externa quando conectada. Caso esta falte, o inversor já comuta imediatamente a saída com a energia transformada dos 12V da bateria em 110V e 220V nas respectivas saídas. Assim que a energia externa retorna, ele novamente comuta para que as baterias sejam poupadas e, caso acionado, o carregador já comece a abastecê-las novamente.
NOSSO USO: Como temos todos os equipamentos do trailer em 12V, o inversor acaba sendo imprescindível para o uso do nosso ar condicionado e também para a faísca de ignição do fogão. Porém, temos tomadas no trailer que são usadas aleatoriamente para alguma fonte de notebook, ferramentas e demais aparelhos. Nosso uso é bastante “automático” onde o TM31NT se mostrou muito prático. Ele está sempre conectado à bateria de lítio e sempre conectado no fio da rede externa. Sempre que plugado ele já inicia o processo de carga ou flutuação da bateria e alimentação das tomadas e do ar condicionado. Como o nosso uso do inversor é programático, deixamos geralmente esta função desabilitada para o acionamento manual de quando este é necessário.
ECOBAT: Esta função do inversor é muito interessante. Isto porque inversores de qualquer tipo possuem o que chamamos de “consumo em vazio”. Mesmo que nada esteja plugado ou consumindo sua saída, existe uma quantidade de energia da bateria que sempre está sendo consumida para que o aparelho esteja em funcionamento. A função ECOBAT deixa o inversor da TECHNOMASTER em um estado parecido com uma hibernação. Nas saídas de 110V e 220V, saem apenas um pequeno sinal fraco pronto para ser “provocado”. Ao conectar ou iniciar um consumo de algum aparelho em alguma delas, o inversor é acionado no seu modo pleno. Ao desligar os aparelhos, o inversor retorna ao modo econômico (ECOBAT) para que o consumo em vazio volte a ser ínfimo.
PA – TM-R2 – PAINEL CONTROLE P/ TM41M – ECOBAT: Vendido separadamente, fizemos também os testes do painel remoto da TECHNOMASTER. Trata-se de um painel com as indicações principais dos LEDS do “TRAFO”, “CARREGADOR”, do “INVERSOR” e também dos estados de “ALARME” para mostrar possíveis problemas na rede. Isto possibilita termos acesso às informações sem ter que recorrer ao painel do gabinete que é feito para ficar em um ambiente de difícil acesso. Além dos indicadores, ele possui uma chave específica das três posições do inversor, o que facilitou muito a nossa vida. Como colocamos o painel logo na porta de entrada, nem é preciso entrar no trailer para verificar o estado da rede. Já quando estamos na estrada desconectados, podemos acionar facilmente o inversor para, por exemplo, liberar a ignição automática do fogão ou mesmo usar o ar condicionado. A ligação entre o painel e o gabinete do TM31NT é através de um cabo comum de rede, com conectores RJ-45. Praticamente não há limite de distância para esta conexão um veículo de recreação.
USO DO AR CONDICIONADO: Um dos maiores desafios que temos no trailer é usar o ar condicionado no inversor. Já fizemos muitas tentativas, mas a relação do aparelho, da bateria e dos cabeamentos é bem complexa de modo geral. Nossa real necessidade do uso do ar condicionado via inversor nem é de um uso prolongado. Isto nem é possível, pois o condicionador de ar consome muita energia, onde a bateria não possui autonomia. Nossa maior necessidade é nas paradas na estrada. Costumamos, durante as paradas em postos, pegar a comida do restaurante “pra viagem” e almoçar no trailer para que assim possamos curtir um ambiente calmo, silencioso, seguido do apoio do banheiro e de uma soneca tranquila. Porém geralmente estacionamos embaixo de um sol escaldante. Desta maneira, a bateria de lítio dá conta tranquilamente de uma parada de uma ou duas horas e sobra. Na sequência do percurso, o GCA já dá conta de recarregar a bateria novamente.
NA PRÁTICA: Fizemos os testes logo na primeira viagem. Paramos na BR-116 com destino a Curitiba e pegamos nosso marmitex para viagem no restaurante. Foi uma oportunidade de literalmente curtir o sol escaldante lá fora enquanto dentro estava fresquinho e reconfortante. A continuação da viagem nunca foi tão revigorada após uma parada de almoço. Outra função importante para o uso do ar condicionado via inversor é quando paramos para pernoitar ou mesmo acampar sem energia externa. Apesar da nossa bateria não permitir que fiquemos com o ar ligado a noite toda, só de ligá-lo no momento da chegada em que o trailer está quente do sol da estrada, já dá para refrescá-lo e nos preparar para o modo “noite”. Na prática, tirando poucas noites muito quentes, ligá-lo durante um tempo após a chegada e o por do sol já deixa o ambiente absurdamente confortável.
COMUTAÇÃO INVERSOR-REDE: O TM31NT possui um sistema de comutação entre a rede externa e o inversor que serve para que tudo continue em funcionamento quando acaba a luz externa e quando ela volta. Isto é muito prático quando estamos em campings nos feriados mais disputados. Quem acampa no Brasil sabe o quanto a energia oscila e acaba naquele carnaval ou réveillon lotados. Nos nossos testes, o sistema funcionou bem, exceto com o ar condicionado ligado. Quando está no inversor e a luz externa retorna, o aparelho continua normalmente, porém na comutação da rede para o inversor existe uma pequena queda que desarma o compressor. Mas sem problemas. O aparelho de ar condicionado não chega a desligar e após o tempo de segurança, o compressor rearma novamente.
ALERTAS E PAINEL: LED REDE (verde): Aceso=>Conectado à rede; Apagado=>Sem Energia Externa. | LED TRAFO (verde): Aceso=>Transformador em operação; Piscando lento=>Em sincronização na rede; 2 piscadas=>Tensão de entrada baixa; 3 piscadas=>Tensão de entrada alta. | LED VOLTAGENS (Verde e Amarelo) => indica a voltagem da rede de entrada. | LED CARREGADOR (amarelo): Aceso=> em carga; Piscando lento=> Em Flutuação; Piscando rápido=> Em Sobretemperatura. | LED INVERSOR (Azul): Aceso=> Inversor operando; 1 piscada=> Em função ECOBAT; Piscando rápido=>suspenso. | LED ALARME (Vermelho): Aceso=> Sobrecarga no transformador; Piscando lento=> Bateria descarregada; 2 piscadas=>Aparelho em sobretemperatura; 3 piscadas=>Bateria fora do padrão; Piscando rápido=>Falha geral do equipamento.
USO COM BATERIA DE LÍTIO: Quem acompanha já sabe que fizemos o review da Bateria de Lítio da TECHNOMASTER). Como nossas antigas baterias de chumbo-ácido estavam totalmente sucateadas, não foi possível testar o conversor com elas. Porém como ele possui estágios bem definidos de carregamento e flutuação, certamente o resultado seria positivo. No caso de nosso uso, mesclamos o carregamento também com o GCA e também na captação solar. A grande vantagem no uso do gerenciador com a bateria de lítio é que podemos lançar toda a potência na carga, já que o lítio assim permite. No caso do TM31NT é de 30A na saída.
CONCLUSÃO: Ficamos amplamente satisfeitos com esta nova aplicação. Além de finalmente termos a sonhada autonomia do ar condicionado via inversor nas paradas, temos um equipamento parrudo para oferecer as duas voltagens e combinar as três funções em um só equipamento. Estamos satisfeitos com a gama de produtos da TECHNOMASTER.
CARACTERÍSTICAS: Dados do Equipamento: 2500 VA – 12 V | 24 V – INVERSOR/; Tensão de entrada Bateria (VCC) – (12V) – 10,5 – 14,5 | 21 – 2; Tensão de entrada Rede (VCA) – 120-127 ou 220 Conforme solicitação do cliente; Limites de Operação Tensão de Entrada (VCA) – 185 – 250 (220); Frequência de Entrada da Rede ou Gerador (Hz) – 47 a 65; Tensão de saída do inversor (VCA) – 120 ou 220 Conforme solicitação do cliente igual à tensão de entrada; Frequência da Saída do Inversor (Hz) – 60 | 50 (Sob encomenda); Potência do Inversor a 25 °C (VA) – 2500; Potência Resistiva do Inversor a 25 °C (W) – 2000; Potência de pico do Inversor (W) – 5000; Rendimento máximo do inversor: 92%; Consumo a Vazio do Inversor (W) – ± 35 | CARREGADOR/; Tensão de carga do carregador (V) – 14 | 28; Tensão de flutuação do carregador (V) – 13,6 | 27,2; Corrente Máxima do carregador (A) – 50 | 30; Corrente Flutuação (A) – 2 | 1 | TRANSFORMADOR: Potência do Transformador a 25 °C (VA): 3500; GERAL: Proteções por Disjuntores: curto-circuito de entrada CC, curto-circuito de entrada CA, Inversão de polaridade. Proteções por Software: curto-circuito de saída do inversor, sobretemperatura, sobrecarga, tensão de bateria descarregada, tensão alta de bateria, tensão baixa de bateria, tensão alta da rede, tensão baixa da rede. Temperatura ambiente de funcionamento (°C): -10 a 45 °C; Umidade máxima 95% sem condensação; Peso (kg): ~30; Dimensões (A x L x P) (cm): 20 x 30 x 43
Corrente máxima no by-pass (A): 25.
PREÇO e ONDE COMPRAR: No site oficial da Technomaster, através de vendas próprias. Na data da publicação deste review, o valor do TM31NT 2K5 era de R$13.064,10 + Frete.
REVIEW – PRODUTO: Este equipamento foi enviado pela TECHNOMASTER que confiou no know-how do MaCamp para testar seus produtos na seção de Reviews. Testes foram feitos em nosso TRAILER modelo Karmann Ghia 330, com instalação no Estado do Rio de Janeiro e em viagem para o Estado de São Paulo.