Publicidade:
 

Após já temos realizado o review de diversos equipamentos para internet a bordo, chegamos à busca de um aparelho que tenha sido projetado e fabricado para o uso específico em RV’s. Algo externo para ser instalado no teto do trailer ou motor home, alimentado pela bateria e que concentrasse tudo em um único volume. Que além de modem 4G, contemplasse também um roteador potente e uma função de repetidor igualmente bruto. Escolhemos o CONNECT 2.0 da WINEGARD, marca mundial premium de equipamentos para RV’s, mas ainda seria necessário desenvolver junto da engenharia da marca um trabalho para que ele funcionasse em terras tupiniquins. A OPEN WORLD RV confiou no nosso Know How, importando a primeira peça e intermediando o relacionamento com o fabricante. O resultado positivo veremos aqui neste review.

 

A WINEGARD: A Winegard Company é líder em conectividade com foco em projetar e fabricar os produtos mais confiáveis ​​disponíveis para uso em vários aplicativos, incluindo tecnologias como Bluetooth, WiFi, 4G LTE e muito mais. A pegada da Winegard Company abrange vários estados em vários locais para melhor atender aos clientes norte americanos e fornecer conhecimento de fabricação. É natural do Estado de IOWA, na cidade norte americana de Burlington. Dentre os produtos mais conhecidos no mercado brasileiro estão as suas antenas de TV, algumas que já fizeram parte de nossos reviews, como a mini parabólica DM-46 e a famosa de sinal aberto SENSAR IV.

Publicidade:

A OPEN WORLD RV é uma tradicional empresa importadora de peças e acessórios para veículos de recreação. Situada em Novo Hamburgo-RS possui mais de 20 anos de experiência e distribui para o Brasil todo tanto para fabricantes, como para distribuidores.

A CONNECT 2.0 4G2: O grande diferencial do modelo é o volume único que dispensa qualquer extensão, conexão ou agregado, além é claro do único cabo de energia 12V. A cúpula é de certa forma volumosa, porém ali abriga as antenas necessárias para as diferentes frequências e tipos de bandas para serem bem dimensionadas e de função omnidirecional, ou seja, não é necessário o apontamento. Uma vez fixado no teto do trailer ou motor home, lá ficará para o funcionamento normal. Lá no aparelho, estará o dock para o chip (SIM Card) da operadora que você escolher. Possui quatro pontos de fixação na base e toda a sua operação será feita via WIFI pelo endereço de IP.

E A STARLINK? Sim. Sabemos que a pergunta virá. Mas apesar de vermos diversos casos de aplicação e uso da Internet via satélite de Elon Musk, estamos tratando aqui de uma modalidade totalmente diferente. Esta antena Winegard em questão trabalha com internet móvel terrestre não é melhor e nem pior. Ela trabalha pelo sistema de torres de celular que pode contar com planos mais baratos ou ainda utilizar a mesma franquia de dados que o viajante já usa no celular. Além disso, poderá funcionar em movimento ou parada mesmo dentro de garagens e embaixo de coberturas, árvores ou dentro de túneis. Além disso é um poderoso repetidor de WIFI, podendo garantir alcance daquela internet do posto de combustível ou da portaria do camping, muitos deles sem áreas de céu aberto suficiente para a internet satelital. Para usuários assíduos ou profissionais da internet, sem dúvida será mais uma alternativa à REDUNDÂNCIA da conexão. Além da segunda opção, não se sabe até quando a Starlink irá manter desbloqueada a função de uso em movimento. Sim, na verdade o plano que gira em torno de R$ 360,00 mensais dá apenas o direito contratual de utilizar a solução em locais diferentes, mas não em movimento, sendo que o plano prioritário que especifica o uso em movimento, começa nos R$ 1.500,00 (com impostos), para 50Gb de franquia.

UNBOXING: A embalagem nos chegou diretamente dos Estados Unidos na caixa própria de versão OEM. Bem acomodada a cúpula veio acompanhada pelo manual impresso, cabo de alimentação, parafusos de fixação e também um protetor de saída de fio quando for furado o teto para passar o cabo de energia. Aliás, o cabo vem bastante extenso e acompanha um interruptor preto bem ao estilo Winegard que poderá ser instalado em um local planejado.

PRIMEIRAS IMPRESSÕES: O volume da antena faz parecer que é pesada, mas a leveza é algo surpreendente. O material parece ser bem resistente, sendo de um plástico firme e não totalmente duro, o que nos faz pensar que absorve possíveis pancadas de galhos ou cocos que possam cair. O cabo também tem uma textura interessante, com maleabilidade e superfície que parece ser durável e não endurecível.

DIMENSÕES: A princípio a antena parece ser bem volumosa, mas é importante ter em mente que os elementos receptores e transmissores internos dependem de um distanciamento para serem mais efetivos. A altura também só será problema em veículos que não contarem com quase nenhum equipamento no teto, já que a altura dela é compatível com o de condicionadores de ar, alguns climatizadores e até mesmo outras antenas. Ela possui 47,5cm de diâmetro total e 24,1cm de altura. O “Domo” em si, possui 38cm de diâmetro, se não levadas em conta as “orelhas” de fixação. A cota do “X” das fixações da base é de 45,5cm.

INSTALAÇÃO: Para este review, como engloba muito mais um desenvolvimento de aplicação do aparelho para o mercado brasileiro, não faremos neste início uma fixação definitiva da antena no teto do veículo. Desta forma poderemos utilizá-la no trailer, no motor home, no carro e em locais para testes. Futuramente iremos instalá-la de forma permanente no teto do trailer. O manual de instruções indica algumas diretrizes para o posicionamento da antena. O painel e saída de cabos deverá ser sempre apontado para a traseira do veículo e pede pelo menos estar a 30cm da borda do teto.

ELÉTRICA: A antena possui apenas um cabo de conexão. É exatamente da alimentação elétrica 12V, que pode variar entre 9V a 16V. O cabo possui 6m de comprimento com um conector para um pequeno chicote que sai da antena. Caso escolha furar o teto para passar esta alimentação ao lado externo, um acessório específico acompanha a antena que deverá ser fixado com parafusos e auxílio de bastante cola PU. Acompanha também um interruptor com espelho preto ao estilo Winegard que pode ser instalado em algum painel de comandos. É sempre bom ter como desligá-la inclusive para uma necessidade de reiniciá-lo.

PAINEL: O painel da antena é composto de três elementos. O principal é o dock do chip (sim card) da operadora que você irá escolher. Ele é do tipo de tamanho maior, sendo possível utilizar adaptadores pequenos que, na maioria das vezes, acompanham os chips na hora da compra. À direita, há um LED de indicação de diversas funções. Por último, à esquerda, há um botão de RESET. O painel não é propriamente um painel de operação habitual, onde todo o procedimento é realizado eletronicamente pelo computador ou celular. Por isso, este painel é fechado com uma tampa transparente acrílica e fixada com dois parafusos padrão Philips. A capa é pressionada com o auxílio de uma borracha para evitar a infiltração de água e umidade.”

CORES DO LED: Cada estado do aparelho será indicado pelo LED no painel traseiro: APAGADO- Aparelho desligado; ACESO VERMELHO: Sistema em boot; PISCANDO VERDE: Sistema se inicializando; PISCANDO LARANJA: Sistema em operação aguardando conexão de internet; ACESO VERDE: Sistema funcionando e conectado; PISCANDO VERDE ALTERNADO COM LARANJA: Sistema em atualização de firmware.

FUNÇÃO RESET: No painel traseiro da antena, o botão de reset pode ser acionado pressionando-o por 30 segundos, o que fará com que a antena volte ao padrão de fábrica. Caso o acesso ao painel não seja fácil ou possível, a função também pode ser realizada pelo interruptor de alimentação. Nesse caso, é necessário ligar o interruptor e aguardar 90 segundos para desligá-lo e repetir essa sequência três vezes. É importante ressaltar que, ao realizar o reset, todas as configurações anteriores serão perdidas, incluindo as redes e senhas de Wi-Fi tanto dos clientes quanto da sua rede privada.

FUNCIONAMENTO: Após ligada, a antena é todinha operada pela tela do celular ou do computador. Basta digitar o endereço de IP (que é configurável), isto após conectar seu aparelho ao WIFI da antena. De início ela estará com a rede primária (default) que está indicada na etiqueta do painel traseiro. Assim que você conectar no WIFI da Winegard, poderá acessar o IP 10.11.12.1 colocando o login “admin” e senha “admin”. No painel administrativo você terá uma primeira tela indicando as principais funções e seus status. Rolando a tela, existe uma caixa “drop down” com outras opções de configuração.

 

A primeira configuração que deve ser alterada é exatamente a senha e login de administração. É importante lembrar que não se trata da rede Wi-Fi, mas sim do acesso administrativo, que deve ser protegido para evitar invasões. Por isso, substitua a senha por uma mais segura, mas lembre-se de não esquecê-la. Para programadores mais experientes, também é possível alterar o endereço de IP de acesso neste momento. No entanto, isso deve ser feito apenas se você tiver conhecimentos avançados sobre o assunto ou se houver outro dispositivo conectado à rede que possua o mesmo IP de acesso, o que é improvável devido ao padrão utilizado pela Winegard. Essa opção pode ser encontrada em “Advanced Settings” do dropdown.

O segundo passo será configurar a sua rede privada de Wi-Fi. No campo “Local Network SSID”, você deve inserir o nome da sua rede pessoal, aquela que aparece na lista de redes quando você procura pelo seu celular ou computador. No campo “password”, escolha uma senha segura e opte pelo sistema de segurança WPA2-PSK (AES), que já está selecionado no painel como padrão. Caso você tenha conhecimento técnico sobre o assunto, poderá escolher o canal específico, mas também é possível deixar no modo “automático” sem problemas. Após a confirmação dessa etapa, será necessário buscar essa nova rede e acessá-la com a nova senha, pois o seu dispositivo se desconectará da rede anterior que foi alterada.

O terceiro passo será configurar o tipo de operadora de celular que será a fonte mobile de entrada de internet da antena. A opção “Change Provider” levará você à lista de operadoras e suas configurações. Provavelmente, ao inserir o chip, esta seção já selecionará automaticamente a sua operadora. É importante salientar que para executar alterações nesta seção, é preciso que sua fonte de internet esteja fixada no modo repetidor “WIFI” (função apresentada a seguir).

FUNÇÃO WIFI: Para as diversas funções de internet sem fio (roteador, repetidor e convidado), o aparelho conta com antenas 3×3 MIMO, o que potencializa muito a capacidade de troca de sinal. É similar ao funcionamento dos roteadores de 3 antenas, porém estas possuem um maior poder de amplificação e estão em ambiente externo, o que garante um maior alcance de sinal.

FUNÇÃO REPETIDOR: Realmente, a função repetidor de WIFI da antena Winegard é impressionante. Ao contrário de outros repetidores no mercado, que precisam ser ligados a uma tomada de energia elétrica de 110V ou 220V, além de serem projetados para uso interno, a Winegard funciona com 12V e possui antenas externas. Com ela, é possível captar o sinal WIFI do camping ou posto de combustível onde você estiver pernoitando, mesmo estando do lado de fora e sem acesso a uma fonte de energia, e distribuí-lo para a sua rede WIFI pessoal. Isso sem falar na potência do sinal, que é muito superior aos demais repetidores disponíveis no mercado.

Para realizar esta tarefa, basta clicar no botão “Scan for WIFI”, onde a antena buscará todas as opções abertas e fechadas disponíveis. As opções serão ordenadas do sinal mais forte para o mais fraco, sendo que o aparelho informa que é aconselhável escolher opções com mais de 50% de intensidade de sinal. Em seguida, basta selecionar a opção desejada e clicar em “Continue” para inserir a senha, caso necessário. O último item da lista permite a inserção de uma rede invisível ou oculta. Após concluir esta etapa, a internet já estará sendo compartilhada para a sua rede privada.

Uma ótima vantagem é que tanto esta quanto as outras redes WIFI locais que você repetiu estarão salvas em sua antena e poderão ser utilizadas quando você retornar aos lugares visitados. Caso a antena não se conecte automaticamente a elas ou se você quiser se lembrar do nome da rede, poderá clicar no botão “Saved Wifi” e escolhê-las manualmente. Também é possível editá-las. Ali, você pode visualizar ou modificar a senha, outras configurações, ou mesmo definir a rede como prioritária ou secundária (caso existam duas redes conhecidas no local) ou ainda que ela nunca seja automaticamente conectada, embora conhecida. Por fim, caso você queira conectar-se a outra rede de mesmo nome ou mesmo esquecê-la definitivamente, poderá selecioná-la e clicar no botão “Delete”.

FUNÇÃO REDE GUEST: Para ser gentil ao compartilhar sua conexão com um vizinho ou convidado, não será necessário fornecer a eles sua senha principal. Para isso, você pode ativar a função de WIFI GUEST, que lhe fornecerá uma segunda rede e senha configuráveis. Dessa forma, você poderá alterar apenas essa senha de tempos em tempos, ou desativar completamente essa rede sem afetar o funcionamento da sua rede prioritária. É importante lembrar que no Brasil as franquias de internet móvel são bastante limitadas, o que pode tornar perigoso compartilhar com muitas pessoas.

FUNÇÃO DE ENDEREÇO MAC: Existem algumas redes públicas, geralmente em restaurantes e pontos turísticos, que só liberam o acesso à rede WiFi “aberta” após uma configuração de “check-in” em rede social ou um pequeno cadastro. Nestes casos, o procedimento de conexão é automático em aparelhos celulares, mas não encontramos esta função através do painel administrativo da antena. Para solucionar este problema, podemos acessar o item “Advanced Settings” no menu drop-down e personalizar o endereço de MAC. Neste caso, clonamos o mesmo endereço do nosso celular. No menu do Android (ou IOS), podemos descobrir o endereço de MAC do dispositivo e copiá-lo na função “custom” do painel administrativo da antena. Dessa forma, o roteador do restaurante ou outro local interpretará que o mesmo dispositivo está logado nele, independentemente de qual. Então, ao entrar no restaurante, fazemos a conexão na rede WiFi aberta, cumprimos o procedimento de login e temos a internet liberada. Em seguida, ao retornar ao veículo de recreação, basta conectar a antena ao WiFi local aberto e o sinal da internet já estará liberado e sendo compartilhado em sua rede privada. (OBS: Em alguns países ou regiões a prática de clonar o endereço MAC pode ser considerada uma violação de termos de serviço ou até mesmo uma ação ilegal.)

FUNÇÃO DE MONITORAMENTO DA REDE: Na opção “network activity” do menu dropdown, é possível monitorar diversos aspectos da operação da antena, desde quais aparelhos estão conectados na sua rede privada, até a fonte de internet (Wifi ou celular) que está sendo utilizada e a quantidade de dados que foi transmitida tanto na fonte mobile quanto na fonte Wifi, além da distribuição local.

Administração de Firmware: Na opção “update software”, você poderá realizar futuras atualizações deste sistema de administração da antena que estamos operando. Ali também é possível realizar o reset de fábrica via software, assim como via botões.

No item “Support”, é possível acessar informações como o modelo da antena, a versão do software e os dados de suporte da Winegard. No entanto, no Brasil, o suporte da Winegard não está disponível. Neste item, também seria possível ativar a assistência remota, permitindo que os técnicos acessassem a sua antena para configurações mais avançadas. Além disso, estão disponíveis recursos como salvamento de logs administrativos e testes de velocidade.

Finalmente no Item “About” do menu dropdown você terá acesso aos diversos parâmetros da sua antena, como modelo, número de série e inúmeros outros dados de configuração.

CONCLUSÃO: Ficamos surpresos com a capacidade funcional e potência da Winegard. Nunca tivemos um repetidor tradicional com o nível de alcance dela. O mesmo podemos dizer do alcance do sinal MOBILE da operadora de celular, que é infinitamente mais forte do que o próprio celular. Em diversos locais onde o sinal era nulo no smartphone, navegávamos tranquilamente na internet vinda da mesma operadora via antena Winegard. Se pudermos apontar algum ponto negativo, seria a dificuldade de troca e alternância de chips e operadoras, já que é necessário subir na antena e abrir o painel traseiro. A troca de SIM CARD é possível, mas não tão fácil. Porém, isso se dá pela simplicidade e facilidade de termos tudo concentrado em um único aparelho, sem a necessidade de grandes e complexas conexões de antenas e cabos LAN entre elas. Para quem só utiliza uma operadora, não sentirá a menor necessidade. O WiFi dela não abrange o 5Ghz, operando apenas no 2,4Ghz. Uma frequência maior seria interessante, não pela distribuição da rede privada, mas talvez para a conexão com o WiFi local, SE este estiver próximo. A banda de 5Ghz tem um alcance menor, apesar de ter maior qualidade, dada a baixa incidência de interferência.

CARACTERÍSTICAS: Tipos de recepção: 4G, Wi-Fi; Padrão sem fio: 802.11b/g/n; Velocidade sem fio: 2,4 GHz: 450 Mbps (Rx), 450 Mbps (Tx); Segurança sem fio: WPA, WPA2, WPA misto; Alcance máximo do Wi-Fi: 1,5 mi; Porta do cartão SIM: Mini SIM – (25 mm x 15 mm x 0,76 mm); Classificação de energia: DC 9-16V, 1A; Banda de frequência: 2,4 GHz; Amplificadores : ( 3) 2,4 GHz; Antenas WiFi: (3) Antenas de alto ganho; Antenas 4G LTE: (2) Antenas de alto ganho; Requisitos de configuração: Rede sem fio 802.11 b/g/n 2,4 GHz; computador, tablet ou smartphone com um navegador da web; Operadoras disponíveis: Plano de dados Verizon, AT&T, T-Mobile ou Winegard FreedomGO necessário para o serviço 4G LTE. Dimensões e pesos da embalagem | Peso: 3,40 kg; Altura: 24,1cm; Deâmetro: 47,5cm.

PREÇO: Por ser um pré-lançamento, a OPEN WORLD RV ainda não divulgou o valor final, já que vende seus produtos apenas através de seus revendedores e fabricantes de RV’s. CONTATO DIRETO POR WHATSAPP

REVIEW – PRODUTO e Local: Este equipamento foi enviado pela OPEN WORLD RV que confiou no know-how do MaCamp para testar seus produtos na seção de Reviews. A instalação e testes foram feitos em nosso próprio motor home, trailer e carro de passeio, nos Estados de SP, PR, SC e, principalmente no RJ.


CONTATOS:

Novo Hamburgo – Rio Grande do Sul, Brasil
Tel.: +55 51 33763141
Whatsapp: +55 51 980527776
e-mail:
contato@openw.co
SITE: www.openrv.com.br
facebook.com/OpenWPA
instagram.com/openworldwpa

Publicidade:
Marcos Pivari
CEO e Editor do MaCamp | Campista de alma de nascimento e fomentador da prática e da filosofia. Arquiteto por formação e pesquisador do campismo brasileiro por paixão. Jornalista por função e registro, é fundador do Portal MaCamp Campismo e sonha em ajudar a desenvolver no país a prática de camping nômade e de caravanismo explorando com consciência o incrível POTENCIAL natural e climático brasileiro. "O campismo naturaliza o ser humano e ajuda a integrá-lo com a natureza."

4 COMENTÁRIOS

      • É verdade Marcos. Obrigado pela resposta.
        Vi no Ebay por 1.250 reais, mais 135 reais de frete. Pode ser que tenham taxas alfandegarias para pagar. É uma boa opção. Ainda não estou convencido que a Star link é uma boa opção para mim.

        • a antena que está vindo pro Brasil via Open World está programada para funcionar com as operadoras daqui. Este foi o trabalho que desenvolvemos neste review. Não sabemos se antenas compradas direto lá fora irão funcionar.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!