Trailers, Campers e até mesmo motor homes utilizam as chamadas “Sapatas de Apoio”. No caso dos trailers elas servem não só para apoiar as extremidades do reboque evitando que ele vire (já que possuem o eixo no meio) como também proporcionam a firmeza do conjunto contra os balanços da suspensão quando parado. A AL-KO, empresa líder mundial em equipamentos e acessórios para veículos de recreação fez questão de nos enviar 4 unidades do seu modelo mais avançado (Premium). Também enviou os “Big Foots”, calços que dispensam o toquinho de madeira. O resultado você vê aqui neste review.
Chamado pela própria AL-KO de “base estabilizadora”, o dispositivo também pode ser conhecido como “macaquinho”, “pézinho” ou mais popularmente como “sapata de apoio”. Os velhos trailers de antigamente (Motor Trailer, Turiscar e Karmann Ghia) sempre tiveram sapatas de fabricação própria, mas atualmente o mundo todo utiliza de fabricantes específicos. A AL-KO é a maior fornecedora na Europa. Alguns modelos nacionais também já utilizam esta tecnologia.
Nosso caso particular é de aplicação em um modelo 1989 de trailer Karmann Ghia 330. As sapatas são se suma importância por ser um trailer pequeno e que tem a facilidade de ser estacionado em locais em grande aclive/declive ou acidentado. Nivelamos as duas rodas com calços e apoiamos as quatro extremidades nas sapatas. Definitivamente, sapatas de apoio não são indicadas para uso como “macacos”, não somente pela sua capacidade, mas também por poder entortar o chassi dependendo do trailer. Porém para pequenos ajustes de nível, sempre utilizamos as sapatas originais, mas elas realmente possuíam um poder limitado. Com as novas sapatas prometendo 1.250kg de capacidade, nossa expectativa foi às alturas.
A primeira impressão do modelo Premium 1250 foi incrível, mesmo antes de vermos isoladamente no catálogo da AL-KO. Os atuais trailers da Nova Turiscar já saem com esta sapata que realmente chama a atenção. A valorização do trailer é tão evidente que é difícil em um acampamento não sermos abordados por pessoas perguntando das sapatas. Ainda mais porque as nossas estão equipadas com o “Big Foot”.
A SAPATA: O modelo vem todo em aço galvanizado que promete extrema resistência ao tempo e maresia. O curso da rosca parece ser mais longo do que o original KG e por isso mais fácil de operar e com menos força aplicada.
A MANIVELA: O dispositivo para subir e descer a sapata também nos foi enviada e possui as mesmas características da utilizada nas originais do trailer, inclusive na medida da chave. Isto quer dizer que a manivela original Karmann Ghia também servirá nas novas da al-ko. Ela possui comprimento 76cm e com um terminal em plástico giratório para auxiliar no movimento.
O BIG FOOT: Quem acampa de trailer sabe que sempre que apoiamos as sapatas no piso, é quase que necessário o uso de calços que na grande maioria dos casos são de madeira. Os calços evitam que a sapata se enterre na areia, que sua parte metálica não entre em contato com umidade e maresia e também acaba por aumentar a altura máxima que ela pode chegar. Porém estes calços são de madeira maciça, pesadas e sempre estão úmidas e sujas na hora de ir embora. Além do desconforto e do trabalho de limpá-los, ainda ocupam espaço nas tulhas e bagageiros. O “Big Foot” vem resolver todos esses problemas. Além de garantir o calço nos terrenos mais fofos, isola a sapata do solo com a função adicional de estar sempre preso e articulado no dispositivo. Ao baixar a sapata ele corre para a posição exata de apoio e quando levantada ele se recolhe junto ao trailer com auxílio de uma mola. Além da praticidade, não ocupa espaço, é leve, pois é de plástico, e ainda garante um design fantástico para o conjunto.
A INSTALAÇÃO DAS SAPATAS: A instalação foi feita em nossa oficina especializada preferida: BODE CAR. Para a instalação enviamos as 4 sapatas que acompanham os respectivos trilhos deslizantes, além da manivela. Os “Big Foots” deixamos para instalar nós mesmos. No caso do KG-330 as furações originais não serviram, pois as sapatas AL-KO são maiores. (Mas há inúmeros modelos no catálogo). Para a instalação foram feitas algumas adaptações de posicionamento, furos e apoios. O fato positivo disso é que pudemos escolher a posição exata que desejávamos para elas.
A INSTALAÇÃO DOS CALÇOS: Para instalar os ” Big Foots” fizemos questão de fazer nós mesmos. Na caixa já vem todos os materiais, com exceção das ferramentas que são poucas. São os quatro calços de plástico, manual de instruções e um saquinho com todos os parafusos, arruelas, porcas e molas. Seguindo as instruções que são bem didáticas, é super fácil a instalação. A sapata já tem todas as furações necessárias e o segredo é não apertar tanto os parafusos e porcas para que os calços fiquem com sua movimentação liberada para o recolhimento. Abaixo um video desta instalação.
O USO: Na prática as Sapatas da AL-KO deram de “dez a zero” nas originais. Além de mais resistentes, elas são maiores e com mais capacidade de nivelar o trailer em pequenos ajustes. Com o auxílio da manivela, é fácil descer e subir o dispositivo. O movimento é suave e bem “mole”, tendo o curso da rosca mais longo. Isto significa que temos que dar mais voltas para movimentá-la, porém fazendo menor força. Os calços são uma verdadeira “mão na roda”. Não ocupam espaço na viagem e nem precisam ser posicionados. É só a sapata tocar no chão que eles já correm para o posicionamento correto. Na hora de ir embora, basta subir cada uma delas e no final do curso os calços se recolhem em uma posição que evita de enganchar em coisas pelo caminho.
TERMINOLOGIAS AL-KO: No catálogo da AL-KO, o que chamamos popularmente de sapatas, são tratadas como ” bases estabilizadoras”. No caso dos calços “big foot”, são classificados como “sapatas”. É bom não confundir.
CARACTERÍSTICAS SAPATA: Capacidade estática máxima: 1.250kg; Indicado para reboques de no máximo 2.500kg; Material: Aço Galvanizado a quente; Peso: 4,95kg; Largura máxima: 28,1cm; comprimento: 60,5cm.
CARACTERÍSTICAS BIG FOOT: Peso do conjunto com 4 unidades: 2,5kg; Material da base: Plástico PA Cinza; Acompanha acessórios para montagem.
CARACTERÍSTICAS MANIVELA: Material: Aço Galvanizado a quente; Medida da chave: 19; Peso: 1,00kg; Largura máxima: 10,0cm; comprimento: 76,0cm.
PREÇO: Não foi divulgado o preço da sapata via fábrica, mas custava na data da publicação deste artigo, R$ 699,00 na loja Meu Trailer (só a sapata sem big foot). Há modelos mais baratos e bem parecidos com os originais dos trailers antigos.
REVIEW – PRODUTO: Este equipamento foi enviado pela AL-KO que confiou no know-how do MaCamp para testar seus produtos na seção de Reviews.