A segunda grande catástrofe em Minas Gerais agora aconteceu em Brumadinho. Em menor dimensão em relação à Mariana há três anos, o rompimento da barragem da vale ontem deve gerar muito mais mortes. Ainda sem grandes informações sobre as consequências, conseguimos contactar alguns campings e estudar suas posições.
Brumadinho possui dois campings e mais dois pontos de apoio de RV`s. Conseguimos contato com o camping Mahamaya e também com a Pousada Dona Carmita, que recebe RV`s. Ambos nos responderam que estão longe do ocorrido, mas bastante preocupados com quem ficou no caminho da lama. Os outros dois estabelecimentos, embora sem retorno, também ficam longe.
RESUMO: Uma barragem da mineradora Vale se rompeu ontem, em Brumadinho, Região Metropolitana de BH. Um mar de lama destruiu casas da região. Rejeitos atingiram a área administrativa da companhia e parte da comunidade da Vila Ferteco. Até o momento desta reportagem havia nove mortos e de trezentos desaparecidos. Nove pessoas foram resgatadas com vida da lama e mais de cem que estavam ilhadas também.
A Vale informou que o rompimento ocorreu no início da tarde, na Mina Córrego do Feijão; uma barragem rompeu e fez outra transbordar. Inhotim foi esvaziada por segurança, mas museu não foi atingido.