Agora você campista conta com todos os grupos de campismo e caravanismo reunidos em um só lugar.
Era início da década de 1990 quando foram criados os primeiros grupos de campismo e caravanismo. A facilidade de se montar grupos de proprietários de veículos de recreação é grande, já que os trailers e motor homes apresentam alta mobilidade, disponibilidade e independência para estacionar em lugares mais distantes ou sem apoio de hospedagem. Infelizmente uma certa desvantagem existe para o campismo por parte de algumas filosofias aplicadas existentes em alguns grupos, porém facilmente modificáveis.
Por questões óbvias de organização e funcionais, os campings organizados possuem áreas separadas para diferentes equipamentos. São inúmeros os depoimentos ao site MaCamp que há uma diferenciação hierárquica social que é diretamente proporcional ao preço dos equipamentos. De um lado ficas as barracas e carretas-barracas e de outro os trailers e motor-homes. Infelizmente há alguns proprietários de trailers ou motor-homes que deixam de lado a alma campista, isolando-se em seus equipamentos e as vezes até exibindo ao máximo seus acessórios que tendenciam a maior independência possível. Estes também competem com os maus campistas barraquistas que não têm asseio ao camping.
Tudo isto está sendo dito pelo fato da importância que os grupos de campismo proponham a se empenharem na união e o resgate da atividade no Brasil, reunindo campistas possuidores de todos os equipamentos, pregando os bons costumes e principalmente o uso de campings em seus encontros. Atualmente a grande maioria dos grupos de campismo é especificamente para veículos de recreação. Aliado a isto, está a realidade dos campings brasileiros que desprivilegiam os barraquistas já que as ocupações mensais e chalés geram mais receita. Certamente este fato leva à estagnação do ciclo do campismo, onde não se renovam as gerações. O site MaCamp trabalha com o lema que: “o barraquista de hoje é o trailista e proprietário de chalé de amanhã”. Se o jovem de hoje não conta com áreas nobres e possibilidades de mercado para começar a acampar, não se tornará um campista amanhã.
O site MaCamp incentiva o campismo e solicita para que todos os grupos existentes e os futuros, promovam a participação de todos os equipamentos. Está em nossas mãos o crescimento de nosso turismo. Promovam o CAMPISMO DE ALMA…
Marcos Pivari