A tecnologia nunca andou tão rápido. Quem imaginaria que há uns três anos atrás acreditaríamos em uma internet que funcionasse em qualquer lugar aberto no mundo, de alta velocidade, baixa latência e com um plano mais barato do que as arcaicas internets satelitais tipo HughesNet. Eis que em 2022 já se popularizava a StarLink com seus milhares de satélites de baixa órbita com sua pequena antena ainda redondinha. Hoje, contamos com soluções ainda mais minimalistas e portáteis que vão desde adaptações caseiras até verdadeiras joias da engenharia que permitem que a internet esteja presente em toda a rota da jornada e em todos os destinos desde que haja visão aberta para o céu. Nós escolhemos a Move2Go da Prime Field. Quais as razões?
DESENVOLVIMENTO: Desde a primeira versão, a Prime Field já buscava soluções que trouxessem praticidade e conexão na energia nativa do carro, ou seja, o 12V. Assim foi nossa primeira antena que consistia em um case compacto, fixado no teto do carro, mas ligado a uma central interna que abrigava o roteador e o módulo elétrico, este que já dispensava o uso de inversor. Logo depois, fizemos um uso prolongado de uma nova versão que, além de carregar uma central mais robusta e completa com portal RJ-45, ganhava ali o então novo corpo de cor branca. Esta característica fazia com que a luz do sol não fosse absorvida em forma de calor no interior do case. Finalmente neste momento estamos com a mais nova versão que simplesmente dispensa qualquer elemento que não seja o próprio case (antena), onde a mesma é apenas ligada à bateria do carro através de um cabo 12V do tipo “isqueiro”.
ESCOLHA: Sabemos que equipamento de qualidade, inovador, com engenharia e confiabilidade não é barato. Porém nossa escolha prezou pela não adoção de gambiarras ou adaptações. Sem dúvida que, desde uma antena original ligada em um inversor, passando por adaptações intermediárias que ainda preservam aquele roteador interno da Starlink, não faz nossa cabeça. Sem dúvida, a praticidade de se colocar o case no teto de qualquer carro e poder apoiar a antena até mesmo na janela de onde vamos ou em casa, com uma simples ligação em uma tomada ou fonte 12V é tudo que desejávamos.
COMO ADQUIRIR: VIA LOJA OFICIAL. A pessoa que desejar ter um Case Move2Go da Prime Field, pode tanto enviar a sua antena original para eles, como também fazer a compra final direta. Se for da primeira opção, eles irão converter seu kit da Starlink e enviar na sequencia para a sua casa. A sua conta e relação com a operadora internacional será normal e direta. Se desejar comprar o case completinho e funcionando, eles irão também, após o envio, ativar o plano Starlink no seu nome para que você siga pagando o plano normalmente como qualquer cliente.
SATISFAÇÃO: Nossa satisfação é total com a solução. Ainda mais agora que estamos livres de qualquer elemento interno no carro. Utilizamos em casa (zona Rural do Estado do RJ), em nossos dois carros, principalmente quando viajamos e até mesmo em ocasiões eventuais, onde podemos “prover” internet para pessoas sem energia elétrica, festas em locais remotos e mesmo dentro de casas, onde já conseguimos obter internet (limitada) através de uma janela em meio a prédios na cidade grande. Recomendamos!
Boa noite. O plano Mobile da Starlink ,tem objetivo de conectar vc aos satélites sem que esteja em movimento. Vc pode utilizar em qualquer endereço nunca no veículo em deslocamento. Tive essa informação do pessoal da Starlink. Eles falaram que eu estava usando de forma errada,fora do plano. Minha pergunta é : Como vou usar esse case ,uma vez que eles até pod nos bloquear.? Essa dúvida é importante ser esclarecida,uma vez se for possível irei adiquirir esse case. Ele é excelente! Obg
O cara da Prime Field fala bem sobre essa questão nesse vídeo, a partir de 7:16: https://youtu.be/_hHKQ85x8fg?si=mwgj-9fTE7vITOcR&t=436
Resumindo, realmente o plano mobile não é para ser usado em movimento, mas atualmente funciona. A Starlink pode decidir a qualquer momento impedir esse funcionamento em movimento. Daí tem a opção, que já existe, de contratar, para quando você precisar, o uso em movimento, pagando-se um valor adicional pela quantidade de dados utilizada em movimento.
Oi Marcos muito grato de ter quase resolvida a questão da Internet com essa matéria, há menos de um mês que comprei um motorhome da Turiscar, um Solymar MB 608 1979. Estou fazendo reparos e adaptações pra começar rodar estrada. Um ponto é a Internet. Muito obrigado.
Essa opção de instalar no carro, em vez de no trailer, não é inconveniente para uso nas paradas e pernoites durante a viagem? Não dá pra deixar ela ligada muito tempo na bateria do carro com o carro desligado, não é? Não seria mais conveniente instalar no trailer? Deve ser tranquilo pra usar no carro durante a viagem se a antena estiver instalada no trailer, né? E daí, nas paradas durante a viagem, a internet já está disponível sem precisar deixar o carro ligado, sem risco de acabar com a bateria do carro (se ficar usando com o carro desligado) e sem precisar ficar tirando do carro e ligando no trailer. Ao chegar no camping ou local de destino, também, a internet já está pronta pra uso no trailer sem precisar tirar do carro e ligar no trailer. Nesse caso acho que seria interessante ter a possibilidade de colocar no carro apenas para quando se desejar sair apenas com o carro, sem o trailer, em algum lugar que não tenha sinal de celular. O que precisaria é de algum suporte para instalar no trailer com os imãs, para ser fácil a remoção do trailer. E também de um cabo extra no trailer para poder colocar a antena em algum lugar com melhor visibilidade do céu, caso se coloque o trailer em local coberto ou debaixo de árvores. Faz sentido isso que estou falando, ou tem algum detalhe que não estou percebendo ou sobre o qual estou enganado?
Para a instalação no carro, entendo que o cabo para ligar no conector isqueiro seja mais fácil de instalar, mas a instalação com o cabo padrão será que não fica melhor, mais estável e sem “gastar” uma saída de 12 V do carro?
Valdson. todas as possibilidades apontadas são viáveis e totalmente livres para a escolha do usuário. Pessoalmente usamos no carro, pois sempre que estamos no trailer, o carro está ao lado, mas nem sempre que estamos no carro, estamos com o trailer do lado. assim serve para os passeios. De qualquer maneira, o cabo possui (entre o plug isqueiro e a antena) um conector intermediário, possibilitando vc ter chicotes fixos e mais rápidos tanto no trailer quanto no carro. Sendo assim, vc pode usar no trailer direto e colocá-la no carro na oportunidade que necessitar. Esta é a grande vantagem do modelo. Nas “adaptações”, além desta ligação, sobra inversor, cabo de rede, roteador interno e etc. Neste a gente liga onde e quando quiser.
Legal, Marcos! Realmente, é mais provável estar sempre com o carro do que estar sempre com o trailer (a única situação que podemos precisar da antena no trailer sem estar com o carro por perto seria na improvável situação em que uma pessoa vai sair com o carro e a outra vai ficar no trailer). Minha dúvida é sobre como vocês fazem em relação ao uso da bateria quando estão no trailer. Ficam usando a bateria do carro mesmo?
Usamos ambas. Como temos uma ligação de 12v entre o carro e o trailer, escolhemos dependendo da ocasião.