Projetado para ser um trailer anfíbio (tanto para a terra quanto para a água), o Tatuí foi todo pensado focando o seu pouco peso total. Além de poder ser rebocado por qualquer carro obtendo boa estabilidade, pode ser colocado na água e impulsionado por um motor de popa.
Obviamente mais interessante do que prático, poucos exemplares ainda rodam no Brasil, mas o charme de ter seu trailer hospedado em qualquer camping ou represa é fato culminante para seu sucesso por onde passa.
Totalmente fabricado em fibra de vidro em uma bloco só, possuía porta, janelas e bagageiro. Alguns modelos possuíam abertura traseira para facilitar a navegação. O bloco do trailer pode ser destacado no sistema de rodagem composto por “chassis”, eixo, rodas e engate para ser transformado em embarcação.
O trailer pesava 365kg e oferecia camas para 4 pessoas, cozinha e banheiro. O motor recomendado para a navegação era de 7hp e logicamente era indicado para lagos e represas de águas calmas e sem correnteza.
Curiosamente, narra-se que na Argentina estes trailers eram comumente adquiridos por instituições de saúde para o uso como ambulância, dada a leveza proporcionar muita rapidez no trânsito do conjunto.
ALGUNS VIDEOS
Existem outras marcas de trailers como esse que foram vendidos na Argentina, Uruguai, Chile. Ele é bem interessante, alguém saberia se é possível encontrar para venda em algum lugar?
Sim. Foram bem mais comuns nesses países. Aqui no Brasil tiveram poucos. Quem tem não vende. Mas sempre vale ficar de olho.
Na Argentina tem a venda, aliás o trailler do próprio vídeo da reportagem
O problema também é que e comprar um Argentino usado deve ser um pé no saco pra legalizar ele aqui, não?
O trailler ou casa rodante Boiyta dos vídeou está a venda no merc, livre argentino, 35.000 reais….
já cheguei a ver anuncio do Boiyta bem em conta, sem motor e sem equipamentos, por 10.000 reais, mas foi logo vendido, a uns 3 anos atrás, no merc. livre argentino…