Publicidade:
 

Se existe uma bandeira que o MaCamp levanta há 24 anos fomentando o campismo no Brasil é a que defende que não há equipamento “Melhor” ou “Pior”. Barracas, trailers, motor homes, campers e os diversos outros tipos não fazem parte de uma “evolução”, mas sim de uma gama diversa de “casas” que possuem vantagens e desvantagens que se encaixarão especificamente em cada perfil de viajante. Assim como o tipo, o tamanho deles entra na mesma questão. O Casal Lu e Marcos são uma prova viva e documentada no video mais abaixo. Outros exemplos, já concluem o contrário.

CONCEITOS: É muito comum nos depararmos com campistas que afirmam que, ao adquirirem veículos de recreação, galgaram mais alguns degraus evolutivos em sua história. Talvez possam não estar errados, porém aquela razão apenas se faz verdadeira para a sua própria realidade. É certo que diferentes equipamentos possuem custos muito diferentes, tornando alguns deles muito mais acessíveis. É o caso da barraca que seria a “casa” mais barata para se iniciar no campismo. A questão é que para muitos viajantes, este equipamento, que pode muito bem chegar também a valores estratosféricos, pode representar o IDEAL para o seu perfil. Uma barraca por exemplo, pode chegar aos destinos mais longínquos, podendo ser transportados no carro, na moto, no trem, no avião, no ônibus, na moto, bicicleta ou mesmo a pé. Tanto dentro da mesma categoria, ou passando para os veículos de recreação, cada tamanho ou nível de conforto a mais, pode significar algumas limitações ou cenários de manutenção. Acampar é viajar levando consigo a sua casa. Qual casa é melhor, somente você poderá avaliar.

Publicidade:

O CASAL: Lu e Marcos adquiriram um TRAILER há alguns anos atrás. Eles jamais haviam acampado na vida, sendo aquela experiência uma surpresa. Se deram muito bem, porém se interessaram também pelo MOTOR HOME, buscando solucionar algumas questões que viam como desvantajosas no trailer. Assim como somente a experiência pode nos ensinar, descobriram que no motor home adquirido também há vantagens e desvantagens, levando a colocá-las todas na balança para concluir qual seria o equipamento perfeito para eles. Ao retornarem para o trailer quando concluíram a sua definitiva escolha, adquiriram um modelo que ganhou muitos equipamentos tecnológicos, que inclusive viriam a sanar alguns desconfortos do passado, como sapatas motorizadas, manobrador automático por controle remoto e sistemas de estabilização anti-pêndulo na estrada. Neste caso, o casal é prova viva de que o equipamento ideal é aquele que te atende.

NÃO É REGRA: As vantagens do trailer e desvantagens do motor home que o casal acima julgaram, podem e não são uma regra para todos. O Casal Regina e Ademir, por exemplo, já experimentaram o trailer no passado, tendo dois modelos da Karmann Ghia nos anos 1980. Logo viram que não se adaptariam ao ato de rebocar. Anos mais tarde, adquiriram uma Kombi-Safari, onde acharam ali o equipamento que mais agradaria aos seus anseios. As vantagens e desvantagens inverteram o cenário acima. Após possuírem duas delas, teriam mais um motor home de 7 metros da Turiscar anos mais tarde e atualmente um de 9 metros com slide out e todos os confortos que tem direito.

BARRAQUISTA SEMPRE: Quem conhece o famoso “Luiz Campista“, conhecido amplamente na internet desde os anos 1990, sabe que no caso deles (casal), a barraca sempre foi e continua sendo o equipamento perfeito para as suas acampadas que recentemente completaram 1500 pernoites sob a lona em seus 47 anos de campismo. Inclusive, nós mesmos aqui no MaCamp gostamos de sempre recomendar, que mesmo adquirindo veículos de recreação, jamais se deixe de possuir uma barraquinha no porta-malas ou bagageiro. Além dela poder oferecer abrigo e pernoite em locais paradisíacos durante passeios nas viagens, também resgata as maravilhas de se estar ainda mais inserido na natureza, trocando energia com o solo e podendo lá de dentro, ouvir e sentir os pássaros, o mar, os rios ou o vento batendo na copa das árvores.

Confira o video do Casal Lu e Marcos, contando um pouco da sua história…

Publicidade:
Marcos Pivari
CEO e Editor do MaCamp | Campista de alma de nascimento e fomentador da prática e da filosofia. Arquiteto por formação e pesquisador do campismo brasileiro por paixão. Jornalista por função e registro, é fundador do Portal MaCamp Campismo e sonha em ajudar a desenvolver no país a prática de camping nômade e de caravanismo explorando com consciência o incrível POTENCIAL natural e climático brasileiro. "O campismo naturaliza o ser humano e ajuda a integrá-lo com a natureza."

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!