No mundo das curiosidades dos trailers surge mais um invento gringo para buscar a praticidade. Trata-se de um trailer acoplado diretamente ao carro de forma fixa, sem rodas no chão ou articulações de engate. Não é um reboque. Neste quesito nem seria realmente um trailer, mas seu formato e aparência junto ao rebocador tornam impossível chamarmos de outra coisa nesta apresentação.
Ele vai fixado ao carro “em balanço” como se fosse um suporte para motos ou bicicletas. No mesmo sistema de engate móvel com tubo quadrado. Seus 125kg são distribuídos em 1,52m de largura, 1,07m de comprimento e 1,40m de altura. Para que seja possível dormir no acampamento, a traseira se abre formando a cobertura de lona e expandindo o dormitório. Esta é o “EPS-2 Expandable POD System” da montadora “30 seconds to camp“.
Certo, choverão críticas e comentários da realidade e segurança de se acoplar um troço desses em um veículo. Não se sabe sequer se a legislação brasileira permitiria. Mas o que vale é a inovação e criatividade com que o mundo desenvolve o campismo por todos os lados. Nos EUA o módulo não precisará sequer de placas de identificação e já está na fase de pré-vendas.
O trailer possui colchão permanente seccionado em camadas, Porta com janelas embutidas e sem grandes outros equipamentos. Quando desacoplado do caro, possui pés que garantem o equipamento longe do chão. Curta as fotos.
fonte: http://www.30secondstocamp.com/
Eu imagino um trailer um pouco maior que esse, com rodas no chão mas com o engate sem articulação. Será que daria certo?
Ola George. Certamente ao esterçar o carro as rodas do trailer iriam derrapar de lado. Mas em se tratando de seu sobrenome não nos surpreenderia uma solução de sucesso. Rsrs. Abraços.
E se colocar uma roda só no centro do trailer com giro livre igual a rodinha de cadeiras de escritório?
Aí ja passa a ser um reboque e, por exemplo, em lombadas ou valetas, já teria que possuir uma articulação no plano vertical para que esta roda não fosse espremida ou ficasse flutuando.
Para usar só uma roda centro/trazeira é fácil.Na ponta do cabessalho,usar uma cruzeta com o engate quadrado e no lugar da bola usar um tubo com furo quadrado(reforçado)onde entra a ponta do cabessalho com a cruzeta.A cruzeta não deixa o mini treiler deitar,só vai ter o movimento na curva e lombadas(movimento vertical e horizontal).
Conheço o Camping de Gramado, todos os traillers são acomodados numa sala que aumenta o espaço. Temos algo assim em São Paulo?