Uma das mais conhecidas empresas de modificação de carros dos anos 1980, a Brasinca, ficou conhecida pelas caminhonetes de luxo nos tempos que que não haviam os carros importados. Dentre diversos projetos da empresa, um ligado ao campismo foi a divisão “TREI-LAR” que fabricou trailers turísticos.
Podemos dizer que foi uma das marcas pioneiras, já que iniciou sua produção ainda na década de 1960. A marca intitulava o trailer como “o primeiro com projeto nacional” e o slogan de venda era “leve a sua família e economize o hotel”. Devido ao fato de ser raríssimo encontrar um exemplar nas ruas e nos campings, além de praticamente não ver registros em revistas e publicações antigas, imaginamos que a marca não passou dos primeiros modelos fabricados.
A BRASINCA: Fundada em setembro de 1949 pela Gil & Schueler, uma das maiores revendas Ford do interior do Estado de São Paulo, a empresa Inca – Indústria Nacional de Carrosserias de Aço S.A., foi a primeira do país criada com o objetivo específico de fabricar carrocerias metálicas de ônibus. Em suas instalações industriais, localizadas no bairro da Mooca, em São Paulo (SP), em 1950 foi das primeiras a construir no Brasil ônibus com carrocerias totalmente de aço, modelos urbanos e rodoviários produzidos à escala de cerca de 20 unidades mensais. Os chassis de caminhão inicialmente utilizados como base eram adequados pela empresa, que fabricava e instalava eixos dianteiros com bitola larga, mais apropriada para o novo uso. Em 1951 a Inca foi mais uma vez pioneira, sendo a primeira empresa a produzir cabines para os caminhões FNM, que começavam a ser fabricados no Brasil. As primeiras cabines não inovavam no estilo, simplesmente seguindo o original italiano. Pouco depois, de modo a evitar ser confundida com a Incar, pequena fábrica de carrocerias de madeira então existente, a empresa teve o nome alterado para Brasinca.