Não há grandes novidades no Truck-Home em termos de ambiente interno do veículo de recreação. Um trailer com todas as características de um trailer rebocável rodoviário comum é fixado e adaptado a um caminhão sem caçamba ou carroceria. A grande vantagem é a ausência de tração de reboque e uma maior dirigibilidade, principalmente em estradas de terra e em condições precárias por questões de balanço traseiro e altura em relação ao solo. Pode ser comparado a um motor-home, mas com a grande desvantagem de não haver comunicação da cabine do veículo com a parte habitável. É importante lembrar que pessoas não poderão transitar dento do trailer, já que o código nacional de trânsito não permite, sendo a viagem limitada ao número máximo de passageiros permitido no caminhão.
O trailer continua sendo uma casa montada em uma estrutura de metal e retirados os sistemas de eixos, rodas, engates, suspensão e freios. Nas partes inferiores laterais que sobram do caminhão há opção para instalação de bagageiros, tanques e etc…
Sendo um trailer comum, possui geralmente mesa de refeições que vira cama e um pequeno banheiro com sanitário, pia e chuveiro com aquecimento a gás. Cozinha com fogão e geladeira. Armários e prateleiras permitem o armazenamento de itens pessoais. Possui caixa d’água e bomba alimentada por uma bateria própria que alimenta também as luzes e geladeira. Além da auto-suficiência do truck-home, ele estacionado em algum camping, permite ligar água e luz diretas.
Se tratando de uma adaptação, sempre haverá um truck-home diferente do outro. Como no caso do campista e aventureiro Odilon Geraci que montou sobre, nada menos, que um UNIMOG 404. Os amantes de jipes dispensam qualquer descrição amadora, mas o UNIMOG é um dos utilitários mais populares da marca Mercedes-Benz e conta com certos recursos “modernos” desde os anos 1940, como acionamento de tração dianteira ou bloqueio de diferencial em qualquer velocidade e até em curvas. Foi acoplado um trailer modelo turiscar-Caravana para abrigo nas expedições. Ele oferece bom conforto e isolamento térmico que, no caso da turiscar, é de isopor. O trailer ganhou novos revestimentos internos, refrigerador rural, cortinas e estofamento. As placas solares instaladas no teto garantem 150W para as baterias que junto com o gás GLP garantem a independência do conjunto, alimentando luzes internas, aquecedor de água e ambiente, geladeira.
As torções entre trailer e caminhão são eliminadas pelo sistema Mercedes onde a carroceria é fixa nas longarinas através de dois pivôs e não diretamente no chassi. Assim o carro fica equilibrado e com maior capacidade de inclinação lateral.
O Mercedes Benz Unimog 404 1968, que ganhou muitos acessórios, possui motor de seis cilindros a gasolina (com kit gás), câmbio de seis marchas à frente mais duas à ré, reduzida (de 1:1 a 15:1), pneus militares e guincho mecânico de 12ton.
Amigo Marcos obrigado pelas ótimas informações, que DEUS abençoe tua casa, abraços…
Queria saber sobre a legalização de um truck home, me interessa muito em como fazer a documentação em SC, se alguem puder auxiliar. luis_antoniob@outlook.com
Boa noite. Não há necessidade de mexer na documentação uma vez que, o trailer acoplado no caminhão nada mais é que uma carga. Vc só precisa atentar com a capacidade de carga do caminhão, ou seja, se o trailer não ultrapassar a carga permitida de seu caminhão, tá tudo certo.
Olá. Tenho um KG 450, e gostaria de transformar em um Truck home, sobre a legalização alguém conhece quem tem cat para isso, se positivo por favor me envie pelo email flaviotorresrs@gmail.com Obrigado.
Também gostaria de saber sobre o processo de legalização.
[…] Truck Homes […]
Boa noite, bom conhecer sites que ajudam na escolha e na legislação
Li seu artigo mas fiquei com uma dúvida
Tenho um caminhão Mb 1519 6×6 (era do exército) e quero montar um motor home nele, a cabine terá ligação com a parte traseira, assim sendo posso trafegar om pessoas na traseira? obrigado
Até pode desde que atenda a todas as normas nas instalações e bancos lá da casa. Mas atualmente este tipo de transformação necessita de empresa encarroçadora e que possua o CAT para o projeto específico com as devidas homologações pelos órgãos tipo INMETRO
Obrigado. E vc indica alguma empresa?
boa tarde! Como faço para regularizar documento de um caminhao que coloquei um trailler em cima?Qual o caminho?grato!
No caso do truck home , possuo um caminhao 710 com documentaçao de bau carga fechada, essa documentaçao por ser fechada se eu colocar um trailer nele esta documentaçao por ser carga fechada serviria , sem mais obrigado
Os truck homes necessitam de documentação especial? Como fica no documento a configuração da carroceria?
Muito bacana a matéria !! Adorei a opção !!
eu tou pensando em cortar a traseira da cabine e a parte da frente do trailer, fazendo assim uma ligação natural entre os dois ambientes; assim vira um motorhome completo
O melhor site sobre o assunto!!!
Estou montando um TruckHome e recorro sempre a MaCamp!!! Show!!!
Parabéns!!!
Obrigado Alexandre. Continuamos nesta luta de fomento!
no caso de colocar um trailer em cima de uma kia k2500 teria que pagar o IPVA do trailer tambem e continuar com a placa dela? tenho a impressão que sim! mas é isso mesmo?
Trailer não paga IPVA nem mesmo no chão. Quando estiver fixo sobre o caminhão, não mais precisará de placa licenciada, mas é importante levar o documento de propriedade do trailer.