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>> Como nasceu a inesquecível empresa brasileira que fabricou mais de 10 mil veículos de recreio

Pedro Luiz Scheid foi o fundador da Turiscar. Nascido em Novo Hamburgo – RS em 22/10/1928, estudou o ginásio e secundário em Salvador do Sul – RS. Posteriormente estudou Letras e Humanidades em Pareci Novo – RS de 1946 a 1950. Doutourou-se em Filosofia em São Leopoldo – RS em 1953. Cursou também a Universidade de Frankfurt, na Alemanha de 1953 a 1955.


Foto aérea da fábrica, em propaganda de 1975

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Retornou ao nosso país nesse mesmo ano e trabalhou na Varig – Viação Aérea Rio-Grandense até 1965. Em março daquele ano fundou a Turiscar Trailers do Brasil, empresa que dirigiu até meados de 1983, vendendo então a sua parte na sociedade.


O protótipo ‘Caravana’ é embarcado para São Paulo, em 1964

A empresa foi criada após o grande sucesso da exposição do seu primeiro trailer no Salão do Automóvel em novembro de 1964, no Ibirapuera, São Paulo.
Esse veículo foi batizado “Turiscar Caravana”. Tinha mesa, cama para quatro pessoas, guarda-roupa, cozinha com fogão de duas bocas e pia, sistema de água com bomba manual e tanque embutido com capacidade de vinte litros. Não possuía banheiro. Esse protótipo foi recomprado pela fábrica, que ainda o tinha por ocasião da sua falência – e existe até hoje, mantido em uma coleção particular.


Pedro Luis Scheid ao lado de motor-home Miramar, montado sobre chassi de um caminhão Mercedes Benz 608

A Turiscar do Brasil produziu mais de dez mil veículos de recreio, entre os modelos de passageiros e comerciais, sendo o seu pico de produção por volta de 1975.
O sr. Pedro também foi um dos fundadores do Camping Clube do Brasil, e graças ao seu pioneirismo e dedicação acabou criando por consequência o mercado de Camping e Caravanning, incipientes e praticamente inexistentes no nosso país.

Viajou por vários países da Europa e Américas para adquirir conhecimentos técnicos e aperfeiçoar os seus produtos, que foram devidamente reconhecidos por vários fabricantes e instituições tanto nacionais quanto estrangeiras, já que reuniam muita qualidade de material, mão de obra refinada com extremo bom gosto e esmero em sua fabricação. Foi durante muitos anos a indústria líder e referência no segmento de trailers e motor-homes .


O contraste entre os tamanhos do pequeno ‘Joia’, rebocado por um Fusca e do suntuoso ‘Monterey’, puxado por uma pick-up Ford F100

Os trailers Turiscar atendiam a uma diversificada gama de tamanhos e preços, desde o pequeno “Baby” (posteriormente renomeado como “Jóia” e “Pluma”) para duas pessoas, até o suntuoso “Monterey 1100” mais conhecido como “Quinta-Roda”, que era rebocado por caminhonetes e pequenos caminhões do tipo cavalo-mecânico num sistema de acoplamento semelhante às carretas rodoviárias.Também ficaram famosos seus motor-homes baseados em picapes nacionais (“Solymar”), e chassis de pequenos caminhões (“Miramar”) sem contar aqueles maiores, feitos sobre chassis de ônibus – os famosos “Riviera” e “Montecarlo”.


Duas criativas propagandas dos anos 1970

A Turiscar também atendeu a algumas conversões de ônibus de turismo usados, transformando-os em luxuosas “casas rodantes” com projetos exclusivos, viabilizando quaisquer pedidos dos seus clientes.

Além do seu esmerado acabamento, os produtos Turiscar sempre foram diferenciados pelos constantes aperfeiçoamentos dos seus principais itens, entre eles os de segurança que mereceram uma atenção toda especial por parte da empresa, tais como as portas de enrolar dos armários embutidos (que não se abriam com o movimento), geladeira desenvolvida exclusivamente para vários modelos de trailers com fabricação própria do gabinete, o banheiro inteiramente construído em fibra de vidro e em peça única (assento sanitário, piso e box com chuveiro), torneiras de água quente e fria com sistema de funcionamento prático e aquecedor instalados do lado de fora do trailer juntamente com o sistema de freio hidráulico inercial, que atuava sobre as rodas do trailer, além do exclusivo sistema “Retromatic” que permitia a marcha-a-ré do trailer sem necessidade de bloqueio. Toda a parte de suspensão era baseada no sistema de barras de torção do tipo “Porsche”, vastamente utilizada pelos automóveis Volkswagen refrigerados a ar antigos que era extremamente simples, durável e muito confiável, auxiliando sobremaneira a excelente estabilidade e conforto ao rodar dos trailers.

Um produto único, baseado num grande sucesso no mercado internacional e desenvolvido especialmente para o nosso país, tendo sido exportado para diversos países da América Latina — e até montado em regime de “CKD” (desmontado) em instalações próprias na cidade de Santiago, no Chile.


Trailers Turiscar no Chile

Posteriormente sr. Pedro fundou a Scheid Motor-Homes em meados de 1988 na intenção de fabricar o melhor e mais moderno motor-home brasileiro, sendo reconhecido internacionalmente como o único fabricante a poder utilizar o título de “Motor Coach” nos seus revolucionários produtos.
Passou o controle acionário dessa empresa aos seus sobrinhos alguns anos depois e aposentou-se em fins de 1999, vindo a falecer em novembro de 2013, aos 85 anos de idade.

fonte: Mario Buzian em http://maxicar.com.br/

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Marcos Pivari
CEO e Editor do MaCamp | Campista de alma de nascimento e fomentador da prática e da filosofia. Arquiteto por formação e pesquisador do campismo brasileiro por paixão. Jornalista por função e registro, é fundador do Portal MaCamp Campismo e sonha em ajudar a desenvolver no país a prática de camping nômade e de caravanismo explorando com consciência o incrível POTENCIAL natural e climático brasileiro. "O campismo naturaliza o ser humano e ajuda a integrá-lo com a natureza."

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