ATENÇÃO: ESTE ARTIGO POSSUI UMA VERSÃO MAIS ATUALIZADA! CLIQUE NESTE LINK
Em muitos anos de MaCamp, uma das perguntas que mais nos chega na redação é sobre ser sócio do CCB. A única associação de áreas de camping do país intitulada Camping Clube do Brasil ainda atrai muitos aspirantes mesmo com seu declínio acentuado nos últimos anos. Criamos este artigo para esclarecer não somente se vale a pena se tornar sócio, mas também para comparar as modalidades de “título de sócio proprietário” ou “passaporte”. A resposta antecipada é uma só: Depende! [Este artigo foi publicado a primeira vez em 31 de agosto de 2017]
SOBRE O CCB: O Camping Clube do Brasil surgiu nos anos 1960 com o intuito de criar e manter áreas de acampamento por todo o Brasil. Como na época não existiam equipamentos popularizados de turismo, como pousadas, agências de viagens, passagens aéreas acessíveis e muitos outros elementos, o campismo teve um crescimento enorme proporcionando também a expansão da associação que deu muito certo. Chegou a ter quase 70 campings nos pontos mais visitados do Brasil entre áreas concedidas e outras próprias. Após alguns anos que contribuíram tanto o declínio do campismo como um todo e a má administração e condução do clube, o CCB foi perdendo áreas e sócios, cujas taxas e preços de pernoites acabaram inflacionando de um modo que hoje o campista, sócio ou não, é obrigado a fazer contas para concluir se vale a pena ou não continuar ou ingressar no quadro.

OS CAMPINGS: Restaram apenas 22 campings na rede CCB. Três deles sem condições de uso até a data deste artigo, segundo relatos (Curitiba, Itanhaém e Santa Cruz Cabrália), não servem para acampar. Os campings ativos, porém estão em locais de grande interesse turístico em localizações privilegiadas – o que faz do CCB algo muito válido para inúmeros campistas. Complementa esta lista as 8 áreas oficialmente desativadas, que apesar de constarem como “em reformas” dificilmente retornarão. Estão realmente ativas 17 áreas: Canavieiras-BA, Prado-BA, Aracruz-ES, Guarapari-ES, Caldas Novas-GO,
Ouro Preto-MG, Arraial do Cabo-RJ, Cabo Frio-RJ, Nova Friburgo-RJ, Paraty-RJ, Recreio dos Bandeirantes-RJ, Serrinha-RJ, Lagoa do Bonfim-RN, Canela-RS, Bertioga-SP, Campos do Jordão-SP, Clube dos 500-SP, Ubatuba-SP, Aracaju-SE.

TÍTULO: O título, como de qualquer clube, é uma propriedade patrimonial da associação que dá direito à tabela de “sócio” no uso dos campings da rede, podendo agregar todos os dependentes legais (filhos, esposa, irmã não casada e Mãe). Também garante gratuidade aos dependentes com menos de 14 anos e ainda dá direito ao “OM” (Ocupação mensal de módulos, aonde o equipamento fica fixo nos meses de não temporada por um preço fixo, onde o sócio e dependentes não pagam pernoites no período). Além do valor do título a ser comprado, existem taxas mensais de manutenção.
PASSAPORTE: Modalidade criada para “convidar” possíveis sócios à uma experimentação, dá direito a até duas pessoas acessarem os campings pagando as taxas de pernoites de sócios, com gratuidade de acompanhantes até 5 anos. O passaporte é adquirido com validade de um ano, com direito à renovação com desconto no próximo. Não há taxas mensais de manutenção. Algumas vantagens de uso não fazem parte desta modalidade, como a OM – ocupação mensal, por exemplo.
TÍTULO X PASSAPORTE: Antes de sabermos se vale a pena ou não entrar no quadro associativo do CCB, é preciso saber qual modalidade vale a pena, se o título de sócio proprietário ou o passaporte. A princípio o passaporte ganha de lavada. Isto porquê o título, além do valor da compra a ser desembolsado (atualmente R$ 3.250,00), gerará um custo anual de 1.824,00 em taxas mensais (apenas isentas no primeiro ano). Já o passaporte que dá direito a um ano de uso SEM as tais taxas mensais custa apenas R$ 1.260,00 e renovável no próximo ano com desconto. Porém o título de propriedade resguarda mais direitos que, dependendo do caso, poderá ser mais viável, como no caso de quem possui mais dependentes (no passaporte só é permitido mais um) ou mesmo quem tem filhos pequenos, onde a gratuidade dos dependentes vai até 14 anos (no passaporte até 5anos). O Título também dá direito à OM, o que no Passaporte não dá. A vantagem do passaporte sobre o título é a total isenção do titular sobre quaisquer imbróglios jurídicos que possam acarretar uma associação na situação em que se encontra, além é claro do preço a ser investido que é muito menor.

VALE A PENA SER SÓCIO? Depende de quanto você irá utilizar o clube. Simples assim. Apesar dos inúmeros problemas administrativos e das áreas do CCB, as suas localizações, a falta de alternativas e principalmente o imenso espírito campista presente nos frequentadores do clube fazem com que seja muito válido acampar no CCB. Porém é preciso fazer as contas para saber se valerá a pena se tornar sócio. Isto porque há três tabelas de pernoites. O sócio paga a taxa normal, um não-sócio convidade de um sócio paga o dobro e o não sócio desacompanhado paga o triplo. Portanto tudo dependerá se você estará sozinho ou acompanhado de algum amigo sócio ou mesmo de quantos dias por ano irá acampar nos campings da rede.
EXEMPLO: Pegamos 3 campings como exemplo onde existem preços diferentes de pernoite. Aplicamos o uso para um casal que pagará 2 pernoites + equipamento (barraca grande ou trailer pequeno). A tabela abaixo indica o quanto você pagará em cada pernoite em cada um deles. Fizemos uma média simples dos valores de “não temporada”e “temporada” e calculando quantos pernoites X a diferença das modalidades seriam necessários para que a compra de título e passaporte valeria a pena. [Atenção: Preços da ocasião da escrita deste artigo em 2017]
CUSTO DO TÍTULO: 1.824 em taxas anuais
Custo do Passaporte: 1.260 anuais
PERNOITE (2p+equip) |
NÃO SÓCIO (2p+equip) |
DIFERENÇA | LINHA LIMITE PASSAPORTE/TITULO | |
CANELA | 28,00 | 84,00 | 56,00 | 23/33 pernoites |
RIO DE JANEIRO | 64,00 | 192,00 | 128,00 | 10/14 pernoites |
CAMPOS DO JORDÃO | 43,00 | 129,00 | 86,00 | 15/21pernoites |
OBS: Esta é apenas a ilustração de um caso médio, mas tudo dependerá do tamanho da família, quais campings usará e se será na temporada ou não. Portanto faça suas contas vide tabela no final deste artigo. [Atenção: Preços da ocasião da escrita deste artigo em 2017]
Tomando como base a tabela acima, seriam necessários durante um ano, o uso de 23 pernoites em Canela, 10 pernoites no Rio de Janeiro ou 15 pernoites em Campos do Jordão para que valesse a pena um casal em trailer pequeno ou barraca grande adquirir o passaporte. Já no caso deste casal pensar em um título, seriam necessários, anualmente, o uso de 33 pernoites em Canela, 14 pernoites no Rio de Janeiro ou 21 pernoites em Campos do Jordão. Menos que isso compensaria entrar como “não sócio” com a possibilidade de aumentar esta vantagem, caso acampasse como “convidado”de outro sócio. ANO BASE 2017
CUIDADOS E CONSIDERAÇÕES: Se você fez suas contas e achou que vale a pena se tornar sócio, citamos alguns cuidados e também algumas dicas para começar bem. Primeiramente entre em contato com a sede do CCB e peça uma cópia ATUALIZADA do estatuto social, dos regulamentos de uso dos campings e também das Resoluções da Direção Nacional. Não se baseie no que está no site oficial, pois estava até a data deste artigo desatualizada. Verifique na internet ou com conhecidos a real situação dos campings da rede que você pode se interessar. Apto a ingressar no clube, efetue a compra do título ou passaporte na portaria de um dos campings. Desta forma, além de você ter um contato real com alguma área, ainda estará ajudando os funcionários daquele camping com uma receita que tanto tem feito falta. Caso Se torne sócio proprietário, após o ano isento de taxas mensais, efetue as mesmas sempre em um camping da rede. Além de ajudar as áreas, ainda você se isentará de taxas de boleto, cartão de crédito e ainda poderá contar com descontos na antecipação de semestralidades.

Esperamos poder ter ajudado nas suas dúvidas. Se vale a pena pagar o preço ou mesmo acampar nas redes do CCB, dependerá unicamente da realidade e perfil de cada campista e sua família. A equipe do MaCamp mantém sua titularidade até hoje por amor ao CCB e pelo ambiente que encontramos sempre que vamos a uma das áreas da rede. Principalmente contando com o espírito campista daqueles que frequentam e também ao cumprimento das regras de boa convivência e “anti-bagunça” que sempre tem funcionado no CCB.
As tabelas abaixo indicam os preços praticados para cada camping na temporada e fora- vigência 2017. Também indicam os preços de pernoites dos equipamentos:
[Este artigo foi publicado a primeira vez em 31 de agosto de 2017]
ATENÇÃO: ESTE ARTIGO POSSUI UMA VERSÃO MAIS ATUALIZADA! CLIQUE NESTE LINK