Desde 2012 o MaCamp acompanha os passos sobre a pavimentação da Serra que liga Cunha-SP a Paraty-RJ cortando o Parque Nacional da Serra da Bocaina. A rodovia que era conhecida pelas condições precárias com muita lama e deslizamentos começou a ser pavimentada naquele ano. A estrada que não podia ser asfaltada pela preservação da área de parque ganhou força com a necessidade de se proporcionar uma nova rota de fuga em caso de acidentes nucleares das usinas de Angra. Com a construção (ainda inacabada) de Angra III a Serra ganhou a contrapartida da sua pavimentação com











Nossa equipe esteve novamente na Serra Paraty-Cunha em agosto de 2016 perfazendo a subida e traz todas as atuais condições para você. Todo o percurso já está com o calçamento de bloquetes concluído, assim como toda a parte de laterais, canaletas e coletores de águas pluviais. Também quase tudo concluído em termos de guardrails e placas de sinalização. Apenas alguns pontos com operários realizando alguns reparos e alguns pontos com pequenos deslizamentos de terra. Alambrados estão sendo instalados em algumas extensões pontuais da estrada, mas não se sabe se serão implantados em toda a estrada. Os obstáculos provisórios que encontramos em março deste ano não mais existiam fazendo nossa subida completamente tranquila. Vale lembrar que a estrada fecha das 17:30 às 7:00 e proibida para caminhões.
Esta rodovia estadual por muito tempo foi a única saída terrestre da cidade de Paraty, tendo sido recuperada em1954, haja vista mesma só ter sido conectada ao restante dos municípios fluminenses por terra na década de 1970 com a construção da Rio-Santos. Em boa parte, segue o traçado da antiga Estrada Real do Caminho do Ouro (Caminho Velho), que ligava as lavras auríferas mineiras com o único porto liberado para a saída deste produto pela coroa portuguesa, até a transferência daquela para cidade do Rio de Janeiro. Após o trecho de novo calçamento, segue-se por asfalto simples por 14km até o entroncamento com a rodovia Rio-Santos (BR-101), na entrada de Paraty. Acompanhe nossas reportagens antigas desde o anúncio da implantação em 2012, passando pelo processo em 2014 e em março de 2016.

Muito positivo ver essa preocupação em diminuir o impacto ambiental. Ficou muito bonita essa estrada. Espero visitar em breve!
Em Outubro estarei saindo do Rio para Paraty e já pela estrada nova. Rio-Santos nunca mais!
Legal LEo…. nao se esqueça que a estrada fecha das 17:30 às 7h da manhã