O universo 4×4 no Brasil e no Mundo desperta uma paixão que culmina em um Hobby bem específico em que seus integrantes acabam curtindo, se apegando e também sendo muito exigentes nos equipamentos. O campismo segue a mesma linha. A paixão de se fazer turismo com liberdade e levando o próprio abrigo também se estende à curtição da tralha, muitas vezes chegando a níveis exigentes.
Aqui queremos tratar do 4×4 não de forma técnica nem profunda. Apenas unir a boa capacidade e preparação dos carros para aumentar os cenários de beleza. Não se preocupar com estradas de terra, ladeiras íngremes, rios e outros acidentes geográficos para poder curtir o acampamento mais longe. Tanto faz se de barraca, trailer, motor home ou carreta. No mundo dos campistas, para aqueles que não desejam trilha, lama e nem papos específicos de 4×4 é que se direciona este artigo.
Primeiramente não veja o carro 4×4 como algo proibitivo. Há diversos tipos, modelos e tamanhos que podem contar com tração integral e outros apetrechos off road Veículos 4×4 não muito rústicos, sem todos aqueles apetrechos caros e até com um pouco de conforto de carro de passeio sem se distanciar da realidade física e monetária dos veículos de passeio comuns.
Vele ressaltar que esta seção não exprime qualquer necessidade de veículos “fora de estrada” para se acampar – Seja de barraca, trailer ou motor home. Os 4×4 apenas são mais uma opção de equipamento que pode levar a pessoa mais longe, a locais não tão atingíveis normalmente ou então trazendo uma comodidade e segurança a mais no percurso.
No campismo que se utilizam barracas, carretas-barraca ou reboques de pouca carga (baú e fazendinha) um veículo 4×4 é muito cômodo para vencer estradas muito lamacentas ou então nas subidas de estradas não asfaltadas e até mesmo com muitas pedras e buracos, que acabam avariando muito os carros de passeio que cada dia menos são duráveis às condições anormais de tráfego.
Ótimo artigo, na verdade os campistas que tracionam trailers, carretas de carga, carretas barracas, etc, sofrem com veículos só com tração dianteira, já que não produzem mais automóveis com tração trazeira, pois caminhonetes, vans, jeeps são de outra categoria, eu por exemplo preciso de reduzida e tração trazeira, mas como não temos produção de veículos assim, optei pela GM Blazer 4 x 4 que veem de série com caixa de reduzida com ótimo fator de redução (2,72 x 1) para tracionar trailers em rampas muito íngremes e ou sem pavimentação.
Gostaria de saber se uma Hilux SW4 4×4 2.8 aspirada DIESEL , 1994 com 87 cv’s puxaria bem um Turiscar Brilhante.