O feriado de 7 de setembro celebra o famoso Grito do Ipiranga, em que o herdeiro de D. João VI proferiu a frase Independência ou Morte!, junto ao riacho do Ipiranga, em São Paulo, para declarar o rompimento dos laços que subjugavam o Brasil a Portugal. Além do contexto histórico, o feriado significa para o turismo e campismo um desfecho do inverno. É a última chance de curtir o frio e também a primeira de garantir o calorzinho. Este ano cai numa quinta-feira, cenário perfeito para um feriadão emendado de quatro dias. Em 2020 foi um feriado de “libertação” da Pandemia, sendo um dos primeiros a ter um índice de saídas após seis meses de confinamento. A tendência este ano é de muita frequência nos campings também.
Já nas portas da primavera que começa no dia 21 do mesmo mês, o feriado da independência é a chance de curtir um pouco mais o frio nas serras e altitudes ou então para descer ao litoral a quem já estava com saudades da praia. O clima ameno já dá sinais da primavera e pode garantir até mesmo um calorzão dependendo do destino.
No Guia MaCamp de campings você encontra catalogado ou mapeado mais de 6.700 campings e pontos de apoio pelo Brasil. É só escolher, se inspirar e viajar… [clique para entrar]
Um pouco mais de história: Tropas do exército português, concentradas em algumas regiões do território brasileiro, contestaram de forma violenta a independência do Brasil, que só foi oficialmente reconhecida por Portugal e pelo Reino Unido em 1825.