Nossos Amigos Celina e Jorge em Reportagem no Jornal do CCB
Publicidade:
 
Confira reportagem sobre nossos amigos campistas Celina e Jorge no Jornão “O Campista” do CCB
Três décadas de histórias divertidas no campismo

Jorge Vieira dos Santos, de 64 anos, aposentado e morador do bairro de Jacarepaguá, é sócio do CCB desde 1989. Casado com Celina Luiza dos Santos, o casal tem duas filhas, Janaina Luiza de 42 anos e Juliana Luiza de 34 e dois netos, Lucas (13) e Maria Luiza (12).

Flamenguista de coração, Jorge tem como hobby atuar no conserto de objetos em geral. Durante a Copa do Mundo, entre junho e julho deste ano, Jorge destacou como a vinda de turistas para os campings contribuiu para a interação dos brasileiros com outras nacionalidades. Como campistas  ventureiros e apaixonados pela natureza, Jorge e Celina, teveram experiências para relatar durante sua jornada nos campings até os dias de hoje. “Ao chegarmos em Guarapari, ventava muito, montamos  a barraca com dificuldade. Naquela época, era lá em cima, no morro,  quem conhece sabe   do que estou falando, e com medo que minha esposa e filhas não se adaptassem, passei praticamente dois  dias segurando a barraca para que  não voasse. Gostaram tanto, que acampamos ate hoje.” Jorge conheceu o CCB através de um amigo, indo para Alcobaça visitar parentes que lá residiam.  Durante esse período, Jorge curtiu com sua família o acampamento na região e no mesmo ano (1989), comprou o título de sócio e até hoje não deixa de acampar.

O camping preferido de Jorge e sua família é o de Guarapari, pois foi o primeiro camping em que acamparam e seu neto tomou o primeiro banho de mar, em Janeiro de 2002,  aos seis meses de vida. Jorge conhece alguns campings do CCB, mas como se aposentou a cerca de um ano, espera conhecer os campings de Canela, Campos do Jordão e Lagoa do Bonfim no Rio Grande do Norte. Jorge acampa com frequência e o período que mais gosta de praticar o campismo é na época de chuva, pois aprecia a água caindo sobre o teto de seu  motor-home. Como todo campista de longa estrada, Jorge teve alguns equipamentos ao longo de sua jornada, como a Alba Casa Grande, carreta-barraca Camping Star e atualmente omotor-home projetado e construído por ele mesmo. Para ele, o CCB é ótimo como referência nesta modalidade, primeiramente pelo fato de ser o único  com unidades abertas durante todo o ano e também pelo respeito e preservação ao meio ambiente. Para Jorge, cabe aos sócios fomentar o campismo para que não se perca a prática de acampar. O campismo para ele, é algo tão bom e importante, que deixa de lado alguns afazeres para acampar, pois através do contato com a natureza, ele esquece de qualquer problema existente em sua vida, torna-se uma pessoa mais feliz.
Jorge fala de como o campismo é um ambiente familiar propício, pois nele criou as filhas e hoje em dia traz os seus netos para desfrutar dos  ncantos da natureza, além de fazer grandes amizades. É dado o momento de falar sobre os eventos que acontecem nos campings do CCB e Jorge mais uma vez não poderia ficar de fora. O campista  curte todas as festas do CCB, apesar de atualmente ter marcado presença em poucas, como a Noite dos Queijos e Vinhos na Serrinha, Costelada em Caldas Novas e o Bobó de Camarão em Cabo Frio, e mais recente, a Festa Julina do Recreio. Em outubro pretende ir  ao Clube dos 500, na Chopada Alegre.

Publicidade:

Outra experiência vivida no campismo também marcou Jorge. “Em Guarapari, há muitos anos, estava eu, com minha barraquinha montada, quando
vi chegando aquela veraneio cor de ouro, linda, rebocando um trailer Rubi da Turiscar. Aquele sim, era o meu sonho de consumo, infelizmente não
realizei, mas me marcou  muito.“ Jorge fala de como a falta de apoio das autoridades e também a ausência de divulgação atrapalha a prática do campismo no Brasil.

Desde quando começou a acampar, Jorge vivenciou histórias curiosas e divertidas. “Um dia, montamos a barraca uma semana antes do carnaval, no RJ10, acho que em 1994, pois o camping lotava, e não encontraríamos vaga, passamos o final de semana, e como gostamos muito de animais, fizemos amizade com um cachorro, e ele não saiu mais de perto de nós. No domingo à noite, fomos para casa, pretendendo voltar na semana  seguinte. Ao voltarmos na sexta-feira, a noite,  para nossa surpresa, o danado do cachorro tinha arrumado uma namorada, e estava dormindo dentro de nossa  Camping Star , no nosso colchão. Imagine a situação, estava todo cheio de pulgas, a ponto de eu ter de praticamente desmontar tudo,   limpar e trocar toda a roupa de cama, e ainda por cima passar a noite, sendo picado pelas pulgas que sobraram.” , finaliza Jorge.

*Esta é uma reprodução de reportagem veiculada no Jornal da associação. Não representa a opinião do Portal MaCamp que também não se responsabiliza por dados e informações erradas.

Fonte: Notícia veiculada no Jornal “O CAMPISTA” desta última edição. O Jornal na íntegra poderá ser baixado e visualizado em PDF no link: https://macamp.com.br/?p=89


CCB no MaCamp

O Portal MaCamp não só detém do maior conteúdo de campismo do Brasil como também sobre o Camping Clube do Brasil. Confira tudo sobre a associação, campings em funcionamento, saudosos campings extintos, além de reportagens, eventos e curiosidades históricas.

Acesse o CCB no MaCamp

Participe do grupo do CCB no Facebook.


Publicidade:
Marcos Pivari
CEO e Editor do MaCamp | Campista de alma de nascimento e fomentador da prática e da filosofia. Arquiteto por formação e pesquisador do campismo brasileiro por paixão. Jornalista por função e registro, é fundador do Portal MaCamp Campismo e sonha em ajudar a desenvolver no país a prática de camping nômade e de caravanismo explorando com consciência o incrível POTENCIAL natural e climático brasileiro. "O campismo naturaliza o ser humano e ajuda a integrá-lo com a natureza."

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!