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Ricardo, meu nome é Túlio e estou construindo um motohome na Victoria preparado para climas extremos, melhor dizendo, acho que preparado para essas situações.

No meu caso, as caixas d’água potáveis estão sob um piso falso, mas dentro do compartimento da habitação sobre um piso isolante (sandwich). Isso permite ao aquecedor Webasto manter a água em temperatura próxima ao do interior do veículo. Toda a tubulação para as torneiras, bombas etc também se manteriam “aquecidas” por não terem contato com o exterior. Mas isso tem um problema também, em climas frios o abastecimento de água tende a ter temperaturas baixas e assim um tanque cheio de água a 5º C resfriaria o ambinete interno, mas esse problema é menor do que o congelamento.

Para os dejetos, a saída mais simples é o anticongeleante. No meu caminhão a caixa será também de sandwich, gerando uma boa proteção, mas não teria o Webasto mantendo a temperatura. O mesmo para o tanque de água servida. O problema é que o anti-congelante, além de caro, não garante resolver um problema grave que é o congelamento nas tubulações de descarte e válvulas. Para isso, a solução que me parece mais viável é a utilização de fios resistivos. São resistências eletricas com isolamento que poderão ser enrolados nas tubulações e poderiam também ser colocados dentro das caixas. Um termostato as colocaria para funcionar tão logo a temperatura baixasse. Penso que os fios e fitas térmicas poderiam ser úteis também no aquecimento do sistema de alimentação dos motores diesel. O problema são as baterias, qdo não estiver em um camping.

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Os motorhomes para expedições utilizam o aquecedor Webasto especial que matém o motor aquecido e o sistema de diesel, além do interior, mas imagino que sua montagem seja complexa.

A verdade é que nós dos trópicos não temos montadores com experiência em carros para climas muito frios e o melhor é copiar os alemães, canadaenses, dinarmaqueses e trocar muitas informações em foruns como esse.

Ricardo,

Com a água neste temperatura, não esqueça da bomba, a Shurflo informa que só a temperatura máxima que é de 54º, não informa a temperadora mínima.

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Marcos Pivari
CEO e Editor do MaCamp | Campista de alma de nascimento e fomentador da prática e da filosofia. Arquiteto por formação e pesquisador do campismo brasileiro por paixão. Jornalista por função e registro, é fundador do Portal MaCamp Campismo e sonha em ajudar a desenvolver no país a prática de camping nômade e de caravanismo explorando com consciência o incrível POTENCIAL natural e climático brasileiro. "O campismo naturaliza o ser humano e ajuda a integrá-lo com a natureza."

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